UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | HABILIDADES/OBJETIVOS | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
---|---|---|---|
As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município |
• Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas, etc. • Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo no município ou região em que vive. • Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes. • Identificar patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados. |
• Grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região (conceito de cidade, município, região e etnia) • Eventos que marcam a formação da cidade. • Características e funções do espaço urbano e do espaço rural • A formação da cidade e do município por diferentes grupos populacionais • Marcos históricos do lugar e da região em que vive: presente e passado • Eventos significativos do local em que vive, condições sociais e a presença de diferentes grupos sociais e culturais (indígenas, africanos e imigrantes) • Manifestações sociais, culturais étnicas do lugar em que vive e sua relação com sua origem e contexto • Patrimônios históricos - (Conceitos, tipos e função) • Patrimônio histórico e cultural do lugar em que vive: marcos da memória, representados pelos diferentes povos na formação da cultura local e regional |
• Identifica os grupos populacionais do lugar em que vive e se reconhece pertencente a determinado grupo; • Identifica os grupos populacionais que compõem a cidade, o município, a região e as relações estabelecidas; • Identifica eventos que marcaram a formação da cidade e os fenômenos migratórios; • Reconhece a presença das diferenças étnicas, culturais e sociais presentes nesses espaços; • Reconhece e imprime respeito aos diferentes grupos populacionais nos lugares de sua convivência. • Define cidade, município e região; • Descreve e compreende as diferenças e funções entre espaço urbano e espaço rural; • Investiga e compreende o processo histórico da formação da cidade, município e da região como processo construído por diferentes grupos populacionais; • Reconhece as diferentes formas de contribuição dos diferentes grupos populacionais. • Desenvolve atividades investigativas por meio de diferentes fontes para conhecer os acontecimentos que marcaram a história do lugar em que vive (município); • Identifica as fontes históricas que ajudarão a responder seus anseios em relação a história do lugar em que vive; • Compreende os acontecimentos como processo histórico construído por diferentes atores; • Registra acontecimentos ocorridos ao longo do tempo no município ou região em que vive; • Identifica e compara os eventos que considera significativo do lugar em que vive; • Identifica diferentes hábitos (jeito de viver) dos diferentes grupos que vivem no município ou região; • Descreve as diferenças étnicas e culturais dos grupos que compõem o lugar em que vive; • Reconhece a formação da diversidade por meio da presença de diferentes grupos de diferentes espaços e culturas; • Concebe a diversidade étnica e cultural sob olhar das diferenças; • Compreende os motivos das presenças de imigrantes recentes no lugar em que vive; • Imprime espírito de respeito, solidariedade e empatia em relação ao outro. • Define e compreende o significado de patrimônio histórico; • Identifica os patrimônios históricos do lugar em que vive; • Compreende a construção histórica dos patrimônios históricos de sua cidadã ou região; • Reconhece a presença e/ou ausência de diferentes culturas e povos no conjunto do patrimônio histórico do lugar em que vive. |
O lugar em que vive |
• Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados. • Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios, etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes. • Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade ou região, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam. • Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando--os com os do passado. |
• Marcos históricos do lugar em que vive e seus significados • Registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios, etc.) e os critérios que explicam a escolha desses nomes. • Semelhança e diferenças da comunidade, da cidade ou região • O papel dos diferentes grupos sociais • Vida na cidade e no campo: presente e passado |
• Identifica e compreende os marcos históricos do lugar em que vive; • Compreende o significado desses marcos e identifica a quem representam; • Ao conhecer a história do lugar em que vive, identifica outros marcos históricos que poderiam estar representados. • Identifica os registros de memória na cidade por meio de nomes de ruas, monumentos, edifícios e busca conhecer a história desses nomes; • Manifesta curiosidade e investiga os critérios para a escolha desses nomes e a quem representam. • Identifica semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade ou região; • Descreve o papel dos diferentes grupos sociais que as formam; • Reconhece e o papel dos diferentes grupos sociais do lugar em que vive e na região. • Identifica e descreve características da vida no campo e na cidade; • Investiga e compara a vida na cidade e no campo no presente e no passado; • Identifica semelhanças e diferenças entre a vida no campo e na cidade no presente e no passado. |
A noção de espaço público e privado |
• Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, etc.) e identificar suas funções. • Identificar as diferenças entre o espaço doméstico, os espaços públicos e as áreas de conservação ambiental, compreendendo a importância dessa distinção. • Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos. • Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências. |
• Espaços públicos do lugar em que vive e suas funções • Espaço doméstico, espaços públicos • Áreas de Conservação ambiental • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. (6. 13, 15) • O trabalho na cidade e no campo • O uso das diferentes tecnologias no campo e na cidade • Trabalho e Lazer na cidade e no campo: mudanças e permanências. |
• Define o que é espaço público; • Mapeia os espaços públicos do lugar em que vive; • Identifica e compreende as funções dos diferentes espaços públicos. • Identifica as diferenças entre os espaços públicos e domésticos; • Desenvolve sentimento de pertencimento e responsabilidade em relação aos espaços públicos e domésticos no cuidado com a conservação ambiental. • Identifica e compreende o sentido das áreas de conservação ambiental do lugar em que vive?; • Conhece e reconhece a importância das áreas de conservação ambiental como espaço público?; • Estabelece relação entre o tema da conservação ambiental com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); • Aponta caminhos para interagir no processo de cuidado com a natureza no lugar em que vive. • Identifica as diferenças do trabalho em suas diferentes dimensões; • Identifica as relações de trabalho e de produção no campo e na cidade; • Identifica a inserção das diferentes tecnologias para desenvolver o trabalho no campo e na cidade?; • Constrói noções de espaço, relações sociais e de trabalho por meio do tema "A vida na cidade e no campo”. • Compreende o lazer e percebe seu significado na vida das pessoas; • Campara as diferentes formas de lazer no campo e na cidade; • Desenvolve noções e compreensões sobre as diferentes formas de lazer entre os diferentes espaços e tempos; • Analisa as mudanças e permanências do lazer e do trabalho em diferentes tempos e espaços. |