UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS HABILIDADES/OBJETIVOS CONHECIMENTOS ESSENCIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Brincadeiras e Jogos:Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo

Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana
Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá- los, valorizando a importância desse patrimônio histórico- cultural;

Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os alunos em brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana;

Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis
Jogos populares da cultura popular brasileira e do mundo (Jogos sensoriais, e/ou Jogos simbólicos, e/ou Jogos de salão, de mesa e tabuleiro. e/ou Jogos cooperativos, e/ou Jogos cognitivos, e/ou iniciação ao jogo competitivo);

Brincadeiras da cultura popular brasileira e do mundo (Brincadeira de roda; e/ou Brinquedos cantados, e/ou Brincadeira de faz de conta);

Jogos africanos e afro-brasileiros e/ou Jogos de Matriz Indígena.
Experimenta e frui jogos e brincadeiras populares das diversas culturas, respeitando as diferenças individuais e culturais;

Planeja, elabora e utiliza estratégias de participação seguras em jogos e brincadeiras das diversas culturas;

Recria e experimenta alguns jogos, brincadeiras ou atividades corporais simples, incluindo os de matriz indígena e africana;

Demonstra controle e adequação do uso do corpo nas brincadeiras e jogos.
Esportes:Esportes de Campo e Taco

Esportes com rede divisória e parede de rebote

Esportes de Invasão
Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e de taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo;

Diferenciar os conceitos de jogo e esporte, identificando as características que os constituem na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer).
Esporte de campo e taco: brincadeiras, grandes jogos e jogos pré-desportivos que envolvam habilidades e fundamentos relacionados ao: baseball, cricket, softball, tacobol (bete ombro) etc.;

Esporte com rede, divisória e parede de rebote: vôlei, vôlei de praia, tênis de mesa, tênis de campo, badminton, peteca (jogos pré-desportivos e brincadeiras que envolvam os fundamentos destes esportes);

Esportes de Invasão: Punhobol, Pelota Basca, Raquetebol, Squash, basquete, futebol, futsal, handebol (Jogos pré-desportivos e fundamentos básicos das modalidades).
Experimenta e participa dos diferentes tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns;

Conhece, respeita e utiliza as principais regras dos diferentes tipos de esportes;

Diferencia os conceitos de jogos e esportes;

Reconhece as principais características das modalidades esportivas.
Ginástica:Ginástica de competição Experimentar e fruir, de forma coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano;

Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios na execução de elementos básicos de apresentações coletivas de ginástica geral, reconhecendo as potencialidades e os limites do corpo e adotando procedimentos de segurança.
Ginástica Rítmica: Elementos corporais (locomotores) - formas de andar; formas de correr; formas de girar; formas de saltar (combinações de movimentos básicos). Exploração dos aparelhos: corda, arco, bola, maças e fita;

Ginástica Artística: Elementos de solo: rolamentos para frente e para trás, grupado, parada de mãos, parada de cabeça, roda, rodante, reversão;

Ginástica Acrobática: - Exercícios de equilíbrio corporal: equilíbrio dinâmico e estático; - Exercícios individuais de solo; -Exercícios de pegar, lançar, segurar, chutar, passar conduzir, quicar. - Movimentos estáticos em duplas e em trios; - Quedas;

Conhecimento e controle corporal: esquema corporal, segmentos corporais, composição e percepção corporal, sentido e noções de espaço e tempo.
Experimenta e participa, de forma individual ou coletiva, de combinações de diferentes elementos da ginástica;

Explora movimentos da ginástica propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano;

Cria movimentos, gestos, olhares, mímicas e sons com o corpo;

Explora formas de deslocamento no espaço combinando movimentos e seguindo orientações;

Planeja e utiliza estratégias para resolver desafios de atividades corporais relacionados à ginástica geral, reconhecendoas potencialidades e limites do corpo.
Danças:Dança educativa/Dança criativa

Dança da cultura popular/folclórica
Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem;

Comparar e identificar os elementos constitutivos comuns e diferentes (ritmo, espaço, gestos) em danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana.
Dança Educativa/Criativa: danças coletivas, danças de improvisação (individual, dupla, trios, grupos). Elementos básicos da dança: utilização de diferentes contagens musicais; espaço e tempo, instrumentos musicais e vestimentas, expressões corporais, contagem, direção, improvisação, deslocamentos, níveis e formas, criação e execução de coreografias simples, combinações e sequenciados de movimentos simples;

Dança de Origem Africana: samba de roda, jongo, maracatu, maculelê, etc.;

Dança de Origem Indígena: guachiré (dança da alegria), e/ou Guahú, etc.;

Danças do Brasil e do mundo: frevo, e/ou baião, e/ou boi de mamão, e/ou xaxado, e/ou pau-de-fita, e/ou samba de roda, e/ou fandango, e/ou vaneirão, e/ou quadrilha, e/ou polca, etc.
Experimenta, recria e participa de danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana, respeitando as diferenças individuais e culturais;

Compara e identifica elementos constitutivos comuns em danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana;

Faz uso da dança, dos sons para o desenvolvimento rítmico;

Dança, imita, cria e coordena movimentos, explorando o espaço e as qualidades do movimento;

Dança com diferentes expressões faciais e posturas corporais ao som de diferentes gêneros.

Lutas:Lutas de distância mista

Lutas de curta distância
Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas presentes no contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana; Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana experimentadas, respeitando o colega como oponente e as normas de segurança.

Identificar as características das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana, reconhecendo as diferenças entre lutas e brigas e entre lutas e as demais práticas corporais.
Lutas presentes no contexto comunitário e regional;

Lutas de matriz africana: (Capoeira, maculelê) - Histórico e movimentos corporais básicos (ginga e esquivas); Movimentos acrobáticos elementares, a música e as cantigas, a dinâmica da roda de capoeira;

Lutas de matriz indígena: (huka-huka, luta marajoara, derruba toco, briga de galo) - Histórico, movimentos corporais básicos, posicionamentos - base, equilíbrio e desequilíbrio e agarramentos, regras.
Experimenta, participa e recria lutas presentes no contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana;

Planeja e utiliza estratégias básicas das lutas, respeitando o colega como oponente e as normas de segurança;

Identifica e reconhece a diferença entre técnicas de lutas e brigas e e entre lutas e as demais práticas corporais.