PRÁTICAS DE LINGUAGEM | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (HABILIDADES) | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
---|---|---|---|
Leitura | Analisar os interesses que movem o campo jornalístico, os efeitos das novas tecnologias no campo e as condições que fazem da informação uma mercadoria, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos. | Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital | Analisa os interesses que movem o campo jornalístico, os efeitos das novas tecnologias no campo e as condições que fazem da informação uma mercadoria, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos. |
Leitura | Relacionar textos e documentos legais e normativos de importância universal, nacional ou local que envolvam direitos, em especial, de crianças, adolescentes e jovens – tais como a Declaração dos Direitos Humanos, a Constituição Brasileira, o ECA -, e a regulamentação da organização escolar – por exemplo, regimento escolar -, a seus contextos de produção, reconhecendo e analisando possíveis motivações, finalidades e sua vinculação com experiências humanas e fatos históricos e sociais, como forma de ampliar a compreensão dos direitos e deveres, de fomentar os princípios democráticos e uma atuação pautada pela ética da responsabilidade (o outro tem direito a uma vida digna tanto quanto eu tenho).Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos legais e normativos. | Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos legais e normativos | Relaciona textos e documentos legais e normativos de importância universal, nacional ou local que envolvam direitos a seus contextos de produção, reconhecendo e analisando possíveis motivações, finalidades e sua vinculação com experiências humanas e fatos históricos e sociais. |
Leitura | Explorar e analisar instâncias e canais de participação disponíveis na escola (conselho de escola, outros colegiados,grêmio livre), na comunidade (associações, coletivos, movimentos, etc.), no município ou no país, incluindo formas de participação digital, como canais e plataformas de participação (como portal e-cidadania), serviços, portais e ferramentas de acompanhamentos do trabalho de políticos e de tramitação de leis, canais de educação política, bem como de propostas e proposições que circulam nesses canais, de forma a participar do debate de ideias e propostas na esfera social e a engajar-se com a busca de soluções para problemas ou questões que envolvam a vida da escola e da comunidade. | Contexto de produção, circulação e recepção de textos e práticasrelacionadas à defesa de direitos e à participação social: análise de instância e canais de participação e ferramentas de acompanhamentos do trabalho de políticos e de tramitação de leis | Explora e analisa instâncias e canais de participação disponíveis na escola, no município ou no país, incluindo formas de participação digital, de forma a participar do debate de ideias e propostas na esfera social e a engajar-se com a busca de soluções para problemas ou questões que envolvam a vida da escola e da comunidade. |
Leitura | Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas abertas, abaixo-assinados e petições on-line (identificação dos signatários, explicitação da reivindicação feita, acompanhada ou não de uma breve apresentação da problemática e/ou de justificativas que visam sustentar a reivindicação) e a proposição, discussão e aprovação de propostas políticas ou de soluções para problemas de interesse público, apresentadas ou lidas nos canais digitais de participação, identificando suas marcas linguísticas, como forma de possibilitar a escrita ou subscrição consciente de abaixo-assinados e textos dessa natureza e poder se posicionar de forma crítica e fundamentada frente às propostas |
Relação entre contexto de produção e características composicionais e estilísticas dos gêneros: forma de organização das cartas abertas, abaixo-assinados e petições on-line Apreciação e réplica |
Analisa a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas abertas, abaixo-assinados e petições on-line e a proposição, discussão e aprovação de propostas políticas ou de soluções para problemas de interesse público, apresentadas ou lidas nos canais digitais de participação. |
Leitura | Comparar propostas políticas e de solução de problemas, identificando o que se pretende fazer/implementar, por que (motivações, justificativas), para que (objetivos, benefícios e consequências esperados), como (ações e passos), quando etc. e a forma de avaliar a eficácia da proposta/solução, contrastando dados e informações de diferentes fontes, identificando coincidências, complementaridades e contradições, de forma a poder compreender e posicionar- se criticamente sobre os dados e informações usados em fundamentação de propostas e analisar a coerência entre os elementos, de forma a tomar decisões fundamentadas. | Estratégias e procedimentos de leitura em textos reivindicatórios ou propositivos: dados e informações de diferentes fontes, identificação de coincidências, complementaridades e contradições | Compara propostas políticas e de solução de problemas, identificando o que se pretende fazer/implementar, por que, para que, como quando, etc. e a forma de avaliar a eficácia da proposta/solução, contrastando dados e informações de diferentes fontes. |
Leitura | Analisar o efeito de sentido produzido pelo uso, em textos, de recurso a formas de apropriação textual (paráfrases, citações, discurso direto, indireto ou indireto livre). | Efeitos de sentido: recurso a forma de apropriação textual (paráfrases, citações, discurso direto, indireto ou indireto livre) | Analisa o efeito de sentido produzido pelo uso, em textos, de recurso a formas de apropriação textual. |
Leitura | Analisar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e seus efeitos de sentido. | Efeitos de sentido: escolhas lexicais, construções metafóricas, elaboração do título, explicitação e ocultação de fontes | Analisa o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos e seus efeitos de sentido. |
Leitura | Analisar, em notícias, reportagens e peças publicitárias em várias mídias, os efeitos de sentido devidos ao tratamento e à composição dos elementos nas imagens em movimento, à performance, à montagem feita (ritmo, duração e sincronização entre as linguagens – complementaridades, interferências, etc.) e ao ritmo, melodia, instrumentos esampleamentos das músicas e efeitos sonoros. | Efeitos de sentido: exploração da multissemiose: tratamento e à composição dos elementos nas imagens em movimento, à performance, à montagem feita e aoritmo, melodia, instrumentos e sampleamentos | Analisa em notícias, reportagens e peças publicitárias em várias mídias, os efeitos de sentido devidos ao tratamento e à composição dos elementos nas imagens em movimento, à performance, à montagem feita e ao ritmo, melodia, instrumentos e sampleamentos das músicas e efeitos sonoros. |
Leitura | Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge a crítica, ironia ou humor presente. | Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto: fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências, explicações dadas, crítica e humor | Identifica em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente. |
Leitura | Identificar e analisar os efeitos de sentido que fortalecem a persuasão nos textos publicitários, relacionando as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados, como imagens, tempo verbal, jogos de palavras, figuras de linguagem, etc., com vistas a fomentar práticas de consumo conscientes. | Efeitos de sentido: estratégias de persuasão e apelo ao consumo, com os recursos linguístico-discursivos utilizados, como imagens, tempo verbal, jogos de palavras, figuras de linguagem, etc. | Identifica os efeitos de sentido que fortalecem a persuasão nos textos publicitários, relacionando as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados, com vistas a fomentar práticas de consumo conscientes. |
Leitura | Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs, etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação, etc. | Efeitos de sentido: o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação, etc. | Infere e justifica em textos multissemióticos, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação |
Leitura | Identificar, tendo em vista o contexto de produção, a forma de organização dos textos normativos e legais, a lógica de hierarquização de seus itens e subitens e suas partes: parte inicial (título – nome e data – e ementa), blocos de artigos (parte, livro, capítulo, seção, subseção), artigos (caput e parágrafos e incisos) e parte final (disposições pertinentes a sua implementação) e analisar efeitos de sentido causados pelo uso de vocabulário técnico, pelo uso do imperativo, de palavras e expressões que indicam circunstâncias, como advérbios e locuções adverbiais, de palavras que indicam generalidade, como alguns pronomes indefinidos, de forma a poder compreender o caráter imperativo, coercitivo e generalista das leis e de outras formas de regulamentação. | Reconstrução das condições de produção e circulação e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero normativo |
Identifica tendo em vista o contexto de produção, a forma de organização dos textos normativos e legais, a lógica de hierarquização de seus itens e subitens e suas partes Analisa efeitos de sentido causados pelo uso de recursos linguísticos de forma a poder compreender o caráter imperativo, coercitivo e generalista das leis e de outras formas de regulamentação. |
Leitura | Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), esquema, infográfico (estático e animado), relatório, relato multimidiático de campo, podcasts e vídeos variados de divulgação científica etc. – e os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguística características desses gêneros, de forma a ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros. | Reconstrução das condições de produção e recepção dos textos e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero de divulgação científica | Reflete sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica e os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguística características desses gêneros, de forma a ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros. |
Leitura | Comparar, com a ajuda do professor, conteúdos, dados e informações de diferentes fontes, levando em conta seus contextos de produção e referências, identificando coincidências complementaridades e contradições, de forma a poder identificar erros/imprecisões conceituais, compreender e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos e informações em questão. | Relação entre textos: dados e informações de diferentes fontes, contextos de produção e referências, coincidências,complementaridades e contradições | Compara com a ajuda do professor, conteúdos, dados e informações de diferentes fontes, levando em conta seus contextos de produção e referências, identificando coincidências, complementaridades e contradições. |
Leitura | Utilizar pistas linguísticas – tais como “em primeiro/segundo/terceiro lugar”, “por outro lado”, “dito de outro modo”, isto é”, “por exemplo” – para compreender a hierarquização das proposições, sintetizando o conteúdo dos textos. |
Apreciação e réplica Operadores argumentativos | Utiliza pistas linguísticas para compreender a hierarquização das proposições, sintetizando o conteúdo dos textos. |
Leitura | Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, e organizar, esquematicamente, com ajuda do professor, as informações necessárias (sem excedê-las) com ou sem apoio de ferramentas digitais, em quadros, tabelas ou gráficos. |
Estratégias e procedimentos de leitura Relação do verbal com outras semioses Procedimentos e gêneros de apoio à compreensão |
Seleciona informações e dados relevantes de fontes diversas,avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, e organiza, esquematicamente, as informações necessárias com ou sem apoio de ferramentas digitais, em quadros, tabelas ou gráficos. |
Leitura | Articular o verbal com os esquemas, infográficos, imagens variadas etc. na (re)construção dos sentidos dos textos de divulgação científica e retextualizar do discursivo para o esquemático – infográfico, esquema, tabela, gráfico, ilustração, etc. – e, ao contrário, transformar o conteúdo das tabelas, esquemas, infográficos, ilustrações etc. em texto discursivo, como forma de ampliar as possibilidades de compreensão desses textos e analisar as características das multissemioses e dos gêneros em questão |
Estratégias e procedimentos de leitura Relação do verbal com outras semioses: esquemas, infográficos, tabelas, gráficos, ilustrações. Procedimentos e gêneros de apoio à compreensão dos textos de divulgação científica |
Articula o verbal com os esquemas, infográficos, imagens variadas etc. na (re)construção dos sentidos dos tetos de divulgação científica, retextualizando do discursivo para o esquemático e ao contrário. |
Leitura | Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção. | Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção em textos literários. | Infere a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares. |
Leitura | Posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta--capa, programa (de teatro, dança, exposição, etc.), sinopse, resenha crítica, comentário em blog/vlog cultural etc., para selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, exposições, espetáculos, CD´s, DVD´s, etc.), diferenciando as sequências descritivas e avaliativas e reconhecendo- os como gêneros que apoiam a escolha do livro ou produção cultural e consultando-os no momento de fazer escolhas, quando for o caso. |
Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção Apreciação e réplica Sequências descritivas e avaliativas em gêneros como quarta-capa, programa (de teatro, dança, exposição etc.), sinopse, resenha crítica, comentário em blog/vlog cultural |
Posiciona-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta-capa, programa, sinopse, resenha crítica, comentário em blog/vlog cultural etc., para selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas. diferenciando as sequências descritivas e avaliativas. |
Leitura | Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música, etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva | Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção de obras literárias. | Participa de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva. |
Leitura | Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para acaracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo. |
Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursoslinguísticos e multissemióticos. Textos narrativos ficcionais. |
Analisa em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários edos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas. |
Leitura | Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, artes visuais e midiáticas, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores, etc., e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos-minuto, vidding, dentre outros. | Relação entre textos: efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos- minuto, vidding, dentre outros | Analisa os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas, quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos-minuto, vidding, dentre outros. |
Leitura | Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores. |
Estratégias de leitura Apreciação e réplica: características dos gêneros literários |
Lê e compreende de forma autônoma, selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros literários– expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores. |
Leitura | Analisar a organização de texto dramático apresentado em teatro, televisão, cinema, identificando e percebendo os sentidos decorrentes dos recursos linguísticos e semióticos que sustentam sua realização como peça teatral, novela, filme, etc. | Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos | Analisa a organização de texto dramático apresentado em teatro, televisão, cinema e identifica e percebe os sentidos decorrentes dos recursos linguísticos e semióticos que sustentam sua realização como peça teatral, novela, filme, etc. |
Leitura | Realizar pesquisa, estabelecendo o recorte das questões, usando fontes abertas e confiáveis. | Curadoria de informação: fontes e pesquisas | Realiza pesquisa, estabelecendo o recorte das questões, usando fontes abertas e confiáveis. |
Oralidade | Compreender e comparar as diferentes posições e interesses em jogo em uma discussão ou apresentação de propostas, avaliando a validade e força dos argumentos e as consequências do que está sendo proposto e, quando for o caso, formular e negociar propostas de diferentes naturezas relativas a interesses coletivos envolvendo a escola ou comunidade escolar. |
Escuta Apreender o sentido geral dos textos: compreensão e comparação de diferentes posições Apreciação e réplica Produção/Proposta: discussão ou apresentação de propostas |
Compreende e compara as diferentes posições e interesses em jogo em uma discussão ou apresentação de propostas, avaliando a validade e força dos argumentos e as consequências do que está sendo proposto |
Oralidade | Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas. | Discussão oral: apresentação de propostas e defesas de opiniões | Posiciona-se, com respeito, de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões. |
Oralidade | Tomar nota em discussões, debates, palestras, apresentação de propostas, reuniões, como forma de documentar o evento e apoiar a própria fala (que pode se dar no momento do evento ou posteriormente, quando, por exemplo, for necessária a retomada dos assuntos tratados em outros contextos públicos, como diante dos representados). | Registro: seleção e hierarquização de ideias (principais e secundárias) | Toma nota em discussões, como forma de documentar o evento e apoiar a própria fala. |
Oralidade | Representar cenas ou textos dramáticos, considerando, na caracterização dos personagens, os aspectos linguísticos e paralinguísticos das falas (timbre e tom de voz, pausas e hesitações, entonação e expressividade, variedades e registros linguísticos), os gestos e os deslocamentos no espaço cênico, o figurino e a maquiagem e elaborando as rubricas indicadas pelo autor por meio do cenário, da trilha sonora e da exploração dos modos de interpretação. | Produção de textos orais: aspectos linguísticos e paralinguísticos das falas em textos dramáticos | Representa cenas ou textos dramáticos, considerando, na caracterização dos personagens, os aspectos linguísticos e paralinguísticos das falas, os gestos e os deslocamentos no espaço cênico, o figurino e a maquiagem e elaborando as rubricas indicadas pelo autor por meio do cenário, da trilha sonora e da exploração dos modos de interpretação. |
Oralidade | Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas deenigma, narrativas de aventura, literatura infantojuvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão. |
Leitura de textos literários diversos Recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos Oralização |
Lê em voz alta textos literários diversos tanto da tradição oral quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente; Emprega os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aosefeitos de sentido pretendidos, que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão. |
Oralidade | Definir o recorte temático da entrevista e o entrevistado, levantar informações sobre o entrevistado e sobre o tema da entrevista, elaborar roteiro de perguntas, realizar entrevista, a partir do roteiro, abrindo possibilidades para fazer perguntas a partir da resposta, se o contexto permitir, tomar nota, gravar ou salvar a entrevista e usar adequadamente as informações obtidas, de acordo com os objetivos estabelecidos. |
Estratégias de produção Entrevista: levantamento de informações sobre o entrevistado e sobre o tema da entrevista, elaboração de roteiro de perguntas, realização da entrevista |
Define o recorte temático da entrevista e o entrevistado, levantando informações, elaborando roteiro de perguntas, realizando entrevista; Toma nota, grava ou salva a entrevista e usa adequadamente as informações obtidas, de acordo com os objetivos estabelecidos. |
Oralidade | Planejar coletivamente a realização de um debate sobre tema previamente definido, de interesse coletivo, com regras acordadas e planejar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido (o que pode envolver entrevistas com especialistas, consultas a fontes diversas, o registro das informações e dados obtidos etc.), tendo em vista as condições de produção do debate – perfil dos ouvintes e demais participantes, objetivos do debate, motivações para sua realização, argumentos e estratégias de convencimento mais eficazes etc. e participar de debates regrados, na condição de membro de uma equipe de debatedor, apresentador/mediador, espectador (com ou sem direito a perguntas), e/ou de juiz/avaliador, como forma de compreender o funcionamento do debate, e poder participar de forma convincente, ética, respeitosa e crítica e desenvolver uma atitude de respeito e diálogo para com as ideias divergentes. | Estratégias de produção: planejamento e participação em debates regrados: regras, posicionamento respeitoso e diálogo, consulta a fontes, registro das informações, condições de produção de debates, compreensão do funcionamento do debate. | Planeja coletivamente a realização de um debate sobre tema previamente definido, de interesse coletivo, com regras acordadas e participa em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido. |
Oralidade | Tecer considerações e formular problematizações pertinentes, em momentos oportunos, em situações de aulas, apresentação oral, seminário, etc. | Conversação espontânea: formulação de problematizações em momentos oportunos, em situações de aulas, apresentação oral, seminário, etc. | Tece considerações e formular problematizações pertinentes, em momentos oportunos, em situações de aulas, apresentação oral, seminário, etc. |
Oralidade | Tomar nota de videoaulas, aulas digitais, apresentações multimídias, vídeos de divulgação científica, documentários e afins, identificando, em função dos objetivos, informações principais para apoio ao estudo e realizando, quando necessário, uma síntese final que destaque e reorganize os pontos ou conceitos centrais e suas relações e que, em alguns casos, seja acompanhada de reflexões pessoais, que podem conter dúvidas, questionamentos, considerações, etc. |
Procedimentos de apoio à compreensão: função dos objetivos, informações principais para apoio ao estudo e realizando. Tomada de nota: síntese final dos pontos ou conceitos centrais. |
Tece considerações e formular problematizações pertinentes, em momentos oportunos, em situações de aulas, apresentação oral, seminário, etc. |
Produção de textos | Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado, a defesa de um ponto de vista, utilizando argumentos e contra-argumentos e articuladores de coesão que marquem relações de oposição, contraste, exemplificação, ênfase. | Textualização de textos argumentativos e apreciativos: Contexto de produção, defesa de ponto de vista, argumentos e contra- argumentos, articuladores de coesão | Produz artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado, a defesa de um ponto de vista, com argumentos e contra- argumentos e articuladores. |
Produção de textos | Planejar reportagem impressa e em outras mídias (rádio ou TV/vídeo, sites), tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. – a partir da escolha do fato a ser aprofundado ou do tema a ser focado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do levantamento de dados e informações sobre o fato ou tema – que pode envolver entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes diversas, análise de documentos, cobertura de eventos etc. -, do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar etc., da produção de infográficos, quando for o caso, e da organização hipertextual (no caso a publicação em sites ou blogs noticiosos ou mesmo de jornais impressos, por meio de boxes variados). | Estratégia de produção: planejamento de textos informativos: condições de produção do gênero reportagem. | Planeja reportagem impressa e em outras mídias, tendo em vista as condições de produção do texto a partir da escolha do fato a ser aprofundado ou do tema a ser focado, do levantamento de dados e informações sobre o fato ou tema. |
Produção de textos | Produzir reportagem impressa, com título, linha fina (optativa), organização composicional (expositiva, interpretativa e/ou opinativa), progressão temática e uso de recursos linguísticos compatíveis com as escolhas feitas e reportagens multimidiáticas, tendo em vista as condições de produção, as características do gênero, os recursos e mídias disponíveis, sua organização hipertextual e o manejo adequado de recursos de captação e edição de áudio e imagem e adequação à norma-padrão | Estratégia de produção: textualização de textos informativos: produção de reportagem impressa com título, linha fina (optativa), organização composicional (expositiva, interpretativa e/ou opinativa), progressão temática e uso de recursos linguísticos compatíveis com as escolhas feitas e reportagens multimidiáticas | Produz reportagem impressa e multimidiática, com título, linha fina (optativa), organização composicional, progressão temática e uso de recursos linguísticos compatíveis com as escolhas feitas. |
Produção de textos | Planejar artigos de opinião, tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do tema ou questão a ser discutido(a), da relevância para a turma, escola ou comunidade, do levantamento de dados e informações sobre a questão, de argumentos relacionados a diferentes posicionamentos em jogo, da definição – o que pode envolver consultas a fontesdiversas, entrevistas com especialistas, análise de textos, organização esquemática das informações e argumentos – dos (tipos de) argumentos e estratégias que pretende utilizar para convencer os leitores. | Estratégia de produção: planejamento de textos argumentativos e apreciativos: Planejamento de opinião, tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia decirculação, etc. | Planeja artigos de opinião, tendo em vista as condições de produção do texto. |
Produção de textos | Produzir, revisar e editar peças e campanhas publicitárias, envolvendo o uso articulado e complementar de diferentes peças publicitárias: cartaz, banner, indoor, folheto, panfleto, anúncio de jornal/revista, para internet, spot, propaganda de rádio, TV, a partir da escolha da questão/problema/causa significativa para a escola e/ou a comunidade escolar, da definição do público-alvo, das peças que serão produzidas, das estratégias de persuasão e convencimento que serão utilizadas | Estratégias de produção: planejamento, textualização, revisão e edição de textos publicitários: produção, edição, revisão de campanhas publicitárias | Produz, revisa e edita peças e campanhas publicitárias, envolvendo o uso articulado e complementar de diferentes peças publicitárias. |
Produção de textos | Divulgar o resultado de pesquisas por meio de apresentações orais, verbetes de enciclopédias colaborativas, reportagens de divulgação científica, vlogs científicos, vídeos de diferentes tipos, etc. | Estratégias de escrita: textualização, revisão e edição nos gêneros de apresentações orais, verbetes de enciclopédias colaborativas, reportagens de divulgação científica, vlogs científicos, vídeos de diferentes tipos, etc. | Divulgar o resultado de pesquisas por meio de apresentações orais, verbetes de enciclopédias colaborativas, reportagens de divulgação científica, vlogs científicos, vídeos de diferentes tipos, etc. |
Produção de textos | Produzir resenhas, a partir das notas e/ou esquemas feitos, com o manejo adequado das vozes envolvidas (do resenhador, do autor da obra e, se for o caso, também dos autores citados na obra resenhada), por meio do uso deparáfrases, marcas do discurso reportado e citações. |
Estratégias de escrita: textualização, revisão e edição Produção de resenhas a partir de notas ou esquema Paráfrases, marcas do discurso e citações. |
Produz resenhas, a partir das notas e/ou esquemas feitos, com o manejo adequado das vozes envolvidas. |
Produção de textos | Realizar enquetes e pesquisas de opinião, de forma a levantar prioridades, problemas a resolver ou propostas que possam contribuir para melhoria da escola ou da comunidade, caracterizar demanda/necessidade, documentando-a de diferentes maneiras por meio de diferentes procedimentos, gêneros e mídias e, quando for o caso, selecionar informações e dados relevantes de fontes pertinentes diversas (sites, impressos, vídeos etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, que possam servir de contextualização e fundamentação de propostas, de forma a justificar a proposição de propostas, projetos culturais e ações de intervenção. | Estratégia de produção: planejamento de textos reivindicatórios ou propositivos em enquetes e pesquisas de opinião | Realiza enquetes e pesquisas de opinião, de forma a levantar prioridades, problemas a resolver ou propostas, documentando-as de diferentes maneiras por meio de diferentes procedimentos, gêneros e mídias. |
Produção de textos | Produzir roteiros para elaboração de vídeos de diferentes tipos (vlog científico, vídeo-minuto, programa de rádio, podcasts) para divulgação de conhecimentos científicos e resultados de pesquisa, tendo em vista seu contexto de produção, os elementos e a construção composicional dos roteiros. | Estratégias de produção: produção de roteiros para elaboração de vídeos de diferentes tipos (vlog científico, vídeo-minuto, programa de rádio, podcasts) para divulgação de conhecimentos científicos e resultados de pesquisa | Produz roteiros para elaboração de vídeos de diferentes tipos para divulgação de conhecimentos científicos e resultados de pesquisa. |
Produção de textos | Elaborar texto teatral, a partir da adaptação de romances, contos, mitos, narrativas de enigma e de aventura, novelas, biografias romanceadas, crônicas, dentre outros, indicando as rubricas para caracterização do cenário, do espaço, do tempo; explicitando acaracterização física e psicológica dos personagens e dos seus modos de ação; reconfigurando a inserção do discurso direto e dos tipos de narrador; explicitando as marcas de variação linguística (dialetos, registros e jargões) e retextualizando o tratamento da temática. | Relação entre textos: adaptação de romances, contos, mitos, narrativas de enigma e de aventura, novelas, biografias romanceadas, crônicas | Elabora texto teatral, a partir da adaptação de textos literários indicando as rubricas para caracterização do cenário, do espaço, do tempo; explicitando a caracterização física e psicológica dos personagens e dos seus modos de ação; reconfigurando a inserção do discurso direto e dos tipos de narrador; explicitando as marcas de variação linguística e retextualizando o tratamento da temática. |
Produção de textos | Criar contos ou crônicas (em especial, líricas), crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventura e de ficção científica, dentre outros, com temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos, e, no caso de produção em grupo, ferramentas de escrita colaborativa. | Criação de contos ou crônicas (em especial, líricas), crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventura e de ficção científica, dentre outros, com temáticas próprias ao gênero | Cria contos ou crônicas com temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos. |
Produção de textos | Parodiar poemas conhecidos da literatura e criar textos em versos (como poemas concretos, ciberpoemas, haicais, liras, microrroteiros, lambe-lambes e outros tipos de poemas), explorando o uso de recursos sonoros e semânticos (como figuras de linguagem e jogos de palavras) e visuais (como relações entre imagem e texto verbal e distribuição da mancha gráfica), de forma a propiciar diferentes efeitos de sentido. |
Criação de textos em versos como poemas concretos, ciberpoemas, haicais, liras, microrroteiros, lambe- lambes e outros tipos de poemas) Exploração do uso de recursos sonoros e semânticos e visuais |
Parodia poemas conhecidos da literatura. Criar textos em versos, explorando o uso de recursos sonoros e semânticos e visuais. |
Análise linguística/ semiótica | Interpretar, em textos lidos ou de produção própria, efeitos de sentido de modificadores do verbo (adjuntos adverbiais – advérbios e expressões adverbiais), usando-os para enriquece seus próprios textos. | Morfossintaxe: Interpretação, (adjuntos adverbiais – advérbios e expressões adverbiais) | Interpreta em textos lidos ou de produção própria, efeitos de sentido de modificadores do verbo. |
Análise linguística/ semiótica | Analisar, em textos argumentativos, reivindicatórios e propositivos, os movimentos argumentativos utilizados (sustentação, refutação e negociação), avaliando a força dos argumentos utilizados. | Movimentos argumentativos e força dos argumentos emtextos argumentativos, reivindicatórios e propositivos Movimentos argumentativos utilizados (sustentação, refutação e negociação) | Analisa em textos argumentativos, reivindicatórios e propositivos, os movimentos argumentativos utilizados,avaliando a força dos argumentos utilizados. |
Análise linguística/ semiótica | Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais. | Morfossintaxe: recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais | Infere efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais. |
Análise linguística/ semiótica | Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão sequencial (articuladores) e referencial (léxica e pronominal), construções passivas e impessoais, discurso direto e indireto e outros recursos expressivos adequados ao gênero textual. | Semântica: recursos de coesão sequencial (articuladores) e referencial (léxica e pronominal), construções passivas e impessoais, discurso direto e indireto e outros recursos expressivos | Utiliza ao produzir texto, recursos de coesão sequencial e referencial, construções passivas e impessoais, discurso direto e indireto. |
Análise linguística/ semiótica | Estabelecer relações entre partes do texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais. | Coesão: relações entre partes do texto | Estabelece relações entre partes do texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais. |
Análise linguística/ semiótica | Explicar os efeitos de sentido do uso, em textos, de estratégias de modalização e argumentatividade (sinais de pontuação, adjetivos, substantivos, expressões de grau, verbos e perífrases verbais, advérbios etc.). | Modalização: (sinais de pontuação, adjetivos, substantivos, expressões de grau, verbos e perífrases verbais, advérbios, etc.) | Explica os efeitos de sentido do uso, em textos, de estratégias de modalização e argumentatividade. |
Análise linguística/ semiótica | Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e dotema, estrutura pergunta e resposta, etc. |
Construção composicional: formas de composição do gênero jornalístico Defesa de tese/opinião e uso de argumentos |
Analisa e utiliza s formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, da ordem do argumentar, e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta, etc. |
Análise linguística/ semiótica | Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico- -discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens). |
Estilo: recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários Estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico- discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens) |
Percebe e analisa os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos. |
Análise linguística/ semiótica | Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos (“primeiramente, mas, no entanto, em primeiro/segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão”, etc.). |
Estilo: reescrita de textos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão. Coesão, coerência e progressão temática |
Utiliza na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão. |
Análise linguística/ semiótica | Analisar, em gêneros orais que envolvam argumentação, os efeitos de sentido de elementos típicos da modalidade falada, como a pausa, a entonação, o ritmo, a gestualidade e expressão facial, as hesitações, etc. | Efeito de sentido: elementos típicos da modalidade falada | Analisa em gêneros orais que envolvam argumentação, os efeitos de sentido de elementos típicos da modalidade falada. |
Análise linguística/ semiótica | Analisar a forma composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/ jurídicos e a gêneros da esfera política, tais como propostas, programas políticos (posicionamento quanto a diferentes ações a serem propostas, objetivos, ações previstas, etc.), propaganda política (propostas e sua sustentação, posicionamento quanto a temas em discussão) e textos reivindicatórios: cartas de reclamação, petição (proposta, suas justificativas e ações a serem adotadas) e suas marcas linguísticas, de forma a incrementar a compreensão de textos pertencentes a esses gêneros e a possibilitar a produção de textos mais adequados e/ou fundamentados quando isso for requerido. | Análise de textos legais/normativos, propositivos e reivindicatórios Forma composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/ jurídicos e a gêneros da esfera política Marcas linguísticas | Analisa a forma composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/ jurídicos e a gêneros da esfera política e suas marcas linguísticas. |
Análise linguística/ semiótica | Observar os mecanismos de modalização adequados aos textos jurídicos, as modalidades deônticas, que se referem ao eixo da conduta (obrigatoriedade/permissibilidade) como, por exemplo: Proibição: “Não se deve fumar em recintos fechados.”; Obrigatoriedade: “A vida tem que valer a pena.”; Possibilidade: “É permitido a entrada de menores acompanhados de adultos responsáveis”, e os mecanismos de modalização adequados aos textos políticos e propositivos, as modalidades apreciativas, em que o locutor exprime um juízo de valor (positivo ou negativo) acerca do que enuncia. Por exemplo: “Que belo discurso!”, “Discordo das escolhas de Antônio.” “Felizmente, o buraco ainda não causou acidentes mais graves.” | Modalização: Proibição, Obrigatoriedade, Possibilidade e os mecanismos de modalização adequados aos textos políticos e propositivos | Observa os mecanismos de modalização adequados aos textos jurídicos. |
Análise linguística/ semiótica | Analisar, em gravações de seminários, conferências rápidas, trechos de palestras, dentre outros, a construção composicional dos gêneros de apresentação – abertura/saudação, introdução ao tema, apresentação do plano de exposição, desenvolvimento dos conteúdos, por meio do encadeamento de temas e subtemas (coesão temática), síntese final e/ou conclusão, encerramento –, os elementos paralinguísticos (tais como: tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração, etc.) e cinésicos (tais como: postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio, etc.), para melhor performar apresentações orais no campo da divulgação do conhecimento. |
Construção composicional Elementos paralinguísticos e cinésicos Apresentações orais |
Analisa em gravações de seminários, conferências rápidas, trechos de palestras, dentre outros, a construção composicional dos gêneros de apresentação, os elementos paralinguísticos e cinésicos para melhor performar apresentações orais no campo da divulgação do conhecimento. |
Análise linguística/ semiótica | Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais, escolhendo e usando tipos e tamanhos de fontes que permitam boa visualização, topicalizando e/ou organizando o conteúdo em itens, inserindo de forma adequada imagens, gráficos, tabelas, formas e elementos gráficos, dimensionando a quantidade de texto (e imagem) por slide, usando progressivamente e de forma harmônica recursos mais sofisticados como efeitos de transição, slides mestres, layouts personalizados, etc. | Ferramentas de apoio a apresentações orais | Usa adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais, escolhendo e usando tipos e tamanhos de fontes que permitam boa visualização, topicalizando e/ou organizando o conteúdo em itens, inserindo de forma adequada imagens, gráficos, tabelas, formas e elementos gráficos. |
Análise linguística/ semiótica | Analisar a construção composicional dos textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos: título, (olho), introdução, divisão do texto em subtítulos, imagens ilustrativas de conceitos, relações, ou resultados complexos (fotos, ilustrações, esquemas, gráficos, infográficos, diagramas, figuras, tabelas, mapas), etc., exposição, contendo definições, descrições, comparações, enumerações, exemplificações e remissões a conceitos e relações por meio de notas de rodapé, boxes ou links; ou título, contextualização do campo, ordenação temporal ou temática por tema ou subtema, intercalação de trechos verbais com fotos, ilustrações, áudios, vídeos, etc. e reconhecer traços da linguagem dos textos de divulgação científica, fazendo uso consciente das estratégias de impessoalização da linguagem (ou de pessoalização, se o tipo de publicação e objetivos assim o demandarem, como em alguns podcasts e vídeos de divulgação científica), 3ª pessoa, presente atemporal, recurso à citação, uso de vocabulário técnico/especializado, etc., como forma de ampliar suas capacidades de compreensão e produção de textos nesses gêneros. | Construção composicional e estilo dos gêneros de divulgação científica: estratégias de impessoalização da linguagem ou de pessoalização, 3ª pessoa, presente atemporal, recurso à citação, uso de vocabulário técnico/especializado |
Analisa a construção composicional dos textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos; Reconhece traços da linguagem dos textos de divulgação científica, fazendo uso consciente das estratégias de impessoalização da linguagem 3ª pessoa, presente atemporal, recurso à citação, uso de vocabulário técnico/especializado, etc. |
Análise linguística/ semiótica | Identificar e utilizar os modos de introdução de outras vozes no texto – citação literal e sua formatação e paráfrase –, as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados (“Segundo X; De acordo com Y; De minha/nossa parte, penso/amos que”...) e os elementos de normatização (tais como as regras de inclusão e formatação de citações e paráfrases, de organização de referências bibliográficas) em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a retextualização ocorrem nesses textos. | Marcas linguísticas Intertextualidade Citação literal e sua formatação e paráfrase | Identifica e utiliza os modos de introdução de outras vozes no texto – citação literal e sua formatação e paráfrase e os elementos de normatização em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a retextualização ocorrem nesses textos. |
Análise linguística/ semiótica | Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas,apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas, etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo. | Recursos linguísticos e semióticos em gêneros literários: variações no ritmo, modulações no tom de voz, pausas, manipulações do estrato sonoro da linguagem, figuras de linguagem, emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas | Analisa os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas, que funcionam como modificadores. |
Análise linguística/ semiótica | Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico. | Variação linguística: norma-padrão e o de preconceito linguístico | Reconhece as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico. |
Análise linguística/ semiótica | Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada. | Variação linguística: regras e normas da norma-padrão | Faz uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada. |
Análise linguística/ semiótica | Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação, etc. | Fono-ortografia: ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação, etc. | Utiliza ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação, etc. |
Análise linguística/ semiótica | Analisar processos de formação de palavras por composição (aglutinação e justaposição), apropriando-se de regras básicas de uso do hífen em palavras compostas. |
Léxico/morfologia: processos de formação de palavras por composição (aglutinação e justaposição) Regras básicas de uso do hífen em palavras compostas |
Analisa processos de formação de palavras por composição, apropriando-se de regras básicas de uso do hífen em palavras compostas. |
Análise linguística/ semiótica | Identificar, em textos lidos ou de produção própria, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores). | Morfossintaxe: termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores) | Identifica em textos lidos ou de produção própria, os termos constitutivos da oração |
Análise linguística/ semiótica | Diferenciar, em textos lidos ou de produção própria, complementos diretos e indiretos de verbos transitivos, apropriando-se da regência de verbos de uso frequente. |
Morfossintaxe: complementos diretos e indiretos de verbos transitivos. Regência de verbos de uso frequente. |
Diferencia em textos lidos ou de produção própria, complementos diretos e indiretos de verbos transitivos, apropriando-se da regência de verbos de uso frequente. |
Análise linguística/ semiótica | Identificar, em textos lidos ou de produção própria, verbos na voz ativa e na voz passiva, interpretando os efeitos de sentido de sujeito ativo e passivo (agente da passiva). | Morfossintaxe: verbos na voz ativa e na voz passiva, interpretando os efeitos de sentido de sujeito ativo e passivo (agente da passiva) | Identifica em textos lidos ou de produção própria, verbos na voz ativa e na voz passiva. |
Análise linguística/ semiótica | Interpretar efeitos de sentido de modificadores (adjuntos adnominais – artigos definido ou indefinido, adjetivos, expressões adjetivas) em substantivos com função de sujeito ou de complemento verbal, usando-os para enriquecer seus próprios textos. | Morfossintaxe: (adjuntos adnominais – artigos definido ou indefinido, adjetivos, expressões adjetivas) | Interpreta efeitos de sentido de modificadores em substantivos com função de sujeito ou de complemento verbal. |
Análise linguística/ semiótica | Analisar, em textos argumentativos e propositivos, os movimentos argumentativos de sustentação, refutação e negociação e os tipos de argumentos, avaliando a força/tipo dos argumentos utilizados. |
Argumentação: movimentos argumentativos, tipos de argumento e força argumentativa Movimentos argumentativos de sustentação, refutação e negociação e os tipos de argumentos |
Analisa em textos argumentativos e propositivos, os movimentos argumentativos de sustentação, refutação e negociação e os tipos de argumentos, avaliando a força/tipo dos argumentos utilizados. |
Análise linguística/ semiótica | Utilizar, nos debates, operadores argumentativos que marcam a defesa de ideia e de diálogo com a tese do outro concordo, discordo, concordo parcialmente, do meu ponto de vista, na perspectiva aqui assumida, etc. | Estilo: debates e operadores argumentativos | Utiliza nos debates, operadores argumentativos que marcam a defesa de ideia e de diálogo com a tese do outro: concordo, discordo, concordo parcialmente, do meu ponto de vista, na perspectiva aqui assumida, etc. |
Análise linguística/ semiótica | Analisar a modalização realizada em textos noticiosos e argumentativos, por meio das modalidades apreciativas, viabilizadas por classes e estruturas gramaticais como adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais, orações adjetivas e adverbiais, orações relativas restritivas e explicativas etc., de maneira a perceber a apreciação ideológica sobre os fatos noticiados ou as posições implícitas ou assumidas. | Modalização: classes e estruturas gramaticais como adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais, orações adjetivas e adverbiais, orações relativas restritivas e explicativas, etc. | Analisa a modalização realizada em textos noticiosos e argumentativos, percebendo a apreciação ideológica sobre os fatos noticiados ou as posições implícitas ou assumidas. |
Análise linguística/ semiótica | Utilizar e perceber mecanismos de progressão temática, tais como retomadas anafóricas (“que, cujo, onde”, pronomes do caso reto e oblíquos, pronomes demonstrativos, nomes correferentes, etc.), catáforas (remetendo para adiante em vez de retomar o já dito), uso de organizadores textuais, de coesivos, etc., e analisar os mecanismos de reformulação e paráfrase utilizados nos textos de divulgação do conhecimento. | Mecanismos de progressão temática, tais como retomadas anafóricas catáforas, uso de organizadores textuais, de coesivos, etc. | Utiliza e percebe mecanismos de progressão temática e analisa os mecanismos de reformulação e paráfrase utilizados nos textos de divulgação do conhecimento. |
Análise linguística/ semiótica | Analisar a estrutura de hipertexto e hiperlinks em textos de divulgação científica que circulam na Web e proceder à remissão a conceitos e relações por meio de links. | Textualização: estrutura de hipertexto e hiperlinks em textos de divulgação científica | Analisa a estrutura de hipertexto e hiperlinks em textos de divulgação científica que circulam na Web e proceder à remissão a conceitos e relações por meio de links. |
Análise linguística/ semiótica | Analisar e utilizar modalização epistêmica, isto é, modos de indicar uma avaliação sobre o valor de verdade e as condições de verdade de uma proposição, tais como os asseverativos – quando se concorda com (“realmenteevidentemente, naturalmente, efetivamente, claro, certo, lógico, sem dúvida”, etc.) ou discorda de (“de jeito nenhum, de forma alguma”) uma ideia; e os quase-asseverativos, que indicam que se considera o conteúdo como quase certo (“talvez, assim, possivelmente, provavelmente, eventualmente”). | Modalização: utilização da modalização epistêmica, isto é, modos de indicar uma avaliação sobre o valor de verdade e ascondições de verdade de uma proposição. | Analisa e utiliza modalização epistêmica. |
Análise linguística/ semiótica | Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras. | Figuras de linguagem: ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras. | Analisa os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem. |