UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS HABILIDADES/OBJETIVOS CONHECIMENTOS ESSENCIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias • Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.

• Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.

• Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas.
• Modernidade: inclusão e exclusão e a concepção europeia

• Mundo moderno: conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações

• A ideia de “Novo Mundo” ante o Mundo Antigo: permanências e rupturas de saberes e práticas na emergência do mundo moderno

• Processos específicos dos povos africanos e americanos antes da chegada dos europeus: organização social e desenvolvimento de saberes e técnicas
• Expressa noções de humanismos e renascimentos a partir de seu conhecimento e manifesta interesse em compreender humanismos e renascimentos;

> • Identifica as principais características do Humanismo e do Renascimento e analisa seus significados.

• Identifica e relaciona as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América;

• Identifica e discute os principais aspectos da Reforma Religiosa;

• Vincula a Reforma Religiosa com a origem das diferentes religiões instituídas no contexto atual.

• Descreve e compara as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI;

• Identifica e analisa criticamente as navegações e sua relação com o domínio de povos e territórios considerados não civilizados de acordo com o pensamento europeu.

• Analisa e interpreta a visão de paraíso e o encontro com o outro de forma crítica;

• Estabelece relação com práticas dessa natureza no contexto atual.
Humanismo, Renascimento e o Novo Mundo • Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.

• Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.

• Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.
• Humanismos e Renascimentos • Reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na Améric • Navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI • “Visões do Paraíso” e o encontro com o outro. • Expressa noções de humanismos e renascimentos a partir de seu conhecimento e manifesta interesse em compreender humanismos e renascimentos;

> • Identifica as principais características do Humanismo e do Renascimento e analisa seus significados.

• Identifica e relaciona as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América;

• Identifica e discute os principais aspectos da Reforma Religiosa;

• Vincula a Reforma Religiosa com a origem das diferentes religiões instituídas no contexto atual.

• Descreve e compara as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI;

• Identifica e analisa criticamente as navegações e sua relação com o domínio de povos e territórios considerados não civilizados de acordo com o pensamento europeu.

• Analisa e interpreta a visão de paraíso e o encontro com o outro de forma crítica;

• Estabelece relação com práticas dessa natureza no contexto atual.
A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano. • Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política.

• Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.

• Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.

• Analisar, com base em documentos históricos, diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial.

• Analisar a formação histórico- geográfica do território da América portuguesa por meio de mapas históricos.

• Identificar a distribuição territorial da população brasileira, em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática).
• Processos de formação e consolidação das monarquias: características e as razões da centralização política

• Formas de organização das sociedades americanas: mecanismos de alianças, confrontos e resistências

• Impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e as formas de resistências.

• Dinâmicas das sociedades americanas no período colonial

• Formação histórico- -geográfica do território da América portuguesa

• Distribuição territorial da população brasileira, em diferentes épocas

• Formação da diversidade étnico- cultural (indígena, africana, europeu e asiático
• Descreve e contextualiza o processo de formação e consolidação das monarquias na Europa no início do período moderno.

• Descreve e analisa criticamente as principais características das monarquias, especificamente no que se refere à centralização da política;

• Compara as relações de poder estabelecidas nas monarquias da respectiva época com as formas de organização política e interesses evidenciadas no contexto do lugar em que vive (município, estado, país). • Expressa suas percepções em relação a ideia de conquista da América de maneira problematizada;

• Descreve e analisa criticamente os mecanismos de confrontos, alianças e resistência no processo de invasão e domínios de territórios, pessoas e culturas, como práticas do poder econômico, político e cultural.

• Identifica e analisa os impactos da conquista europeia na América para as populações ameríndias;

• Identifica e reconhece as formas de resistência da população ameríndia na época da invasão europeia e compara com outras formas de lutas dessa população no tempo presente. • Identifica nos documentos históricos, diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial;

• Compreende que as diferentes formas de interpretar os acontecimentos históricos, estão vinculadas à determinados grupos e interesses.

• Interpreta a formação histórica e geográfica do processo de formação do território da américa sob o domínio português.

• Identifica e contextualiza o processo de distribuição territorial brasileira por diferentes povos, em diferentes condições e em diferentes épocas;

• Identifica e descreve as características étnico-racial e étnico-cultural das respectivas populações que configuram a diversidade do Brasil no contexto atual;

• Identifica e reconhece a presença dessa diversidade local, regional e/ou Estadual.

• Identifica e caracteriza a lógica da ação europeia como política econômica para fortalecer domínio europeu no mundo atlântico.

• Descreve e analisa as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e suas interações com outras sociedades do Ocidente e Oriente no período moderno;

• Identifica e analisa criticamente os impactos decorrentes das dinâmicas comerciais para as sociedades africanas e americanas.

• Manifesta suas percepções em relação a prática da escravidão e servidão de forma crítica e desnaturalizada;

• Discute e contextualiza as formas de escravidão no período moderno e na Antiguidade, com vistas à desaprovação desse modelo de exploração e desumanização.

• Manifesta suas percepções, de forma reflexiva, sobre os mecanismos e dinâmicas do comércio de pessoas africanas para desenvolverem trabalhos na condição de escravos;

• Analisa a prática do trabalho escravo atribuído ao povo africano e indígena como manifestações das relações de políticas estabelecidas.

• Discute e descreve o capitalismo como sistema socioeconômico que se origina na Europa no período moderno;

• Diferencia capitalismo e mercantilismo e compreende o mercantilismo como política econômica de sustentação do capitalismo comercial que teve ampla influência no processo de domínio colonial;

• Contextualiza e caracteriza o processo de transição da política econômica do mercantilismo para o liberalismo como processos e estratégias de consolidação do sistema capitalista na Europa Ocidental com impactos nos dias atuais.