Unidade temática e seus conceitos | Objetivos/habilidades | Conhecimento(s) essenciais | Critério(s) de avaliação |
---|---|---|---|
Identidade e alteridade |
• Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, outro e o nós. • Reconhecer que os nomes identificam e diferenciam as pessoas. • Conhecer e valorizar diferentes espaços de convivência familiar. |
• O Eu, o outro e o nós. • Meu nome e o nome dos outros. • Eu, minha família e os espaços de convivência. |
• Identifica e acolhe semelhanças e diferenças entre o eu, outro e o nós. • Reconhece que os nomes identificam e diferenciam as pessoas. • Conhece e valoriza diferentes espaços de convivência familiar. |
Corporeidade e alteridade |
• Reconhecer, valorizar e respeitar o corpo enquanto parte da identidade de cada um. • Reconhecer e valorizar a diversidade de formas de vida. |
• Corpo e identidade. • Diversidade de formas de vida. |
• Reconhece, valoriza e respeita o corpo enquanto parte da identidade de cada um. • Reconhece e valoriza as diferentes formas de vida. |
Imanência e transcendência |
• Identificar e acolher sentimentos, memórias e saberes de cada um. • Identificar símbolos que manifestam sentimentos, ideias, memórias, gostos e crenças em diferentes espaços. |
• Sentimentos, memórias e saberes. • A vida e seus símbolos. |
• Identifica e acolhe sentimentos, memórias e saberes de cada um. • Identifica símbolos que manifestam sentimentos, ideias, memórias, gostos e crenças em diferentes espaços. |