Unidade temática e seus conceitos | Objetivos/habilidades | Conhecimento(s) essenciais | Critério(s) de avaliação |
---|---|---|---|
O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO • Lugar • Cotidiano • Paisagem |
• Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência (de origem e/ou oriundos da imigração), seja na cidade, seja no campo; procurando destacar suas contribuições econômicas e culturais; • Identificar espaços públicos e privados no espaço próximo e suas funções, compreender a importância dos espaços públicos presentes no lugar onde vive, em contexto de vida coletiva; • Reconhecer os diferentes modos de vida de povos e comunidades tradicionais em distintos lugares. |
• A cidade e o campo: aproximações e diferenças • O espaço urbano e o espaço rural no município • Ocupação humana, diferentes funções e usos dos lugares públicos e privados do município • Aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência. A diversidade étnica no bairro, comunidade e município (povos indígenas, povos europeus, povos asiáticos, povos africanos, povos Americanos, ribeirinhos.) |
• Identifica e compara aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, tanto dos que habitam a cidade quanto daqueles grupos que vivem no campo; • Distingue características e funções de espaços públicos e privados e reconhece sua dimensão coletiva e a importância dos espaços públicos para a sociedade; • Reconhece e respeita as contribuições econômicas e culturais de todos os grupos sociais de seus lugares de vivência. |
PENSAMENTO E REPRESENTAÇÃO GEOGRÁFICA • Localização • Orientação |
• Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica; • Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas. |
• A linguagem cartográfica: aprendendo a ler um mapa temático • Cartografia social: aprendendo a elaborar mapas dos lugares de vivência |
• Identifica e interpreta imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica; • Reconhece símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas; • Elabora legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas. |
CONEXÕES E ESCALAS • Escala Geográfica • Escala cartográfica |
• Explicar como ocorrem as transformações nas paisagens naturais e por meio da interferência dos seres humanos nos seus lugares de vivência relacionando-os aos outros lugares. | • As relações sociedade-natureza na produção das paisagens em distintos lugares | • Explicita compreensões a respeito da relação dos seres humanos entre si, atuando em diferentes espaços (no município, no estado, no país) e que se relacionam e interferem na natureza através de suas ações. |
MUNDO DO TRABALHO • Trabalho • Redes • Modos De Vida • Cidade • Campo • Urbano • Rural |
• Comparar os impactos das atividades econômicas urbanas e rurais sobre o ambiente físico natural, assim como os riscos provenientes do uso de ferramentas e máquinas. | • A natureza enquanto fonte de matéria prima para as atividades econômicas no campo e na cidade /no espaço rural e/ou urbano e sua presença cotidiana na vida das pessoas do/no município e do/no estado de SC | • Identifica e compara impactos ambientais provocados por atividades econômicas urbanas e rurais. |
NATUREZA, AMBIENTES E QUALIDADE DE VIDA • Natureza • Ambiente |
• Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares; • Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/descarte; • Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos; • Identificar os cuidados necessários para utilização da água na agricultura e na geração de energia de modo a garantir a manutenção do provimento de água potável. |
• A sociedade do consumo e seus efeitos no cotidiano • O avanço técnico e tecnológico dos seres humanos e os riscos ambientais: lixo, poluição atmosférica, agravos à saúde humana e à qualidade de vida no campo e na cidade • A água: ciclo da água, distribuição, usos pelos seres humanos e os cuidados necessários para evitar sua escassez |
• Explica como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas; • Distingue e relaciona mudanças naturais e antrópicas ocorridas em diferentes paisagens; • Identifica a presença no cotidiano de alimentos, minerais e outros produtos cultivados e/ou extraídos da natureza; • Identifica os cuidados necessários para utilização da água em atividades cotidianas, econômicas, e para geração de energia. |