Unidade temática e seus conceitos | Objetivos/habilidades | Conhecimento(s) essenciais | Critério(s) de avaliação |
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O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO • Diversidade • Paisagem • Espaço geográfico |
• Relacionar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos, com destaque para os povos que historicamente constituem os lugares. |
• Lugar, paisagem e espaço geográfico, povos constitutivos e suas dinâmicas históricas e atuais (diversidades culturais regionais, naturais e sociais); • Paisagem (paisagem natural e cultural) e suas transformações ao longo do tempo, relacionando as ações antrópicas, dinâmicas ambientais e climáticas em escala local, regional, nacional e mundial. |
• Compreende os movimentos do planeta e suas relações com a vida do lugar; • Relaciona modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos, destacando os povos originários. |
MUNDO DO TRABALHO • Campo-cidade, rural/urbano • Trabalho |
• Diferenciar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização, analisando as distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo, enfocando as mudanças, a partir do surgimento das cidades; • Explicar as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares. |
• O conceito de paisagem e diferentes formas de representação em relações com a organização da vida das pessoas no campo e na cidade; • Formas de utilização do solo e da água na agricultura e pecuária e sua relação com a biosfera; • Produção orgânica; utilização de agrotóxicos e seus impactos para a biodiversidade e saúde humana. |
• Diferencia as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização; • Percebe as distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo, enfocando as mudanças, a partir do surgimento das cidades; • Explica as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares. |
CONEXÕES E ESCALAS • Escala, mapa e representação geográfica e cartográfica • Tecnologia |
• Compreender distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas, mensurando e elaborando modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre, considerando o nível de compreensão do aluno. |
• Cartografia, história e projeções; • Instrumentos de orientação no espaço geográfico: coordenadas geográficas (paralelos, meridianos, latitude, longitude), rosa dos ventos, bússola, aplicativos para dispositivos móveis e demais tecnologias digitais; • Mapas: tipos de mapas, conceitos e elementos cartográficos; • Linguagem cartográfica e iconográfica, maquete, blocos-diagramas, imagens 3D, infográficos, etc. |
• Entende distâncias na superfície utilizando escalas gráficas e numéricas, mensurando e elaborando modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação no intuito de representar elementos e estruturas da superfície terrestre em distintas escalas geográficas (local, regional, nacional, global). |
MUNDO DO TRABALHO • Natureza • Sociedade • Ambiente • Lugar |
• Compreender os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos, e estes, com a vida do lugar e suas distintas paisagens; • Analisar o ciclo da água, relacionando com o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal; • Relacionar o ciclo da água com a sociedade e a economia, identificando o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos; • Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais, analisando consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor, efeito estufa, inversão térmica, etc.). • Estudar as relações entre as estruturas geológicas e o espaço geográfico construído nos diferentes lugares. |
• Transformações da paisagem na ocupação e na construção do Espaço geográfico, e na economia do campo e da cidade; • Movimentos de rotação e translação e suas influências em diferentes lugares; • Biosfera (atmosfera, hidrosfera, litosfera) e suas relações; • Atmosfera e os conceitos de tempo e clima, os elementos climáticos e características do clima local, regional, nacional e global; • Hidrosfera: Processos hidrológicos (ciclo da água, águas subterrâneas, redes e bacias hidrográficas do Brasil, Santa Catarina e do município, sua importância, impactos e riscos para a atualidade; • Estrutura Geológicas e suas características: camadas da Terra, Teoria da Deriva Continental, Teoria das Placas Tectônicas; • As dinâmicas naturais do clima, vegetação, relevo e hidrografia (biomas). |
• Compreende as transformações da paisagem e processos de modificação do espaço geográfico no campo e cidade; • Identifica transformações nas paisagens considerando as mudanças que ocorrem nos lugares ao longo do ano; • Interpreta o ciclo da água, relacionando com o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e cobertura vegetal; • Relaciona o ciclo da água com a sociedade e a economia, identificando o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas locais, regionais e globais, enfatizando as transformações em ambientes urbanos; • Relaciona padrões climáticos, tipos de solo, relevo, recursos hídricos e formações vegetais, analisando consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática; • Identifica relações entre a estrutura geológica e os biomas, resultantes de dinâmicas naturais, em diferentes lugares. |
NATUREZA, AMBIENTES E QUALIDADE DE VIDA • Natureza • Ambiente |
• Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras, etc); • Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas; • Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive. |
• Ciclo da água; • Poluição superficial e subterrâneas; • Qualidade ambiental e diferentes tipos de poluição; • Gestão pública da qualidade de vida; • Formas de participação social: conselhos, câmara de vereadores; • Direito à cidade: espaços públicos, segurança, moradia, mobilidade. |
• Reconhece e compara a qualidade ambiental das águas; • Descreve problemas de poluição no seu entorno e no estado de Santa Catarina; • Identifica aspectos que promovem a qualidade de vida; • Discute as ações das gestões públicas (município, estado e país). |