UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | HABILIDADES/OBJETIVOS | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
---|---|---|---|
O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias |
• Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia. • Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico. • Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas. |
• Modernidade: inclusão e exclusão e a concepção europeia • Mundo moderno: conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações • A ideia de “Novo Mundo” ante o Mundo Antigo: permanências e rupturas de saberes e práticas na emergência do mundo moderno • Processos específicos dos povos africanos e americanos antes da chegada dos europeus: organização social e desenvolvimento de saberes e técnicas |
• Expressa noções de humanismos e renascimentos a partir de seu conhecimento e manifesta interesse em compreender humanismos e renascimentos; > • Identifica as principais características do Humanismo e do Renascimento e analisa seus significados. • Identifica e relaciona as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América; • Identifica e discute os principais aspectos da Reforma Religiosa; • Vincula a Reforma Religiosa com a origem das diferentes religiões instituídas no contexto atual. • Descreve e compara as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI; • Identifica e analisa criticamente as navegações e sua relação com o domínio de povos e territórios considerados não civilizados de acordo com o pensamento europeu. • Analisa e interpreta a visão de paraíso e o encontro com o outro de forma crítica; • Estabelece relação com práticas dessa natureza no contexto atual. |
Humanismo, Renascimento e o Novo Mundo |
• Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados. • Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América. • Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI. |
• Humanismos e Renascimentos • Reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na Améric • Navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI • “Visões do Paraíso” e o encontro com o outro. |
• Expressa noções de humanismos e renascimentos a partir de seu conhecimento e manifesta interesse em compreender humanismos e renascimentos; > • Identifica as principais características do Humanismo e do Renascimento e analisa seus significados. • Identifica e relaciona as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América; • Identifica e discute os principais aspectos da Reforma Religiosa; • Vincula a Reforma Religiosa com a origem das diferentes religiões instituídas no contexto atual. • Descreve e compara as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI; • Identifica e analisa criticamente as navegações e sua relação com o domínio de povos e territórios considerados não civilizados de acordo com o pensamento europeu. • Analisa e interpreta a visão de paraíso e o encontro com o outro de forma crítica; • Estabelece relação com práticas dessa natureza no contexto atual. |
A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano. |
• Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política. • Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências. • Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência. • Analisar, com base em documentos históricos, diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial. • Analisar a formação histórico- geográfica do território da América portuguesa por meio de mapas históricos. • Identificar a distribuição territorial da população brasileira, em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática). |
• Processos de formação e consolidação das monarquias: características e as razões da centralização política • Formas de organização das sociedades americanas: mecanismos de alianças, confrontos e resistências • Impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e as formas de resistências. • Dinâmicas das sociedades americanas no período colonial • Formação histórico- -geográfica do território da América portuguesa • Distribuição territorial da população brasileira, em diferentes épocas • Formação da diversidade étnico- cultural (indígena, africana, europeu e asiático |
• Descreve e contextualiza o processo de formação e consolidação das monarquias na Europa no início do período moderno. • Descreve e analisa criticamente as principais características das monarquias, especificamente no que se refere à centralização da política; • Compara as relações de poder estabelecidas nas monarquias da respectiva época com as formas de organização política e interesses evidenciadas no contexto do lugar em que vive (município, estado, país). • Expressa suas percepções em relação a ideia de conquista da América de maneira problematizada; • Descreve e analisa criticamente os mecanismos de confrontos, alianças e resistência no processo de invasão e domínios de territórios, pessoas e culturas, como práticas do poder econômico, político e cultural. • Identifica e analisa os impactos da conquista europeia na América para as populações ameríndias; • Identifica e reconhece as formas de resistência da população ameríndia na época da invasão europeia e compara com outras formas de lutas dessa população no tempo presente. • Identifica nos documentos históricos, diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial; • Compreende que as diferentes formas de interpretar os acontecimentos históricos, estão vinculadas à determinados grupos e interesses. • Interpreta a formação histórica e geográfica do processo de formação do território da américa sob o domínio português. • Identifica e contextualiza o processo de distribuição territorial brasileira por diferentes povos, em diferentes condições e em diferentes épocas; • Identifica e descreve as características étnico-racial e étnico-cultural das respectivas populações que configuram a diversidade do Brasil no contexto atual; • Identifica e reconhece a presença dessa diversidade local, regional e/ou Estadual. • Identifica e caracteriza a lógica da ação europeia como política econômica para fortalecer domínio europeu no mundo atlântico. • Descreve e analisa as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e suas interações com outras sociedades do Ocidente e Oriente no período moderno; • Identifica e analisa criticamente os impactos decorrentes das dinâmicas comerciais para as sociedades africanas e americanas. • Manifesta suas percepções em relação a prática da escravidão e servidão de forma crítica e desnaturalizada; • Discute e contextualiza as formas de escravidão no período moderno e na Antiguidade, com vistas à desaprovação desse modelo de exploração e desumanização. • Manifesta suas percepções, de forma reflexiva, sobre os mecanismos e dinâmicas do comércio de pessoas africanas para desenvolverem trabalhos na condição de escravos; • Analisa a prática do trabalho escravo atribuído ao povo africano e indígena como manifestações das relações de políticas estabelecidas. • Discute e descreve o capitalismo como sistema socioeconômico que se origina na Europa no período moderno; • Diferencia capitalismo e mercantilismo e compreende o mercantilismo como política econômica de sustentação do capitalismo comercial que teve ampla influência no processo de domínio colonial; • Contextualiza e caracteriza o processo de transição da política econômica do mercantilismo para o liberalismo como processos e estratégias de consolidação do sistema capitalista na Europa Ocidental com impactos nos dias atuais. |