UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS HABILIDADES/OBJETIVOS CONHECIMENTOS ESSENCIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Brincadeiras e Jogos:Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas;

Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem;

Utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas

Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e na comunidade.
Jogos populares da cultura brasileira presentes no contexto comunitário e regional (Jogos sensoriais, e/ou Jogos simbólicos, e/ou Jogos de salão, de mesa e tabuleiro, e/ou Jogos cooperativos, e/ou Jogos cognitivos);

Brincadeiras da cultura brasileira presentes no contexto comunitário e regional (Brincadeira de roda, e/ou Brinquedos cantados, e/ou Brincadeira de faz de conta).
Conhece e reconhece jogos e brincadeiras das diversas culturas presentes no contexto comunitário e regional;

Respeita as diferenças individuais e culturais e participa ativamente dos jogos e brincadeiras;

Propõe, elabora, sugere jogos e brincadeiras das diversas culturas;

Explica autonomamente alguns jogos e brincadeiras simples;

Reconhece gestos e movimentos das diferentes culturas, encontrando estratégias para os desafios das brincadeiras e jogos.

Explora os espaços físicos como possibilidade para a realização de jogos e brincadeiras;

Demonstra controle e adequação do uso do corpo nas brincadeiras e jogos da cultura popular brasileira;

Produz textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-los na escola e na comunidade.
Marca e Precisão Experimentar e fruir, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo, a prática de esportes de marca e de precisão, identificando os elementos comuns a esses esportes; Discutir a importância da observação das normas e das regras dos esportes de marca e de precisão para assegurar a integridade própria e as dos demais participantes. Esportes de marca (Corridas, saltos, lançamentos e arremessos, normas e regras básicas);

Esportes de precisão: fundamentos técnicos dos esportes de precisão (arco e flecha, bocha, boliche, tiro ao alvo, minigolfe, etc.), normas e regras básicas.
Conhece, pratica e reconhece as semelhanças e diferenças entre esportes de marca e precisão;

Demonstra controle e adequação do uso do corpo na execução dos movimentos básicos;

Experimenta e frui de forma protagonista a prática de esportes de marca e de precisão;

Compreende que na prática dos jogos há vitórias, derrotas e regras para serem respeitadas;

Observa e segue as normas e as regras dos esportes de marca e de precisão.
Ginástica Experimentar, fruir e identificar diferentes elementos básicos da ginástica (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais) e da ginástica geral, de

forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança;

Planejar e utilizar estratégias para a execução de diferentes elementos básicos da ginástica e da ginástica geral;

Participar da ginástica geral, identificando as potencialidades e os limites do corpo, e respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal;

Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita eaudiovisual), as características dos elementos básicos da ginástica e da ginástica geral, identificando a presença desses elementos em distintas práticas corporais.
Elementos básicos das ginásticas: Elementos corporais e Elementos Acrobáticos com ou sem o uso de equipamentos e materiais.

Ginástica Geral: Conhecimento e controle corporal, Atividades circenses.
Experimenta e identifica os elementos básicos da ginástica e da ginástica geral;

Participa das atividades propostas com desenvolvimento individual e coletivo;

Reconhece progressivamente os limites e possibilidade do próprio corpo;

Planeja e utiliza estratégias para a execução de diferentes elementos da ginástica;

Conhece e reconhece as diferentes práticas circenses;

Descreve por meio de diferentes linguagens as características e elementos básicos da ginástica.
Dança criativa/educativa

Dança da cultura popular
Identificar os elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças do contexto comunitário e regional, valorizando e respeitando as manifestações de diferentes culturas;

Experimentar e fruir diferentes danças do contexto comunitário e regional (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), e recriá-las, respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal.
Elementos constitutivos da Dança: ritmo, espaço, gestos, imitação, mímica, identificação dos ritmos corporais;

Danças do contexto comunitário e regional: dança popular e folclórica.
Identifica os elementos da dança no contexto educacional respeitando as manifestações de diferentes culturas;

Participa das atividades propostas, colocando em prática os elementos da dança;

Conhece e reconhece danças das diversas culturas comunitárias e regionais;

Recria diferentes possibilidades de movimentos corporais.