Unidade temática e seus conceitos Objetivos/habilidades Conhecimento(s) essenciais Critério(s) de avaliação
O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO

• Paisagem

• Lugar

• Cotidiano
• Observar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro (considerando a presença ou não de imigrantes) ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças;

• Perceber semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares;

• Analisar mudanças e permanências, comparando lugares em diferentes tempos.
• As relações sociedade-natureza na produção das paisagens e dos/nos lugares; (bairro ou comunidade em que vive);

• O modo de vida das crianças em diferentes lugares;

• A produção do espaço geográfico e as relações cotidianas em distintos lugares; (bairro ou comunidade em que vive).
• Compreende a atuação das diferentes populações nos seus lugares de vivência, produzindo o espaço geográfico de modo específico;

• Reconhece semelhanças e diferenças nos hábitos, costumes, tradições e nas relações com a natureza a partir de diferentes modos de viver das pessoas em distintos lugares;

• Analisa e compara mudanças nos lugares em diferentes tempos.
PENSAMENTO E REPRESENTAÇÃO GEOGRÁFICA

• Escala Geográfica

• Localização

• Orientação
• Identificar objetos e lugares de vivência com uso de imagens aéreas, fotografias e mapas;

• Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.
• Alfabetização cartográfica: elementos de representação que compõem um mapa (escalas de análise oblíqua e vertical);

• Utilizar imagens de satélites e fotografias aéreas, construir croquis e maquetes e apresentar mapas.
• Distingue fotografias e mapas e identifica elementos básicos neles representados;

• Identifica objetos e lugares com uso de imagens aéreas, fotografias e mapas adequados ao seu nível de compreensão.
CONEXÕES E ESCALAS

• Escala Geográfica

• LocalizaçãoOrientação
• Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono, etc.). • Relações espaciais de localização, posição e orientação;

• O movimento de rotação da Terra e seus desdobramentos nas atividades sociais cotidianas.
• Relaciona o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais realizadas no cotidiano.
MUNDO DO TRABALHO

• Trabalho

• Redes
• Conhecer e comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares;

• Compreender os riscos e cuidados no uso dos meios de comunicação e transporte para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.
• Meios de transporte e comunicação e seus papéis na conexão entre lugares, para o deslocamento de pessoas e mercadorias, fluxos e trocas de informações, conhecimentos, culturas e costumes;

• Benefícios e riscos no uso destes recursos.
• Conhece e compara diferentes meios de transporte e comunicação e suas finalidades;

• Argumenta a respeito do papel dos meios de transporte e comunicação na comunicação entre lugares e no cotidiano das pessoas;

• Compreende e discute os riscos dos meios de transporte para a vida e o ambiente.
NATUREZA, AMBIENTES E QUALIDADE DE VIDA

• Natureza

• Ambiente
• Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades);

• Compreender os impactos do uso do solo e da água no cotidiano da vida das pessoas que vivem em cidades ou no campo.
• O uso do solo e da água no campo e na cidade;

• A diferentes formas de presença da água no Planeta Terra, a distribuição espacial da água no planeta, sua importância para a vida em diferentes ambientes, os diferentes tipos de uso da água pelos seres humanos;

• Os impactos ambientais, as possibilidades de escassez da água no cotidiano e os problemas gerados pelo uso inadequado do solo.
• Reconhece a importância do solo e da água para a vida na Terra;

• Identifica diferentes usos do solo e da água pelos seres humanos, com foco no lugar em que vive;

• Compreende a necessidade de cuidados com o solo e com a água como bens necessários a todos os seres vivos.