UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS HABILIDADES/OBJETIVOS CONHECIMENTOS ESSENCIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município • Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas, etc.

• Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo no município ou região em que vive.

• Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.

• Identificar patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.
• Grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região (conceito de cidade, município, região e etnia)

• Eventos que marcam a formação da cidade.

• Características e funções do espaço urbano e do espaço rural

• A formação da cidade e do município por diferentes grupos populacionais

• Marcos históricos do lugar e da região em que vive: presente e passado

• Eventos significativos do local em que vive, condições sociais e a presença de diferentes grupos sociais e culturais (indígenas, africanos e imigrantes)

• Manifestações sociais, culturais étnicas do lugar em que vive e sua relação com sua origem e contexto

• Patrimônios históricos - (Conceitos, tipos e função)

• Patrimônio histórico e cultural do lugar em que vive: marcos da memória, representados pelos diferentes povos na formação da cultura local e regional
• Identifica os grupos populacionais do lugar em que vive e se reconhece pertencente a determinado grupo;

• Identifica os grupos populacionais que compõem a cidade, o município, a região e as relações estabelecidas;

• Identifica eventos que marcaram a formação da cidade e os fenômenos migratórios;

• Reconhece a presença das diferenças étnicas, culturais e sociais presentes nesses espaços;

• Reconhece e imprime respeito aos diferentes grupos populacionais nos lugares de sua convivência.

• Define cidade, município e região;

• Descreve e compreende as diferenças e funções entre espaço urbano e espaço rural;

• Investiga e compreende o processo histórico da formação da cidade, município e da região como processo construído por diferentes grupos populacionais;

• Reconhece as diferentes formas de contribuição dos diferentes grupos populacionais.

• Desenvolve atividades investigativas por meio de diferentes fontes para conhecer os acontecimentos que marcaram a história do lugar em que vive (município);

• Identifica as fontes históricas que ajudarão a responder seus anseios em relação a história do lugar em que vive;

• Compreende os acontecimentos como processo histórico construído por diferentes atores;

• Registra acontecimentos ocorridos ao longo do tempo no município ou região em que vive;

• Identifica e compara os eventos que considera significativo do lugar em que vive;

• Identifica diferentes hábitos (jeito de viver) dos diferentes grupos que vivem no município ou região;

• Descreve as diferenças étnicas e culturais dos grupos que compõem o lugar em que vive;

• Reconhece a formação da diversidade por meio da presença de diferentes grupos de diferentes espaços e culturas;

• Concebe a diversidade étnica e cultural sob olhar das diferenças;

• Compreende os motivos das presenças de imigrantes recentes no lugar em que vive;

• Imprime espírito de respeito, solidariedade e empatia em relação ao outro.

• Define e compreende o significado de patrimônio histórico;

• Identifica os patrimônios históricos do lugar em que vive;

• Compreende a construção histórica dos patrimônios históricos de sua cidadã ou região;

• Reconhece a presença e/ou ausência de diferentes culturas e povos no conjunto do patrimônio histórico do lugar em que vive.
O lugar em que vive • Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados.

• Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios, etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes.

• Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade ou região, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam.

• Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando--os com os do passado.
• Marcos históricos do lugar em que vive e seus significados

• Registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios, etc.) e os critérios que explicam a escolha desses nomes.

• Semelhança e diferenças da comunidade, da cidade ou região

• O papel dos diferentes grupos sociais

• Vida na cidade e no campo: presente e passado
• Identifica e compreende os marcos históricos do lugar em que vive;

• Compreende o significado desses marcos e identifica a quem representam;

• Ao conhecer a história do lugar em que vive, identifica outros marcos históricos que poderiam estar representados.

• Identifica os registros de memória na cidade por meio de nomes de ruas, monumentos, edifícios e busca conhecer a história desses nomes;

• Manifesta curiosidade e investiga os critérios para a escolha desses nomes e a quem representam.

• Identifica semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade ou região;

• Descreve o papel dos diferentes grupos sociais que as formam;

• Reconhece e o papel dos diferentes grupos sociais do lugar em que vive e na região.

• Identifica e descreve características da vida no campo e na cidade;

• Investiga e compara a vida na cidade e no campo no presente e no passado;

• Identifica semelhanças e diferenças entre a vida no campo e na cidade no presente e no passado.
A noção de espaço público e privado • Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, etc.) e identificar suas funções.

• Identificar as diferenças entre o espaço doméstico, os espaços públicos e as áreas de conservação ambiental, compreendendo a importância dessa distinção.

• Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.

• Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.
• Espaços públicos do lugar em que vive e suas funções

• Espaço doméstico, espaços públicos

• Áreas de Conservação ambiental

• Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. (6. 13, 15)

• O trabalho na cidade e no campo

• O uso das diferentes tecnologias no campo e na cidade

• Trabalho e Lazer na cidade e no campo: mudanças e permanências.
• Define o que é espaço público;

• Mapeia os espaços públicos do lugar em que vive;

• Identifica e compreende as funções dos diferentes espaços públicos.

• Identifica as diferenças entre os espaços públicos e domésticos;

• Desenvolve sentimento de pertencimento e responsabilidade em relação aos espaços públicos e domésticos no cuidado com a conservação ambiental.

• Identifica e compreende o sentido das áreas de conservação ambiental do lugar em que vive?;

• Conhece e reconhece a importância das áreas de conservação ambiental como espaço público?;

• Estabelece relação entre o tema da conservação ambiental com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);

• Aponta caminhos para interagir no processo de cuidado com a natureza no lugar em que vive.

• Identifica as diferenças do trabalho em suas diferentes dimensões;

• Identifica as relações de trabalho e de produção no campo e na cidade;

• Identifica a inserção das diferentes tecnologias para desenvolver o trabalho no campo e na cidade?;

• Constrói noções de espaço, relações sociais e de trabalho por meio do tema "A vida na cidade e no campo”.

• Compreende o lazer e percebe seu significado na vida das pessoas;

• Campara as diferentes formas de lazer no campo e na cidade;

• Desenvolve noções e compreensões sobre as diferentes formas de lazer entre os diferentes espaços e tempos;

• Analisa as mudanças e permanências do lazer e do trabalho em diferentes tempos e espaços.