Unidade temática e seus conceitos | Objetivos/habilidades | Conhecimento(s) essenciais | Critério(s) de avaliação |
---|---|---|---|
O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO • Lugar • Paisagem • Território • Migração |
• Identificar, caracterizar e refletir acerca da presença de elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, comunidades tradicionais, de outras regiões do país, latino- americanas, europeias, asiáticas, entre outros), valorizando o que é próprio em cada uma delas e suas contribuições para a formação da cultura local, regional e brasileira e relacionando com os lugares do aluno; • Descrever processos migratórios (internos e internacionais) e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira; • Identificar e descrever territórios étnico- culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos, reconhecendo a legitimidade da demarcação desses territórios. |
• O território do município e sua diversidade cultural; • A formação territorial de Santa Catarina e sua diversidade cultural, econômica e social; • A formação territorial e a diversidade Cultural, econômica e social da Região Sul do Brasil; • Diferentes formas de regionalização do estado de Santa Catarina; • Processos migratórios brasileiros e suas expressões sócio-espaciais nas paisagens, nos lugares e territórios; • Territórios indígenas, quilombolas e de outros povos e comunidades tradicionais de Santa Catarina (cipozeiros/as, pescadores artesanais, entre outros). |
• Identifica, caracteriza, reflete e valoriza a presença de elementos de distintas culturas nas paisagens, nos lugares de vivência e no território municipal, de Santa Catarina e brasileiro; • Descreve os processos migratórios na formação da sociedade brasileira; • Identifica, descreve e reconhece a legitimidade da demarcação de territórios étnico-culturais (indígenas, quilombolas, entre outros) existentes no Brasil. |
PENSAMENTO E REPRESENTAÇÃO GEOGRÁFICA • Orientação Espacial |
• Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas; • Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças. |
• Noções de orientação; • Noções básicas de cartografia. |
• Utiliza direções cardeais para localizar componentes físicos e humanos nas paisagens; • Diferencia e relaciona tipos variados de mapas, considerando suas características. |
CONEXÕES E ESCALAS • Escala Cartográfica • Cotidiano |
• Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais; • Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e singularidades, localizando seus lugares de vivência. |
• Instâncias do poder público, gestão político-administrativa do território do município e do estado e canais de participação social; • Unidades político administrativas do Brasil e diferentes formas de regionalização do território brasileiro |
• Distingue funções e papéis dos órgãos do poder público na gestão do município e estado; • Distingue unidades político- administrativas oficiais nacionais, suas fronteiras e singularidades. |
MUNDO DO TRABALHO • Trabalho • Redes • Modos De Vida • Cidade/ Urbano • Campo / Rural |
• Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de culturas, de ideias e de pessoas; • Comparar as características do trabalho no campo e na cidade; • Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos. |
• Atividades de trabalho no cotidiano, Trabalho e interdependência campo- cidade. |
• Reconhece e relaciona especificidades e analisa a interdependência campo- cidade; • Relaciona características que marcam o trabalho no campo e na cidade e como são desenvolvidas no cotidiano das pessoas; • Descreve e discute a respeito do processo de produção, circulação e consumo de diferentes produtos. |
NATUREZA, AMBIENTES E QUALIDADE DE VIDA • Natureza • Ambiente |
• Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios, etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas. | • As paisagens naturais (relevo, cobertura vegetal e rios, etc.) e antrópicas de Santa Catarina; • Degradação ambiental e ações de conservação/preservação da natureza no contexto local, em Santa Catarina e no Brasil. |
• Identifica as características que marcam as paisagens naturais e antrópicas no ambiente em que vive; • Caracteriza e relaciona as ações humanas de conservação e/ou de degradação das paisagens naturais e antrópicas. |