UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | HABILIDADES/OBJETIVOS | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
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Brincadeiras e Jogos:Jogos eletrônicos Brincadeiras e jogos em equipe |
Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários; Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônicos em função dos avanços das tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses diferentes tipos de jogos; Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico- - cultural; Recriar individual e coletivamente, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis. |
Jogos eletrônicos individuais e de interação coletiva com ênfase nos que envolvam o corpo em movimento; Jogos motores que agreguem aparelhos eletrônicos. Jogos eletrônicos e saúde mental; tempo de tela/comportamento sedentário; jogos eletrônicos ativos como alternativa para redução do comportamento sedentário; Jogos de ação, jogos de aventura, jogos de construção e gerenciamento, jogos de quebra- cabeças, jogos esportivos, jogos de estratégia e jogos de simulação; Jogos cooperativos, e/ou Jogos de salão, e/ou jogos de mesa e tabuleiro, e/ou jogos de competição, e/ou jogos e brincadeiras tradicionais e populares, e/ou Jogos como alternativas de promoção da atividade física. |
Experimenta jogos eletrônicos diversos, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários; Conhece e identifica as transformações e avanços tecnológicos dos jogos eletrônicos em relação às exigências corporais em suas práticas; Participa ativamente dos diferentes tipos de jogos eletrônicos que envolvam o corpo em movimento. Compreende a influência dos jogos eletrônicos motores no combate ao sedentarismo; Desenvolve progressivamente as habilidades propostas nas brincadeiras e jogos; Compreende a importância da atividade física durante as situações de jogo; Conhece e reconhece jogos e brincadeiras da cultura brasileira, respeitando as diferenças individuais e culturais. |
Ginástica:Ginástica de condicionamento físico Ginásticas de competição |
Experimentar e fruir exercícios físicos que solicitem diferentes capacidades físicas, identificando seus tipos (força, velocidade, resistência, flexibilidade) e as sensações corporais provocadas pela sua prática; Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio que viabilizem a participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde; Diferenciar exercício físico de atividade física e propor alternativas para a prática de exercícios físicos dentro e fora do ambiente escolar; Experimentar e fruir a ginástica de competição, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo; Praticar a ginástica de competição oferecida pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras. |
A ginástica de condicionamento físico e sua relação com a qualidade de vida, promoção da saúde e prevenção a doenças. Formação e hábitos saudáveis (alimentação e hábitos alimentares, sono); movimentos que desenvolvam habilidades e capacidades físicas (força, resistência, flexibilidade, velocidade, agilidade, equilíbrio, coordenação motora, etc.), Diferenciação entre atividade física e exercício físico e outros conceitos relacionados, como: condicionamento físico, aptidão física, tipos de exercícios aplicados à atividade física e outros; Ginástica de condicionamento físico: ginásticas de academia (musculação, calistenia, funcional, crossfit...); Ginástica rítmica, Ginástica artística e Ginástica acrobática. Aprofundamento dos conhecimentos dos elementos básicos da ginástica e elaboração de coreografia. |
Compreende e identifica as diferenças entre exercício físico e atividade física; Conhece e reconhece as diferenças entre as ginásticas de condicionamento físico e sua relação com a qualidade de vida; Experimenta e frui exercícios físicos que solicitem diferentes capacidades físicas, identificando seus tipos e as sensações corporais provocadas pela sua prática; Propõe procedimentos e normas de convívio, que possibilitem a participação do coletivo na prática de exercícios físicos para melhorar a qualidade de vida; Experimenta a ginástica de competição valorizando o coletivo e o protagonismo; Pratica a ginástica de competição usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras; Conhece e reconhece as principais características, fundamentos, regras e habilidades técnico-táticas das ginásticas |
Danças:Dança educativa/Dança criativa Dança da cultura popular/folclórica |
Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem; Comparar e identificar os elementos constitutivos comuns e diferentes (ritmo, espaço, gestos) em danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana; Formular e utilizar estratégias para a execução de elementos constitutivos das danças populares do Brasil e do mundo, e das danças de matriz indígena e africana; Identificar situações de injustiça e preconceito geradas e/ou presentes no contexto das danças e demais práticas corporais e discutir alternativas para superá-las. |
Danças coletivas, danças de improvisação (individual, dupla, trios, grupos) - movimento, espaço e tempo, instrumentos musicais e vestimentas; Construção musical: exploração de instrumentos não tradicionais (latas, panelas, tambores, etc.), percussão corporal; Danças de matriz indígena (guachiré - dança da alegria; Guahú) e africana: samba de roda, jongo, maracatu, maculelê, etc.; Danças do Brasil e do mundo: frevo, baião, boi de mamão, xaxado, pau-de-fita, samba de roda, fandango, vaneirão, quadrilha, polca, etc. |
Experimenta, recria e frui danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana; Valoriza e respeita os diferentes sentidos e significados das danças em suas culturas de origem; Compara e identifica os elementos constitutivos comuns e diferentes em danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana; Dança com diferentes expressões faciais e posturas corporais ao som de diferentes gêneros; Fórmula e utiliza estratégias para a execução de elementos constitutivos das diferentes danças; Identifica e compreende situações de injustiça e preconceito geradas e/ou presentes no contexto das danças e demais práticas corporais. |
Lutas:Lutas de distância mista Lutas de curta distância Lutas de longa distância |
• Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas do Brasil, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais; • Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do Brasil, respeitando o colega como oponente. • Identificar as características (códigos, rituais, elementos técnico-táticos, indumentária,materiais, instalações, instituições) das lutas do Brasil; • Problematizar preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas, propondo alternativas para superá-los, com base na solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito. |
• Lutas - huka-huka, e/ou luta marajoara, e/ou kravmagá, e/ou judô, e/ou sumô, e/ou capoeira, e/ou caratê, e/ou boxe, e/ou kung fu, e/ou nin-jitsu… Conhecimentos históricos e culturais, habilidades e movimentos corporais básicos, elementos técnicos (esquivas, chutes, entre outros), dinâmica da luta. |
• Conhece, reconhece e recria as lutas de curta, média e mista distância; • Compreende e identifica o histórico, características, fundamentos e as principais regras das lutas de curta, média e mista distância; • Compreende e valoriza a importância da própria segurança e integridade física, e dos demais na prática das lutas; • Propõe estratégias básicas de lutas de curta, média e mista distância, respeitando seu oponente; • Analisa e compreende os preconceitos relacionados às lutas e propõe estratégias para superação; • Participa e experimenta dos diferentes movimentos e elementos das lutas |
Práticas corporais de aventura• Práticas corporais de aventura urbanas • Práticas corporais de aventura na natureza |
• Experimentar e fruir diferentes práticas corporais, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais; • Identificar os riscos durante a realização de práticas corporais de aventura urbanas e planejar estratégias para sua superação; • Executar práticas corporais de aventura urbanas, respeitando o patrimônio público e utilizando alternativas para a prática segura em diversos espaços; • Identificar a origem das práticas de aventura e as possibilidades de recriá-las, reconhecendo as características e seus tipos de práticas; • Experimentar e fruir diferentes práticas de aventura na natureza, valorizando a segurança e integridade física, bem como as dos demais, respeitando o patrimônio natural e minimizando os impactos de degradação ambiental. |
• Práticas Corporais de aventura urbanas e na natureza: slackline, parkour, skates, escalada indoor, carrinho de rolimã, trilhas, tirolesa, corrida de orientação, rapel, falsa baiana, pêndulo, corrida de aventura, entre outros. Conhecimentos históricos e culturais, habilidades, fundamentos e características das práticas corporais de aventura urbanas e na natureza. Locais de prática, vestimentas, equipamentos e acessórios. |
• Experimenta e frui diferentes práticas corporais de aventura urbana e na natureza; • Compreende a importância da própria segurança e integridade física e dos demais, nas práticas corporais de aventura urbana e na natureza; • Conhece e compreende os riscos durante a realização das práticas corporais de aventura e propõe estratégias para superá-lo; • Identifica e reconhece a origem e as características das práticas corporais de aventura urbanas e na natureza e as possibilidades de recriá-las; • Respeita e valoriza o patrimônio público e natural e propõe alternativas para prática segura, minimizando os impactos de degradação ambiental. |