UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | HABILIDADES/OBJETIVOS | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
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Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social |
• Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado. • Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social. • Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos. • Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos. • Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica. |
• Formação de um povo e das culturas: do nomadismo à fixação em diferentes espaços e tempos • Mecanismos de organização do poder político: ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social • Papel das culturas e das religiões • Noção de cidadania • Princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos • Cidadania como conquista de direitos construída historicamente |
• Identifica e caracteriza aspectos culturais da população (diversidade) do lugar em que vive e seu processo histórico; • Compreende o significado de nomadismo, de povo e de cultura; • Consegue relacionar a formação das culturas e dos povos com o espaço geográfico no tempo (passado e presente). • Expressa compreensão ou curiosidade sobre o tema da organização do poder político; • Identifica e descreve como se configuram os mecanismos de organização do poder político no lugar em que vive (Município e Estado); • Estabelece a noção e a relação de Estado com questões vivenciadas; • Compreende a organização do poder político como atividade pública à serviço de todos. • Analisa o papel da cultura e da religião na formação identitária dos povos antigos; • Define e compreende cultura e religião a partir de exemplos do seu cotidiano; • Identifica e analisa o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos, como indígenas, africanos, asiáticos e europeus? • Define cidadania por meio de exemplos concretos de seu cotidiano; • Associa a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos que se revelam nas vivências cotidianas; • Reconhece a diversidade como manifestações de diferentes culturas, religiões e constituição étnica; • Interpreta a diversidade como diferenças, desconstruindo a ideia de inferioridade e superioridade. • Identifica e descreve situações de cidadania como conquistas de povos ao longo da história; • Associa o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades como conquista histórica; • Concebe a cidadania como de experiências/vivências cotidianas; • Identifica ausência de cidadania no lugar em que vive e propõe formas ou ações possíveis de promover a cidadania no lugar em que vive. |
Registros da história: linguagens e culturas |
• Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas. • Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória. • Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas originários e africanos. • Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais. • Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo. |
• Uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação: significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas • Processos de produção e hierarquização e difusão: marços de memória • Formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades: povos indígenas originários e povos africanos. • Temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente • Patrimônios materiais e imateriais locais e da humanidade: mudanças e permanências. |
• Identifica e descreve diferentes linguagens e tecnologias na comunicação em seu cotidiano; • Investiga e compreende a origem e transformações no processo de comunicação; • Compara o uso de diferentes linguagens e tecnologia no processo de comunicação, e avalia seus significados/impactos sociais, políticos e culturais no presente. • Identifica os processos de produção e hierarquização e difusão dos marcos da memória no lugar em que vive?; • Identifica e discute a presença e/ou ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos da memória. • Identifica e descreve formas de marcação de passagem do tempo dos povos indígenas originários e povos africanos. • Identifica formas de marcação do tempo das sociedades europeias e compara com as formas de marcação de passagem do tempo dos povos indígenas originários e povos africanos. • Identifica temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente. • Compara e analisa os diferentes pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente a partir de diferentes fontes. • Compreende e descreve o conceito de patrimônio material e imaterial. • Identifica os patrimônios materiais e imateriais do lugar em que vive e da humanidade. • Analisa os patrimônios identificados com a história do lugar e percebe a ausência ou presença dos diferentes sujeitos históricos. |