UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | HABILIDADES/OBJETIVOS | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
---|---|---|---|
A comunidade e seus registros |
• Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco. • Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes contextos e comunidades. • Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois). • Selecionar situações cotidianas que remetem à percepção de mudança, pertencimento e memória. • Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado. • Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário. |
• Espaços de sociabilidade • O eu e o outro nos diferentes espaços; o meu papel e o papel do outro • Práticas e papéis sociais • Diferentes contextos e comunidades • Aspectos da vida cotidiana • Noções de tempo: antes, durante, ao mesmo tempo e depois • Meu cotidiano: percepção de mudança, pertencimento e memória • Memória, mudanças, sentimentos e pertencimento • Objetos e documentos pessoais e de grupos: função, seu uso e seu significado • Marcadores do tempo na comunidade |
• Reconhece os diferentes espaços de sua convivência, de sociabilidade; • Identifica e descreve situações que aproximam ou separam as pessoas nos diferentes espaços de suas convivências; • Reconhece o papel do eu e do outro nos diferentes espaços e desenvolve a prática da empatia. • Identifica e descreve os diferentes papeis que as pessoas exercem nos espaços que conhece; • Reconhece a importância dos diferentes papéis exercidos pelas pessoas nos diferentes contextos e espaços. • Identifica e organiza fatos do seu cotidiano e as noções de tempo como antes, depois, ao mesmo tempo; • Desenvolve noções de tempo por meio de situações de seu cotidiano. • Identifica e seleciona situações de seu cotidiano que remetem à noção de mudança; • Reconhece a importância da memória como forma de registrar a história, suas mudanças e possui sentimento de pertencimento. • Identifica e seleciona objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio; • Identifica função, uso e significados desses objetos e documentos; • Identifica documentos como fontes que possibilitam interpretar sua história e do lugar em que vive. • Identifica marcadores do tempo presente na comunidade em que vive; • Utiliza marcadores do tempo em seu cotidiano; • Constrói noções de tempo e espaço por meio dos marcadores do tempo de sua comunidade. |
As formas de registrar as experiências da comunidade |
• Compilar histórias da família e/ou da comunidade registradas em diferentes fontes. • Identificar objetos e documentos pessoais que remetem à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados. |
• História da família e da comunidade: fontes que permitem conhecer e registrar essas histórias • Objetos e documentos como fontes históricas: documentos pessoais, fotos, utensílios utilizados no cotidiano, jornais (fontes materiais e imateriais) |
• Consegue compilar a história da família e da comunidade registradas por meio de diferentes fontes. • Identifica objetos e documentos pessoais que remetam a própria experiência no âmbito familiar e da comunidade; • Compreende as razões pelas quais alguns objetos pessoais são preservados e outros descartados. |
O trabalho e a sustentabilidade na comunidade |
• Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, seus significados, suas especificidades e importância. • Identificar impactos no ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive. |
• Conceitos e sentido do trabalho na vida das pessoas • Diferentes formas de trabalho e sua importância. (Fazeres cotidianos e trabalho) • Diferentes formas de trabalho e seus impactos |
• Identifica as diferentes formas de trabalho na família e na comunidade; • Compreende o sentido do trabalho na vida das pessoas e sua importância • Identifica e reconhece as mudanças no ambiente provocadas por diferentes formas de trabalho humano; • Identifica aspectos que promovem os cuidados para proteger o ambiente. |