UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | HABILIDADES/OBJETIVOS | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
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O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX |
• Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.. • Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954. • Identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados. • Discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil. • Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive. • Identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil, em diferentes escalas (nacional, regional, cidade, comunidade). • Identificar e explicar, em meio a lógicas de inclusão e exclusão, as pautas dos povos indígenas, no contexto republicano (até 1964), e das populações afrodescendentes. • Identificar as transformações ocorridas no debate sobre as questões da diversidade no Brasil durante o século XX e compreender o significado das mudanças de abordagem em relação ao tema. • Relacionar as conquistas de direitos políticos, sociais e civis à atuação de movimentos sociais. |
• Principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil • Ciclos da história republicana: particularidades da história local e regional até 1954 • Mecanismos de inserção dos negros/afrodescende ntes na sociedade brasileira pós- abolição e seus resultados • Participação da população afrodescendente na formação econômica, política e social do Brasil • Processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira: contradições e impactos na região em que vive • O papel do trabalhismo como força política, social e cultural, em diferentes escalas (nacional, regional e local); • Mundo do trabalho e Projeto de Vida. • Povos indígenas e das populações afrodescendentes no contexto republicano (até 1964): inclusão e exclusão • Diversidade no Brasil durante o século XX e o significado das mudanças de abordagem em relação ao tema. • As conquistas de direitos políticos, sociais e civis à atuação de movimentos sociais |
• Manifesta suas percepções em relação ao tema da República e faz referência à forma republicana do Brasil no contexto atual.; • Descreve e contextualiza os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos externos e internos que desencadeiam a instalação da República no Brasil. • Identifica e contextualiza as diferentes fases da República no Brasil até 1954?; • Caracteriza e identifica as particularidades da história local e regional nos contextos dos ciclos da República até 1954. • Manifesta suas percepções sobre a abolição do trabalho escravo no Brasil e, em relação a situação dos afrodescendentes no pós-abolição; • Identifica e analisa os mecanismos de inserção dos afrodescendentes na sociedade brasileira pós-abolição e avalia seus impactos naquele momento e nos dias atuais. • Identifica e reconhece a participação da população afrodescendente e sua importância na formação econômica, política e social do Brasil; • Identifica e analisa expressões, que revelam discriminação e preconceitos em relação ao povo afrodescendente e propõe formas de reconhecimento e respeito na relação com essa população. • Contextualiza e caracteriza a emergência da vida urbana e segregação social na década de 1930; • Identifica e contextualiza os processos de urbanização e modernização no lugar em que vive e relaciona com diferentes tempos e espaços do processo de urbanização no Brasil. • Identifica e analisa o papel do trabalhismo como força política, social e cultural, em diferentes escalas (nacional, regional e local); • Discute os conceitos de populismo e trabalhismo e seus impactos no campo político e nas relações de produção e de trabalho; • Analisa o texto da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), sancionada em 1947 e estabelece associação com o Objetivo 08 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no que se refere às escolhas no mundo do trabalho e com a Competência Geral 06, sobre trabalho e Projeto de Vida. • Identifica e explica contextos que revelam situações de inclusão e/ou exclusão dos povos indígenas e das populações afrodescendentes republicanas (até 1964); • Identifica e reconhece algumas inclusões dos povos indígenas e afrodescendentes com resultados das lutas e resistências atuais; • Estuda e reconhece as ações afirmativas adotadas no Brasil e em outros países, como uma das formas de reparação e inclusão. • Manifesta suas percepções sobre o tema da diversidade a partir do contexto em que vive; • Identifica e contextualiza aspectos que anularam o reconhecimento das diversidades no Brasil e interpreta os projetos de nação e a política do branqueamento como viabilizadores da unificação/padronização do pensamento unificado com vistas em garantir a identidade nacional; • Identifica e contextualiza as transformações políticas, econômicas, sociais, culturais, bem como os movimentos indígenas, afrodescendentes, feministas, entre outros, ocorridos entre 1964 e 1985 como elementos-chave para a promoção da cidadania, do reconhecimento e respeito às diversidades no Brasil; • Identifica e discute a violência contra as populações marginalizadas (afrodescendentes, indígenas, mulheres, homossexuais, camponeses, pobres etc) no contexto atual e propõe formas de combate com vistas à promoção da cidadania, empatia e respeito às diferenças. • Identifica e reconhece direitos civis, políticos e sociais (Constituição de 1988) como decorrentes das lutas e atuação dos movimentos sociais; • Relaciona as conquistas de direitos políticos sociais e civis à atuação de movimentos sociais regional e nacional; • Percebe a importância da inclusão da dimensão cidadania em seu projeto de vida. |
• Totalitarismos e conflitos mundiais |
• Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa. • Identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico. • Analisar a crise capitalista de 1929 e seus desdobramentos em relação à economia global. • Descrever e contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação dos estados totalitários e as práticas de extermínio (como o holocausto). • Discutir as motivações que levaram à criação da Organização das Nações Unidas (ONU) no contexto do pós-guerra e os propósitos dessa organização. • Relacionar a Carta dos Direitos Humanos ao processo de afirmação dos direitos fundamentais e de defesa da dignidade humana, valorizando as instituições voltadas para a defesa desses direitos e para a identificação dos agentes responsáveis por sua violação. • Caracterizar e discutir as dinâmicas do colonialismo no continente africano e asiático e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais. |
• As dinâmicas do capitalismo, suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa (Primeira metade do século XX) • Revolução Russa e seu significado histórico. • Crise capitalista de 1929: desdobramentos em relação à economia global • A emergência do fascismo e do nazismo: consolidação dos estados totalitários e as práticas de extermínio (como o holocausto) • Organização das Nações Unidas (ONU) no contexto do pós-guerra e os propósitos dessa organização • Carta dos Direitos Humanos • Dinâmicas do colonialismo no continente africano e asiático: resistência das populações locais diante das questões internacionais |
• Identifica e contextualiza as dinâmicas do capitalismo europeu, sua expansão e disputas entre os países industrializados e os impactos na vida das pessoas; • Identifica e relaciona as dinâmicas do capitalismo, suas crises e os conflitos que assumem proporção mundial, decorrente de interesses de grupos relacionados a econômico e movimentos ideológicos. • Identifica contextualiza as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico; • Reconhece e compara a configuração da Revolução Russa e dos conflitos decorrentes da crise do capitalismo na atualidade. • Caracteriza e contextualiza a crise capitalista de 1929 e seus desdobramentos em relação à economia global; • Analisa o sentido da crise para os diferentes setores da sociedade da época dias atuais. • Descreve e contextualiza os processos da emergência do fascismo e do nazismo, consolidação dos estados totalitários e as práticas de extermínio (como o holocausto); • Caracteriza fascismo e nazismo e interpreta como estratégias de concentração do poder político e econômico sem levar em consideração a condição humana; • Relaciona e analisa o fluxo migratório entre os países como efeitos dos conflitos mundiais. • Manifesta suas percepções em relação ao que representa a ONU; • Discute as motivações que levaram à criação da Organização das Nações Unidas (ONU) no contexto do pós-guerra e os propósitos dessa organização; • Identifica projetos da ONU no contexto atual e se percebe como sujeito ativo na promoção desses projetos como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). • Manifesta noções sobre a Carta dos Direitos Humanos; • Relaciona a Carta dos Direitos Humanos ao processo de afirmação dos direitos fundamentais e de defesa da dignidade humana; • Identifica e reconhece as instituições voltadas para a defesa dos direitos humanos e identifica, no contexto atual, os agentes responsáveis por sua violação e indica formas de promover os direitos humanos no lugar em que vive. • Caracteriza e contextualiza as dinâmicas do colonialismo no continente africano e asiático e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais; • Reconhece o processo de colonialismo como estratégia de dominação da lógica imperialista; • Reconhece a organização e resistências dos povos africanos e asiáticos no combate ao novo colonialismo. |
Modernização, ditadura civil- militar e redemocratização: o Brasil após 1946. |
• Identificar e analisar processos sociais, econômicos, culturais e políticos do Brasil a partir de 1946. • Descrever e analisar as relações entre as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais. • Identificar e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos. • Discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura civil-militar. • Identificar e relacionar as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura. • Discutir o papel da mobilização da sociedade brasileira do final do período ditatorial até a Constituição de 1988. • Identificar direitos civis, políticos e sociais expressos na Constituição de 1988 e relacioná- los à noção de cidadania e ao pacto da sociedade brasileira de combate a diversas formas de preconceito, como o racismo. • Analisar as transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 aos dias atuais, identificando questões prioritárias para a promoção da cidadania e dos valores • democráticos. • Relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos da sociedade civil após 1989. • Discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas (negros, indígenas, mulheres, homossexuais, camponeses, pobres, etc.) com vistas à tomada de consciência e à construção de uma cultura de paz, empatia e respeito às pessoas. • Relacionar aspectos das mudanças econômicas, culturais e sociais ocorridas no Brasil a partir da década de 1990 ao papel do País no cenário internacional na era da globalização. |
• Processos sociais, econômicos, culturais e políticos do Brasil a partir de 1946 • Relações e transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964: produção das desigualdades regionais e sociais • Ditadura civil-militar no Brasil: processos de resistência • Processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade durante a ditadura civil-militar • As demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura • O papel da mobilização da sociedade brasileira do final do período ditatorial até a Constituição de 1988 • Direitos civis, políticos: Constituição de 1988, noção de cidadania, pacto da sociedade brasileira de combate a diversas formas de preconceitos, como o racismo • Transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 e atuais. • Transformações da sociedade brasileira aos protagonistas da sociedade civil após 1989 • Causas da violência contra populações marginalizadas (negros, indígenas, mulheres, homossexuais, camponeses, pobres, etc.): a tomada de consciência e a construção de uma cultura de paz, empatia e respeito às pessoas • Aspectos das mudanças econômicas, culturais e sociais ocorridas no Brasil: década de 1990 |
• Descreve e analisa as relações entre as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais; • Reflete sobre o ideal de uma nação moderna segundo JK, considerando os processos de industrialização e urbanização e seus desdobramentos em um país em transformação. • Descreve e analisa as relações entre as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais; • Descreve e contextualiza as regiões que ocorrem as transformações urbanas e relaciona com outras regiões que não se incluem na dinâmica da indústria e da urbanização. • Manifesta suas percepções sobre a ditadura civil-militar no Brasil; • Identifica e compreende o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil; • Discute e analisa casos que revelam violações dos direitos humanos durante a ditadura e relaciona com situações vivenciadas no tempo presente e os processos de resistência. • Identifica e reconhece a resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura civil-militar. • Identifica e relaciona as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura; • Identifica as principais demandas dos povos indígenas e quilombolas que desencadearam a organização e lutas durante a ditadura civil-militar. • Identifica e reconhece a mobilização da sociedade brasileira do final do período da ditadura até a Constituição de 1988; • Reconhece e compara as formas de mobilização da sociedade desse período com as demandas e as formas de mobilização dos dias atuais. • Expressa suas percepções e conhecimentos sobre a Constituição Brasileira; • Identifica, na Constituição de 1988 os direitos políticos, civis e sociais; • Relaciona os direitos políticos civis e sociais com os princípios de cidadania e de combate às diversas formas de preconceito e defesa dos direitos humanos. • Analisa as transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 aos dias atuais; • Identifica questões prioritárias para a promoção da cidadania e dos valores de 1989 aos dias de hoje. • Relaciona as transformações da sociedade brasileira como decorrente dos protagonismos da sociedade civil após 1989. • Discute e analisa criticamente, os motivos da violência contra populações marginalizadas (negros, indígenas, mulheres, homossexuais, camponeses, pobres, etc.) com vistas à tomada de consciência e à construção de uma cultura de paz, empatia e respeito às pessoas. • Contextualiza e relaciona os aspectos da que promoveram as mudanças econômicas, culturais e sociais ocorridas no Brasil a partir da década de 1990 ao papel do País no cenário internacional na era da globalização; • Relaciona e identifica os impactos dessas transformações na vida das pessoas. |
• A história recente |
• Identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses. • Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação. • Analisar os aspectos relacionados ao fenômeno do terrorismo na contemporaneidade, incluindo os movimentos migratórios e os choques entre diferentes grupos e culturas. • Identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI, combatendo qualquer forma de preconceito e violência. |
• Aspectos da Guerra Fria, principais conflitos e tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses • As tecnologias digitais de informação e comunicação e as transformações nas relações políticas locais e globais • O fenômeno do terrorismo na contemporaneidade, movimentos migratórios e os choques entre diferentes grupos e culturas • Diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI: o combate às formas e preconceito e violência • Dinâmicas populacionais e as construções de identidades na história recente do país e da região. |
• Expressa compreensões sobre o significado do termo a Guerra Fria; • Identifica e compreende os aspectos que desencadearam a Guerra Fria e os principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses; • Estabelece associação entre os aspectos que configuraram a Guerra Fria com a ditadura civil-militar no Brasil? • Reconhece a presença das tecnologias digitais de informação e comunicação e as transformações nas relações políticas locais e globais; • Reconhece o potencial das tecnologias digitais de informação e comunicação e os impactos nas relações humanas vivenciadas em seu cotidiano. • Descreve e analisa o fenômeno do terrorismo na contemporaneidade, os movimentos migratórios e os choques entre diferentes grupos e culturas; • Identifica o fenômeno do terrorismo como ato de violência e de disputa de poder econômico, político e cultural. • Identifica e discute as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI; • Identifica e interpreta formas de combater qualquer forma de preconceito e violência; • Descreve e contextualiza as dinâmicas populacionais e a construção de identidades na história recente no país e em sua região; • Percebe e contextualiza as mudanças identitárias da região e país entre o século XX cm o contexto atual • Conhece e interpreta as diretrizes que estabelecem educação em direitos humanos e dos estudos da história da cultura afro-brasileira e indígena e educação ambiental. • Indica formas para promover os direitos humanos, educação ambiental em seu cotidiano; • Manifesta sentimento de pertencimento propondo formas de construção de um mundo de reconhecimento e respeito às diversidades; • Manifesta reflexões e descreve seu projeto de vida contemplando as dimensões: pessoal, de cidadania e profissional refletindo sobre as demandas da sociedade contemporânea. |