PRÁTICAS DE LINGUAGEM | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (HABILIDADES) | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
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Leitura | Analisar os interesses que movem o campo jornalístico, os efeitos das novas tecnologias no campo e as condições que fazem da informação uma mercadoria, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos. | Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital | Analisa os interesses que movem o campo jornalístico, os efeitos das novas tecnologias no campo e as condições que fazem da informação uma mercadoria, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos. |
Leitura | Relacionar textos e documentos legais e normativos de importância universal, nacional ou local que envolvam direitos, em especial, de crianças, adolescentes e jovens – tais como a Declaração dos Direitos Humanos, a Constituição Brasileira, o ECA -, e a regulamentação da organização escolar – por exemplo, regimento escolar -, a seus contextos de produção, reconhecendo e analisando possíveis motivações, finalidades e sua vinculação com experiências humanas e fatos históricos e sociais, como forma de ampliar a compreensão dos direitos e deveres, de fomentar os princípios democráticos e uma atuação pautada pela ética da responsabilidade (o outro tem direito a uma vida digna tanto quanto eu tenho). | Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos legais e normativos | Relaciona textos e documentos legais e normativos de importância universal, nacional ou local que envolvam direitos a seus contextos de produção, reconhecendo e analisando possíveis motivações, finalidades e sua vinculação com experiências humanas e fatos históricos e sociais. |
Leitura | Explorar e analisar instâncias e canais de participação disponíveis na escola (conselho de escola, outros colegiados, grêmio livre), na comunidade (associações, coletivos, movimentos, etc.), no munícipio ou no país, incluindo formas de participação digital, como canais e plataformas de participação (como portal e-cidadania), serviços, portais e ferramentas de acompanhamentos do trabalho de políticos e de tramitação de leis, canais de educação política, bem como de propostas e proposições que circulam nesses canais, de forma a participar do debate de ideias e propostas na esfera social e a engajar-se com a busca de soluções para problemas ou questões que envolvam a vida da escola e da comunidade. | Contexto de produção, circulação e recepção de textos e práticas relacionadas à defesa de direitos e à participação social: análise de instância e canais de participação e ferramentas de acompanhamentos do trabalho de políticos e de tramitação de leis | Explora e analisa instâncias e canais de participação disponíveis na escola, no município ou no país, incluindo formas de participação digital, de forma a participar do debate de ideias e propostas na esfera social e a engajar-se com a busca de soluções para problemas ou questões que envolvam a vida da escola e da comunidade. |
Leitura | Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas abertas, abaixo-assinados e petições on-line (identificação dos signatários, explicitação da reivindicação feita, acompanhada ou não de uma breve apresentação da problemática e/ou de justificativas que visam sustentar a reivindicação) e a proposição, discussão e aprovação de propostas políticas ou de soluções para problemas de interesse público, apresentadas ou lidas nos canais digitais de participação, identificando suas marcas linguísticas, como forma de possibilitar a escrita ou subscrição consciente de abaixo-assinados e textos dessa natureza e poder se posicionar de forma crítica e fundamentada frente às propostas |
Relação entre contexto de produção e características composicionais e estilísticas dos gêneros: forma de organização das cartas abertas, abaixo-assinados e petições on-line Apreciação e réplica |
Analisa a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas abertas, abaixo-assinados e petições on-line e a proposição, discussão e aprovação de propostas políticas ou de soluções para problemas de interesse público, apresentadas ou lidas nos canais digitais de participação. |
Leitura | Comparar propostas políticas e de solução de problemas, identificando o que se pretende fazer/implementar, por que (motivações, justificativas), para que (objetivos, benefícios e consequências esperados), como (ações e passos), quando etc. e a forma de avaliar a eficácia da proposta/solução, contrastando dados e informações de diferentes fontes, identificando coincidências, complementaridades e contradições, de forma a poder compreender e posicionar- se criticamente sobre os dados e informações usados em fundamentação de propostas e analisar a coerência entre os elementos, de forma a tomar decisões fundamentadas. | Estratégias e procedimentos de leitura em textos reivindicatórios ou propositivos: dados e informações de diferentes fontes, identificação de coincidências, complementaridades e contradições | Compara propostas políticas e de solução de problemas, identificando o que se pretende fazer/implementar, por que, para que, como, quando, etc. e a forma de avaliar a eficácia da proposta/solução, contrastando dados e informações de diferentes fontes. |
Leitura | Analisar o efeito de sentido produzido pelo uso, em textos, de recurso a formas de apropriação textual (paráfrases, citações, discurso direto, indireto ou indireto livre). | Efeitos de sentido: paráfrases, citações, discurso direto, indireto ou indireto livre | Analisa o efeito de sentido produzido pelo uso, em textos, de recurso a formas de apropriação textual (paráfrases, citações, discurso direto, indireto ou indireto livre). |
Leitura | Analisar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e seus efeitos de sentido. | Efeitos de sentido: Elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação | Analisa o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos. |
Leitura | Analisar, em notícias, reportagens e peças publicitárias em várias mídias, os efeitos de sentido devidos ao tratamento e à composição dos elementos nas imagens em movimento, à performance, à montagem feita (ritmo, duração e sincronização entre as linguagens – complementaridades, interferências, etc.) e ao ritmo, melodia, instrumentos e sampleamentos das músicas e efeitos sonoros. | Efeitos de sentido Exploração da multissemiose: composição dos elementos nas imagens em movimento, à performance, à montagem feita (ritmo, duração e sincronização entre as linguagens – complementaridades, interferências, etc. | Analisa em notícias, reportagens e peças publicitárias em várias mídias, os efeitos de sentido devidos ao tratamento e à composição dos elementos nas imagens em movimento, à performance, à montagem feita e ao ritmo, melodia, instrumentos e sampleamentos das músicas e efeitos sonoros. |
Leitura | Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente. | Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto: fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências, temáticas, temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses | Identifica em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente. |
Leitura | Identificar e analisar os efeitos de sentido que fortalecem a persuasão nos textos publicitários, relacionando as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados, como imagens, tempo verbal, jogos de palavras, figuras de linguagem etc., com vistas a fomentar práticas de consumo conscientes. | Efeitos de sentido: estratégias de persuasão e recursos linguístico- -discursivos | Identifica e analisa os efeitos de sentido que fortalecem a persuasão nos textos publicitários. |
Leitura | Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs, etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação, etc. | Efeitos de sentido: efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação, etc. | Infere e justifca em textos multissemióticos o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação. |
Leitura | Identificar, tendo em vista o contexto de produção, a forma de organização dos textos normativos e legais, a lógica de hierarquização de seus itens e subitens e suas partes: parte inicial (título – nome e data – e ementa), blocos de artigos (parte, livro, capítulo, seção, subseção), artigos (caput e parágrafos e incisos) e parte final(disposições pertinentes à sua implementação) e analisar efeitos de sentido causados pelo uso de vocabulário técnico, pelo uso do imperativo, de palavras e expressões que indicam circunstâncias, como advérbios e locuções adverbiais, de palavras que indicam generalidade, como alguns pronomes indefinidos, de forma a poder compreender o caráter imperativo, coercitivo e generalista das leis e de outras formas de regulamentação. | Reconstrução das condições de produção e circulação e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de textos normativos e legais |
Identifica tendo em vista o contexto de produção, a forma de organização dos textos normativos e legais, a lógica de hierarquização de seus itens e subitens e suas partes; Analisa efeitos de sentido causados pelo uso de recursos linguísticos de forma a poder compreender o caráter imperativo, coercitivoe generalista das leis e de outras formas de regulamentação. |
Leitura | Comparar, com a ajuda do professor, conteúdos, dados e informações de diferentes fontes, levando em conta seus contextos de produção e referências, identificando coincidências, complementaridades e contradições, de forma a poder identificar erros/imprecisões conceituais, compreender e posicionar-secriticamente sobre os conteúdos e informações em questão. | Relação entre textos: dados e informações de diferentes fontes, contextos de produção e referências, coincidências, complementaridades e contradições | Compara com a ajuda do professor, conteúdos, dados e informações de diferentes fontes, levando em conta seus contextos de produção e referências, identificando coincidências, complementaridades e contradições. |
Leitura | Utilizar pistas linguísticas – tais como “em primeiro/segundo/terceiro lugar”, “por outro lado”, “dito de outro modo”, isto é”, “por exemplo” – para compreender a hierarquização das proposições, sintetizando o conteúdo dos textos. |
Apreciação e réplica Operadores argumentativos |
Utiliza pistas linguísticas para compreender a hierarquização das proposições, sintetizando o conteúdo dos textos. |
Leitura | Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, e organizar, esquematicamente, com ajuda do professor, as informações necessárias (sem excedê-las) com ou sem apoio de ferramentas digitais, em quadros, tabelas ou gráficos. |
Estratégias e procedimentos de leitura Relação do verbal com outras semioses Procedimentos e gêneros de apoio à compreensão |
Seleciona informações e dados relevantes de fontes diversas, avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, e organiza, esquematicamente, as informações necessárias com ou sem apoio de ferramentas digitais, em quadros, tabelas ou gráficos. |
Leitura | Articular o verbal com os esquemas, infográficos, imagens variadas etc. na (re)construção dos sentidos dos textos de divulgação científica e retextualizar do discursivo para o esquemático – infográfico, esquema, tabela, gráfico, ilustração, etc. – e, ao contrário, transformar o conteúdo das tabelas, esquemas, infográficos, ilustrações etc. em texto discursivo, como forma de ampliar as possibilidades de compreensão desses textos e analisar as características das multissemioses e dos gêneros em questão. |
Estratégias e procedimentos de leitura Relação do verbal com outras semioses: esquemas, infográficos, tabelas, gráficos, ilustrações. Procedimentos e gêneros de apoio à compreensão dos textos de divulgação científica |
Articula o verbal com os esquemas, infográficos, imagens variadas etc. na (re)construção dos sentidos dos textos de divulgação científica, retextualizando do discursivo para o esquemático e, ao contrário. |
Leitura | Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas econsiderando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção. | Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção em textos literários | Infere a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares. |
Leitura | Posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta--capa, programa (de teatro, dança, exposição, etc.), sinopse, resenha crítica, comentário em blog/vlog cultural, etc., para selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, exposições, espetáculos, CD´s, DVD´s, etc.), diferenciando as sequências descritivas e avaliativas e reconhecendo- os como gêneros que apoiam a escolha do livro ou produção cultural e consultando-os no momento de fazerescolhas, quando for o caso. |
Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção Apreciação e réplica Sequências descritivas e avaliativas |
Posiciona-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta-capa, programa, sinopse, resenha crítica, comentário em blog/vlog cultural etc., para selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas. Diferenciando as sequências descritivas e avaliativas. |
Leitura | Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temática (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva | Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção de obras literárias | Participa de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva. |
Leitura | Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dostipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo. |
Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos Textos narrativos ficcionais |
Analisa em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos dediscurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas. |
Leitura | Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, artes visuais e midiáticas, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos-minuto, vidding, dentre outros. |
Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos Textos narrativos ficcionais |
Analisa em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos dediscurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas. |
Leitura | Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, artes visuais e midiáticas, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos-minuto, vidding, dentre outros. |
Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos Textos narrativos ficcionais |
Analisa em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos dediscurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas. |
Leitura | Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores. |
Estratégias de leitura. Apreciação e réplica. Procedimentos e estratégias de leitura. Características dosgêneros e suportes |
Lê e compreende de forma autônoma, selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros literários– expressando avaliação sobre otexto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores. |
Leitura | Analisar a organização de texto dramático apresentado em teatro, televisão, cinema, identificando e percebendo os sentidos decorrentes dos recursos linguísticos e semióticos que sustentam sua realização como peça teatral, novela, filme, etc. | Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos | Analisa a organização de texto dramático apresentado em teatro, televisão, cinema, identificando e percebendo os sentidos decorrentes dos recursos linguísticos e semióticos que sustentam sua realização como peça teatral, novela, filme, etc. |
Leitura | Realizar pesquisa, estabelecendo o recorte das questões, usando fontes abertas e confiáveis. | Curadoria de informação: pesquisa, recorte de questões e fontes abertas | Realiza pesquisa, estabelecendo o recorte das questões, usando fontes abertas e confiáveis. |
Leitura | Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais e desenvolver estratégias para reconhece- -las, a partir da verificação/avaliação do veículo, fonte, data e local da publicação, autoria, URL, da análise da formatação, da comparação de diferentes fontes, da consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade do relato dos fatos e denunciam boatos, etc | Relação entre textos: fatos, relevância social, comparação e ferramentas de curadoria | Analisa e comenta a cobertura da imprensa sobre fatos de relevância social, comparando diferentes enfoques por meio do uso de ferramentas de curadoria. |
Oralidade | Compreender e comparar as diferentes posições e interesses em jogo em uma discussão ou apresentação de propostas, avaliando a validade e força dos argumentos e as consequências do que está sendo proposto e, quando for o caso, formular e negociar propostas de diferentes naturezas relativas a interesses coletivos envolvendo a escola ou comunidade escolar. |
Escuta Apreender o sentido geral dos textos. Apreciação e réplica Produção/Proposta |
Compreende e compara as diferentes posições e interesses em jogo em uma discussão ou apresentação de propostas, avaliando a validade e força dos argumentos e as consequências do que está sendo proposto. |
Oralidade | Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas. | Discussão oral: Apresentação de propostas e defesas de opiniões | Posiciona-se, com respeito, de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões. |
Oralidade | Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas. | Discussão oral: Apresentação de propostas e defesas de opiniões | Posiciona-se, com respeito, de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões. |
Oralidade | Tomar nota em discussões, debates, palestras, apresentação de propostas, reuniões, como forma de documentar o evento e apoiar a própria fala (que pode se dar no momento do evento ou posteriormente, quando, por exemplo, for necessária a retomada dos assuntos tratados em outros contextos públicos, como diante dos representados). | Registro: seleção e hierarquização de ideias (principais e secundárias) | Toma nota em discussões, como forma de documentar o evento e apoiar a própria fala. |
Oralidade | Representar cenas ou textos dramáticos, considerando, na caracterização dos personagens, os aspectos linguísticos e paralinguísticos das falas (timbre e tom de voz, pausas e hesitações, entonação e expressividade, variedades e registros linguísticos), os gestos e os deslocamentos no espaço cênico, o figurino e a maquiagem e elaborando as rubricas indicadas pelo autor por meio do cenário, da trilha sonora e da exploração dos modos de interpretação. | Produção de textos orais: aspectos linguísticos e paralinguísticos das falas em textos dramáticos | Representa cenas ou textos dramáticos, considerando, na caracterização dos personagens, os aspectos linguísticos e paralinguísticos das falas, os gestos e os deslocamentos no espaço cênico, o figurino e a maquiagem e elaborando as rubricas indicadas pelo autor por meio do cenário, datrilha sonora e da exploração dos modos de interpretação. |
Oralidade | Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infantojuvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico- -editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais, etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessáriosaos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão. |
Leitura de textos literários diversos Recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos Oralização |
Lê em voz alta textos literários diversos tanto da tradição oral quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente; Emprega os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão. |
Oralidade | Definir o recorte temático da entrevista e o entrevistado, levantar informações sobre o entrevistado e sobre o tema da entrevista, elaborar roteiro de perguntas, realizar entrevista, a partir do roteiro, abrindo possibilidades para fazer perguntas a partir da resposta, se o contexto permitir, tomar nota, gravar ou salvar a entrevista e usar adequadamente as informações obtidas, de acordo com os objetivos estabelecidos |
Estratégias de produção Entrevista: levantamento de informações sobre o entrevistado e sobre o tema da entrevista, elaboração de roteiro de perguntas, realização da entrevista |
Define o recorte temático da entrevista e o entrevistado, levantando informações, elaborando roteiro de perguntas, realizando entrevista; Toma nota, grava ou salva a entrevista e usa adequadamente as informações obtidas, de acordo com os objetivos estabelecidos. |
Oralidade | Planejar coletivamente a realização de um debate sobre tema previamente definido, de interesse coletivo, com regras acordadas e planejar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido (o que pode envolver entrevistas com especialistas, consultas a fontes diversas, o registro das informações e dados obtidos etc.), tendo em vista as condições de produção do debate – perfil dos ouvintes e demais participantes, objetivos do debate, motivações para sua realização, argumentos e estratégias de convencimento mais eficazes, etc. e participar de debates regrados, na condição de membro de uma equipe de debatedor, apresentador/mediador, espectador (com ou sem direito a perguntas), e/ou de juiz/avaliador, como forma de compreender o funcionamento do debate, e poder participar de forma convincente, ética, respeitosa e crítica e desenvolver uma atitude de respeito e diálogo para com as ideias divergentes | Estratégias de produção: planejamento e participação em debates regrados: regras, posicionamento respeitoso e diálogo, consulta a fontes, registro das informações, condições de produção de debates, compreensão do funcionamento do debate | Planeja coletivamente a realização de um debate sobre tema previamente definido, de interesse coletivo, com regras acordadas e participa em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido. |
Oralidade | Tecer considerações e formular problematizações pertinentes, em momentos oportunos, em situações de aulas, apresentação oral, seminário, etc. |
Conversação espontânea Oralidade |
Tece considerações e formular problematizações pertinentes, em momentos oportunos, em situações de aulas, apresentação oral, seminário, etc. |
Oralidade | Tomar nota de videoaulas, aulas digitais, apresentações multimídias, vídeos de divulgação científica, documentários e afins, identificando, em função dos objetivos, informações principais para apoio ao estudo e realizando, quando necessário, uma síntese final que destaque e reorganize os pontos ou conceitos centrais e suas relações e que, em alguns casos, seja acompanhada de reflexões pessoais, que podem conter dúvidas, questionamentos, considerações, etc. |
Procedimentos de apoio à compreensão Tomada de notas: identificação de informações principais/pontos centrais. |
Toma nota, identificando informações principais para apoio ao estudo realizando, quando necessário, uma síntese final que destaque e reorganiza os pontos ou conceitos centrais e suas relações. |
Produção de textos | Planejar reportagem impressa e em outras mídias (rádio ou TV/vídeo, sites), tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. – a partir da escolha do fato a ser aprofundado ou do tema a ser focado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do levantamento de dados e informações sobre o fato ou tema – que pode envolver entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes diversas, análise de documentos, cobertura de eventos, etc. -, do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar etc., da produção de infográficos, quando for o caso, e da organização hipertextual (no caso a publicação em sites ou blogs noticiosos ou mesmo de jornais impressos, por meio de boxes variados). |
Estratégia de produção: planejamento de textos informativos Condições de produção: fato, tema, dados, fontes, análise de documentos e registros |
Planeja reportagem impressa e em outras mídias, tendo em vista as condições de produção do texto, a partir da escolha do fato a ser aprofundado ou do tema a ser focado, do levantamento de dados e informações sobre o fato ou tema. |
Produção de textos | Produzir reportagem impressa, com título, linha fina (optativa), organização composicional (expositiva, interpretativa e/ou opinativa), progressão temática e uso de recursos linguísticos compatíveis com as escolhas feitas e reportagens multimidiáticas, tendo em vista as condições de produção, as características do gênero, os recursos e mídias disponíveis, sua organização hipertextual e o manejo adequado de recursos de captação e edição de áudio e imagem e adequação à norma- -padrão. |
Estratégia de produção: textualização de textos informativos Organização composicional Características do gênero. Progressão temática Recursos Linguísticos Recursos e mídias |
Produz reportagem impressa e multimidiática, com título, linha fina (optativa), organização composicional, progressão temática e uso de recursos linguísticos compatíveis com as escolhas feitas. |
Produção de textos | Planejar artigos de opinião, tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do tema ou questão a ser discutido(a), da relevância para a turma, escola ou comunidade, do levantamento de dados e informações sobre a questão, de argumentos relacionados a diferentes posicionamentos em jogo, da definição – o que pode envolver consultas a fontesdiversas, entrevistas com especialistas, análise de textos, organização esquemática das informações e argumentos – dos (tipos de) argumentos e estratégias que pretende utilizar para convencer os leitores. |
Estratégia de produção: planejamento de textos argumentativos e apreciativos Condições de produção Tema, veículos de circulação, dados, informações, argumentação, consultas a diferentes fontes, organizaçãoesquemática e estratégias de convencimento |
Planeja artigos de opinião, tendo em vista as condições de produção do texto. |
Produção de textos | Produzir, revisar e editar peças e campanhas publicitárias, envolvendo o uso articulado e complementar de diferentes peças publicitárias: cartaz, banner, indoor, folheto, panfleto, anúncio de jornal/revista, para internet, spot, propaganda de rádio, TV, a partir da escolha da questão/problema/causa significativa para a escola e/ou a comunidade escolar, da definição do público-alvo, das peças que serão produzidas, das estratégias de persuasão e convencimento que serão utilizadas. |
Estratégias de produção: planejamento, textualização, revisão e edição de textos publicitários Estratégias de persuasão e convencimento |
Produz, revisa e edita peças e campanhas publicitárias, envolvendo o uso articulado e complementar de diferentes peças publicitárias. |
Produção de textos | Divulgar o resultado de pesquisas por meio de apresentações orais, verbetes de enciclopédias colaborativas, reportagens de divulgação científica, vlogs científicos, vídeos de diferentes tipos, etc. |
Estratégias de escrita: textualização, revisão e edição Textos de divulgação científica |
Divulga o resultado de pesquisas por meio de apresentações orais, verbetes de enciclopédias colaborativas, reportagens de divulgação científica, vlogs científicos, vídeos de diferentes tipos, etc. |
Produção de textos | Produzir resenhas, a partir das notas e/ou esquemas feitos, com o manejo adequado das vozes envolvidas (do resenhador, do autor da obra e, se for o caso, também dos autores citados na obra resenhada), por meio do uso de paráfrases, marcas do discurso reportado e citações. |
Estratégias de escrita: textualização, Revisão e edição Marcas do discurso Citações |
Produz resenhas, a partir das notas e/ou esquemas feitos, com o manejo adequado das vozes envolvidas. |
Produção de textos | Realizar enquetes e pesquisas de opinião, de forma a levantar prioridades, problemas a resolver ou propostas que possam contribuir para melhoria da escola ou da comunidade, caracterizar demanda/necessidade, documentando-a de diferentes maneiras por meio de diferentes procedimentos, gêneros e mídias e, quando for o caso, selecionar informações e dados relevantes de fontes pertinentes diversas (sites, impressos, vídeos etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, que possam servir de contextualização e fundamentação de propostas, de forma a justificar a proposição de propostas, projetos culturais e ações de intervenção. | Estratégia de produção: planejamento de textos reivindicatórios ou propositivos. | Realiza enquetes e pesquisas de opinião, de forma a levantar prioridades, problemas a resolver ou propostas, documentando-as de diferentes maneiras por meio de diferentesprocedimentos, gêneros e mídias. |
Produção de textos | Produzir roteiros para elaboração de vídeos de diferentes tipos (vlog científico, vídeo-minuto, programa de rádio, podcasts) para divulgação de conhecimentos científicos e resultados de pesquisa, tendo em vista seu contexto de produção, os elementos e a construção composicional dos roteiros. | Estratégias de produção: contexto de produção, elementos e construção composicional dos roteiros | Produz roteiros para elaboração de vídeos de diferentes tipos para divulgação de conhecimentos científicos e resultados de pesquisa. |
Produção de textos | Elaborar texto teatral, a partir da adaptação de romances, contos, mitos, narrativas de enigma e de aventura, novelas, biografias romanceadas, crônicas, dentre outros, indicando as rubricas para caracterização do cenário, do espaço, do tempo; explicitando a caracterização física e psicológica dos personagens e dos seus modos de ação; reconfigurando a inserção do discurso direto e dos tipos de narrador; explicitando as marcas de variação linguística (dialetos, registros e jargões) e retextualizando o tratamento da temática. | Relação entre textos: adaptação de romances, contos, mitos, narrativas de enigma e de aventura, novelas, biografias romanceadas, crônicas | Elabora texto teatral, a partir da adaptação de textos literários indicando as rubricas para caracterização do cenário, do espaço, do tempo; explicitando a caracterização física e psicológica dos personagens e dos seus modos de ação; reconfigurando a inserção do discurso direto e dos tipos de narrador; explicitando as marcas de variação linguística e retextualizando o tratamento da temática. |
Produção de textos | Criar contos ou crônicas (em especial, líricas), crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventura e de ficção científica, dentre outros, com temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos, e, no caso de produção em grupo, ferramentas de escrita colaborativa. |
Construção da textualidade: conhecimentos estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos Ferramentas de escrita colaborativa |
Cria contos ou crônicas com temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos. |
Produção de textos | Parodiar poemas conhecidos da literatura e criar textos em versos (como poemas concretos, ciberpoemas, haicais, liras, microrroteiros, lambe-lambes e outros tipos de poemas), explorando o uso de recursos sonoros e semânticos (como figuras de linguagem e jogos de palavras) e visuais (como relações entre imagem e texto verbal e distribuição da mancha gráfica), de forma a propiciar diferentes efeitos de sentido. | Relação entre textos: Recursos sonoros e semânticos como figuras de linguagem e jogos de palavras) e visuais (como relações entre imagem e texto verbal e distribuição da mancha gráfica) |
Parodia poemas conhecidos da literatura; Criar textos em versos, explorando o uso de recursos sonoros e semânticos e visuais. |
Produção de textos | Criar contos ou crônicas (em especial, líricas), crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventura e de ficção científica, dentre outros, com temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos, e, no caso de produção em grupo, ferramentas de escrita colaborativa. |
Construção da textualidade: conhecimentos estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos Ferramentas de escrita colaborativa |
Cria contos ou crônicas com temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos. |
Produção de textos | Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado, assumindo posição diante de tema polêmico, argumentando de acordo com a estrutura própria desse tipo de texto e utilizando diferentes tipos de argumentos – de autoridade, comprovação, exemplificação princípio, etc. |
Textualização de textos argumentativos e apreciativos Tipos de argumentos (autoridade, comprovação, exemplificação princípio, etc.) |
Produz artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado, assumindo posição diante de tema polêmico, utilizando diferentes tipos de argumentos. |
Análise linguística/ semiótica | Analisar, em textos argumentativos, reivindicatórios e propositivos, os movimentos argumentativos utilizados (sustentação, refutação e negociação), avaliando a força dos argumentos. | Movimentos argumentativos e força dos argumentos: (sustentação, refutação e negociação) | Analisa em textos argumentativos, reivindicatórios e propositivos, os movimentos argumentativos utilizados (sustentação, refutação e negociação), avaliando a força dos argumentos utilizados. |
Análise linguística/ semiótica | Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta, etc. |
Construção composicional: Formas de composição dos gêneros jornalísticosda ordem do relatar. Contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos. |
Analisa e utiliza s formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, da ordem do argumentar, e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta, etc. |
Análise linguística/ semiótica | Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico- discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens). |
Estilo: recursos estilísticos e semióticos Aspectos relativos ao tratamento da informação. Escolhas lexicais Imparcialidade Morfologia do verbo Marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais Formas de imperativo em gêneros publicitários Estratégias de persuasão |
Percebe e analisa os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos. |
Análise linguística/ semiótica | Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos (“primeiramente, mas, no entanto, em primeiro/segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão”, etc.). |
Estilo: escrita e reescrita Recursos linguísticos Relação de sentindo entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão. Tipos de argumentos. Composição de textos. Coesão e coerência. Progressão temática |
Utiliza na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão. |
Análise linguística/ semiótica | Analisar a forma composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/ jurídicos e a gêneros da esfera política, tais como propostas, programas políticos (posicionamento quanto a diferentes ações a serem propostas, objetivos, ações previstas, etc.), propaganda política (propostas e sua sustentação, posicionamento quanto a temas em discussão) e textos reivindicatórios: cartas de reclamação, petição (proposta, suas justificativas e ações a serem adotadas) e suas marcas linguísticas, de forma a incrementar a compreensão de textos pertencentes a esses gêneros e a possibilitar a produção de textos mais adequados e/ou fundamentados quando isso for requerido. |
Análise de textos legais/normativos, propositivos e reivindicatórios Forma composicional de textos Marcas linguísticas Compreensão de textos |
Analisa a forma composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/ jurídicos e a gêneros da esfera política e suas marcas linguísticas. |
Análise linguística/ semiótica | Observar os mecanismos de modalização adequados aos textos jurídicos, as modalidades deônticas, que se referem ao eixo da conduta (obrigatoriedade/permissibilidade) como, por exemplo: Proibição: “Não se deve fumar em recintos fechados.”; Obrigatoriedade: “A vida tem que valer a pena.”; Possibilidade: “É permitido a entrada de menores acompanhados de adultos responsáveis”, e os mecanismos de modalização adequados aos textos políticos e propositivos, as modalidades apreciativas, em que o locutor exprime um juízo de valor (positivo ou negativo) acerca do que enuncia. Por exemplo: “Que belo discurso!”, “Discordo das escolhas de Antônio.” “Felizmente, o buraco ainda não causou acidentes mais graves.” | Modalização: Mecanismos de modalização, Modalidades deônticas | Observa os mecanismos de modalização adequados aos textos jurídicos. |
Análise linguística/ semiótica | Analisar, em gravações de seminários, conferências rápidas, trechos de palestras, dentre outros, a construção composicional dos gêneros de apresentação – abertura/saudação, introdução ao tema, apresentação do plano de exposição, desenvolvimento dos conteúdos, por meio do encadeamento de temas e subtemas (coesão temática), síntese final e/ou conclusão, encerramento –, os elementos paralinguísticos (tais como: tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração, etc.) e cinésicos (tais como: postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio, etc.), para melhor performar apresentações orais no campo da divulgação do conhecimento. |
Construção composicional de gêneros de exposição oral: abertura/saudação, introdução ao tema, plano de exposição, desenvolvimento dos conteúdos/tema e subtemas (coesão temática e síntese final e/ou conclusão, encerramento Elementos paralinguísticos |
Analisa em gravações de seminários, conferências rápidas, trechos de palestras, dentre outros, a construção composicional dos gêneros de apresentação, os elementos paralinguísticos e cinésicos para melhor performar apresentações orais no campo da divulgação do conhecimento. |
Análise linguística/ semiótica | Analisar a construção composicional dos textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos: título, (olho), introdução, divisão do texto em subtítulos, imagens ilustrativas de conceitos, relações, ou resultados complexos (fotos, ilustrações, esquemas, gráficos, infográficos, diagramas, figuras, tabelas, mapas), etc., exposição, contendo definições, descrições, comparações, enumerações, exemplificações e remissões a conceitos e relações por meio de notas de rodapé, boxes ou links; ou título, contextualização do campo, ordenação temporal ou temática por tema ou subtema, intercalação de trechos verbais comfotos, ilustrações, áudios, vídeos etc. e reconhecer traços da linguagem dos textos de divulgação científica, fazendo uso consciente das estratégias de impessoalização da linguagem (ou de pessoalização, se o tipo de publicação e objetivos assim o demandarem, como em alguns podcasts e vídeos de divulgação científica), 3ª pessoa, presente atemporal, recurso à citação, uso de vocabulário técnico/especializado, etc., como forma de ampliar suas capacidades de compreensão e produção de textos nesses gêneros. | Construção composicional e estilo dos gêneros de divulgação científica: estratégias de impessoalização da linguagem ou de pessoalização, 3ª pessoa, presente atemporal, recurso à citação, uso de vocabulário técnico/especializado |
Analisa a construção composicional dos textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos; Reconhece traços da linguagem dos textos de divulgação científica, fazendo uso consciente das estratégias de impessoalização da linguagem 3ª pessoa, presente atemporal, recurso à citação, uso de vocabulário técnico/especializado, etc. |
Análise linguística/ semiótica | Identificar e utilizar os modos de introdução de outras vozes no texto – citação literal e sua formatação e paráfrase –, as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados (“Segundo X; De acordo com Y; De minha/nossa parte, penso/amos que”...) e os elementos de normatização (tais como as regras de inclusão e formatação de citações e paráfrases, de organização de referências bibliográficas) em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a retextualização ocorrem nesses textos. |
Marcas linguísticas Intertextualidade Citação literal e sua formatação e paráfrase |
Identifica e utiliza os modos de introdução de outras vozes no texto – citação literal e sua formatação e paráfrase e os elementos de normatização em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a retextualização ocorrem nesses textos. |
Análise linguística/ semiótica | Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas, etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo. | Recursos linguísticos e semióticos em gêneros literários: variações no ritmo, modulações no tom de voz, pausas, manipulações do estrato sonoro da linguagem, figuras de linguagem, emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas | Analisa os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitosde sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas, que funcionam como modificadores. |
Análise linguística/ semiótica | Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico. |
Variação linguística: variedades da língua Norma padrão Preconceito linguístico |
Reconhece as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico. |
Análise linguística/ semiótica | Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada. | Variação linguística: regras e normas da norma-padrão | Faz uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada. |
Análise linguística/ semiótica | Analisar, em textos argumentativos e propositivos, os movimentos argumentativos de sustentação, refutação e negociação e os tipos de argumentos, avaliando a força/tipo dos argumentos utilizados. | Argumentação: movimentos argumentativos, tipos de argumento e força argumentativa | Analisa em textos argumentativos e propositivos, os movimentos argumentativos de sustentação, refutação e negociação e os tipos de argumentos, avaliando a força/tipo dos argumentos utilizados. |
Análise linguística/ semiótica | Utilizar, nos debates, operadores argumentativos que marcam a defesa de ideia e de diálogo com a tese do outro: concordo, discordo, concordo parcialmente, do meu ponto de vista, na perspectiva aqui assumida, etc. | Estilo: operadores argumentativos (concordo, discordo, concordo parcialmente, do meu ponto de vista, na perspectiva aqui assumida, etc.) | Utiliza nos debates, operadores argumentativos que marcam a defesa de ideia e de diálogo com a tese do outro. |
Análise linguística/ semiótica | Utilizar, nos debates, operadores argumentativos que marcam a defesa de ideia e de diálogo com a tese do outro: concordo, discordo, concordo parcialmente, do meu ponto de vista, na perspectiva aqui assumida, etc. | Estilo: operadores argumentativos (concordo, discordo, concordo parcialmente, do meu ponto de vista, na perspectiva aqui assumida, etc.) | Utiliza nos debates, operadores argumentativos que marcam a defesa de ideia e de diálogo com a tese do outro. |
Análise linguística/ semiótica | Analisar a modalização realizada em textos noticiosos e argumentativos, por meio das modalidades apreciativas, viabilizadas por classes e estruturas gramaticais como adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais, orações adjetivas e adverbiais, orações relativas restritivas e explicativas etc., de maneira a perceber a apreciação ideológica sobre os fatos noticiados ou as posições implícitas ou assumidas. | Modalização: modalidades apreciativas (classes e estruturas gramaticais como adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais, orações adjetivas e adverbiais, orações relativas restritivas e explicativas, etc.). | Analisa a modalização realizada em textos noticiosos e argumentativos, de maneira a perceber a apreciação ideológica sobre os fatos noticiados ou as posições implícitas ou assumidas. |
Análise linguística/ semiótica | Utilizar e perceber mecanismos de progressão temática, tais como retomadas anafóricas (“que, cujo, onde”, pronomes do caso reto e oblíquos, pronomes demonstrativos, nomes correferentes, etc.), catáforas (remetendo para adiante ao invés de retomar o já dito), uso de organizadores textuais, de coesivos, etc., e analisar os mecanismos de reformulação e paráfrase utilizados nos textos de divulgação do conhecimento. |
Textualização Progressão temática: Mecanismos de progressão temática Organizadores textuais (coesão) Mecanismos de reformulação e paráfrase |
Utiliza e percebe mecanismos de progressão temática e analisa os mecanismos de reformulação e paráfrase utilizados nos textos de divulgação do conhecimento, |
Análise linguística/ semiótica | Analisar a estrutura de hipertexto e hiperlinks em textos de divulgação científica que circulam na Web e proceder à remissão a conceitos e relações por meio de links. | Textualização: estrutura de hipertexto e hiperlinks em textos de divulgação científica | Analisa a estrutura de hipertexto e hiperlinks em textos de divulgação científica que circulam na Web e proceder à remissão a conceitos e relações por meio de links. |
Análise linguística/ semiótica | Analisar e utilizar modalização epistêmica, isto é, modos de indicar uma avaliação sobre o valor de verdade e as condições de verdade de uma proposição, tais como os asseverativos – quando se concorda com (“realmente, evidentemente, naturalmente, efetivamente, claro, certo, lógico, sem dúvida”, etc.) ou discorda de (“de jeito nenhum, de forma alguma”) uma ideia; e os quase-asseverativos, que indicam que se considera o conteúdo como quase certo (“talvez, assim, possivelmente, provavelmente, eventualmente”). | Modalização | Analisa modalização epistêmica. |
Análise linguística/ semiótica | Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras. | Figuras de linguagem: ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras | Analisa os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem. |
Análise linguística/ semiótica | Escrever textos corretamente, de acordo com a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período. | Fono-ortografia: norma-padrão, estruturas sintáticas (oração e período) | Escreve textos corretamente, de acordo com a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período. |
Análise linguística/ semiótica | Identificar, em textos lidos e em produções próprias, orações com a estrutura sujeito-verbo de ligação- predicativo. | Morfossintaxe: orações com a estrutura sujeito/verbo de ligação/predicativo | Identifica em textos lidos e em produções próprias, orações com a estrutura sujeito- verbo de ligação-predicativo. |
Análise linguística/ semiótica | Diferenciar, em textos lidos e em produções próprias, o efeito de sentido do uso dos verbos de ligação “ser”, “estar”, “ficar”, “parecer” e “permanecer”. | Morfossintaxe: verbos de ligação “ser”, “estar”, “ficar”, “parecer” e “permanecer | Diferencia em textos lidos e em produções próprias, o efeito de sentido do uso dos verbos de ligação “ser”, “estar”, “ficar”, “parecer” e “permanecer”. |
Análise linguística/ semiótica | Comparar o uso de regência verbal e regência nominal na norma-padrão com seu uso no português brasileiro coloquial oral. | Morfossintaxe: regência verbal e regência nominal, norma-padrão | Compara o uso de regência verbal e regência nominal na norma-padrão com seu uso no português brasileiro coloquial oral. |
Análise linguística/ semiótica | Comparar o uso de regência verbal e regência nominal na norma-padrão com seu uso no português brasileiro coloquial oral. | Morfossintaxe: regência verbal e regência nominal, norma-padrão | Compara o uso de regência verbal e regência nominal na norma-padrão com seu uso no português brasileiro coloquial oral. |
Análise linguística/ semiótica | Identificar, em textos lidos e em produções próprias, a relação que conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas e subordinativas estabelecem entre as orações que conectam. | Morfossintaxe: conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas e subordinativas. | Identifica em textos lidos e em produções próprias, a relação que conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas e subordinativas estabelecem entre as orações que conectam |
Análise linguística/ semiótica | Identificar, em textos lidos e em produções próprias, a relação que conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas e subordinativas estabelecem entre as orações que conectam. | Identificar, em textos lidos e em produções próprias, a relação que conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas e subordinativas estabelecem entre as orações que conectam. | Identificar, em textos lidos e em produções próprias, a relação que conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas e subordinativas estabelecem entre as orações que conectam. |
Análise linguística/ semiótica | Identificar efeitos de sentido do uso de orações adjetivas restritivas e explicativas em um período composto. | Elementos notacionais da escrita/morfossintaxe: orações adjetivas restritivas e explicativas em um período composto | Identifica efeitos de sentido do uso de orações adjetivas restritivas e explicativas em um período composto. |
Análise linguística/ semiótica | Comparar as regras de colocação pronominal na norma-padrão com o seu uso no português brasileiro coloquial. | Coesão: colocação pronominal e norma-padrão | Compara as regras de colocação pronominal na norma-padrão com o seu uso no português brasileiro coloquial. |
Análise linguística/ semiótica | Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial (conjunções e articuladores textuais). | Coesão: recursos de coesão sequencial (conjunções e articuladores textuais) | Infere efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial (conjunções e articuladores textuais). |
Análise linguística/ semiótica | Identificar estrangeirismos, caracterizando-os segundo a conservação, ou não, de sua forma gráfica de origem, avaliando a pertinência, ou não, de seu uso | Variação linguística: estrangeirismos | Identifica estrangeirismos, caracterizando-os segundo a conservação, ou não, de sua forma gráfica de origem, avaliando a pertinência, ou não, de seu uso. |