Unidade temática e seus conceitos Objetivos/habilidades Conhecimento(s) essenciais Critério(s) de avaliação
Identidade e alteridade • Reconhecer diferentes espaços de convivência.

• Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em variados espaços de convivência.

• Identificar diferentes formas de registro das memórias pessoais, familiares e escolares (fotos, músicas, narrativas, símbolos, álbuns...).

• Identificar símbolos presentes nos variados espaços de convivência.

• Conhecer significados de diferentes símbolos presentes nos espaços de convivência.

• Identifica e respeita práticas celebrativas de diferentes tradições religiosas.

• Caracteriza as práticas celebrativas como elementos das manifestações religiosas.

• Reconhece as indumentárias utilizadas em diferentes manifestações e tradições religiosas.

• Caracteriza as indumentárias como elementos integrantes das identidades religiosas.
• Espaços de convivências.

• Costumes, crenças e modos de vida

• Símbolos familiares, escolares comunitários.

• Símbolos do cotidiano

• Símbolos e seus significados
• Reconhece diferentes espaços convivência.

• Identifica costumes, crenças e formas diversas de viver em variados espaços de convivência.

• Identifica diferentes formas de registro das memórias pessoais, familiares e escolares.

• Identifica símbolos presentes variados espaços de convivência.

• Reconhece e diferencia significados de diferentes símbolos presentes nos espaços de convivência.
Manifestações Religiosas • Identificar semelhanças e diferenças entre símbolos religiosos e não- religiosos.

• Identificar e respeitar símbolos sagrados de distintas tradições religiosas.

• Identificar alimentos considerados sagrados por diferentes culturas, tradições e expressões religiosas.

• Reconhecer significados atribuídos aos alimentos em diferentes tradições religiosas.
• Símbolos religiosos e não-religiosos.

• Símbolos religiosos

• Alimentos sagrados

• Alimentos sagrados e seus significados
• Identifica semelhanças e diferenças entre símbolos religiosos e não- religiosos.

• Identifica e respeita símbolos sagrados de distintas tradições religiosas.

• Identifica alimentos considerados sagrados por diferentes culturas, tradições e expressões religiosas.

• Reconhece significados atribuídos a alimentos em diferentes manifestações e tradições religiosas.