EIXO UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (HABILIDADES) CONHECIMENTOS ESSENCIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Oralidade Interação Discursiva

Compreensão Oral

Produção Oral
Interagir com o professor e colegas, procurando utilizar a língua inglesa sempre que possível;

Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola, a comunidade, a rotina, etc.;

Reconhecer, com o apoio de imagens, palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos escritos e orais.

Aplicar a língua inglesa para falarem de si e dos outros, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas;

Representar, a partir de diálogos e/ou dramatizações, estórias diversas.
Oralidade:
What’s your name? My name is…; I’m…;
How are you today? I’m…;
What’s your favorite color? My favorite color is…;
How big is your family? It’s big. It’s small;
Do you have a pet? Yes, I have a/an…/ No, I don’t;
What do you have for breakfast, lunch, dinner? I have …;
What do you like to eat/drink? I like…;
What’s your favorite toy? My favorite toy is …;
How old are you? I’m…;
What’s this? It’s…;
How many … do you have? I have…;
Do you have…? I have a/an …;
Where is the…?;
Verb to be: I’m…, It’s…; - Preferences: I like…, I don’t like…;

Escuta professor ou áudio e associa o léxico estudado ao seu referente;

Expressa-se por meio da música, relacionando gestos com a letra trabalhada em sala.
Escrita Práticas de Escrita Reproduzir textos simples como: listas, legendas de ilustrações, etc. Gêneros Discursivos:
Reproduzir textos escritos em língua inglesa para aprimorar o léxico estudado (crachá, etiquetas, tirinhas, listas, cartazes, outdoor, perfil, fotolegendas, cartões comemorativos; dramatizações; pequenos diálogos, entre outros) de acordo com seu nível linguístico e cognitivo.
Reproduz textos escritos em língua inglesa para aprimorar o léxico estudado (a partir de um gênero discursivo) de acordo com seu nível linguístico e cognitivo;
Conhecimentos Linguísticos Estudo do Léxico Vivenciar situações de uso da língua em sala de aula, observando expressões da rotina social relacionadas à chamada It’s me, Present! e classroom language tais como: May I come in?; May I go to the restroom?, Pay attention, please!, Hello!; Bye!, entre outras. O uso dessas expressões pelo professor e pelos estudantes contribui de maneira significativa para que a construção de repertório lexical nos contextos do convívio social e da sala de aula aconteça de maneira significativa;

A partir de imagens, construir repertório lexical relativo aos conteúdos estudados.
Léxico:
Identity;
Greetings;
Colors;
Family;
Pets;
Parts of the House/School;
Meals;
Games and Toys;
Nature;
Numbers (Cardinal): 1-10;
Face and body;
School supplies;
Party items;
Playground equipment;
Feelings;
Opposites.
Fala e compreende o léxico estudado em sala, a partir de atividades diversas como: palavras cruzadas, caça- -palavras, atividades de relacionar, flashcards, entre outras;

Relaciona imagem com o léxico estudado.
Conhecimentos Linguísticos Gramática Aplicar chunks de linguagem, de modo intuitivo, para expressar-se na língua alvo. Gramática: Articles: a/an;
Demonstrative pronoun: this;
Modal can: I can see/touch/make;
Subject pronouns: I, you, he, she, it;
- Possessive adjective: my, your.
Fala e compreende o léxico estudado em sala, a partir de atividades diversas como: palavras cruzadas, caça- -palavras, atividades de relacionar, flashcards, entre outras;

Relaciona imagem com o léxico estudado.
Dimensão Intercultural A língua inglesa no mundo

A língua inglesa no cotidiano da sociedade brasileira/comu nidade
A partir de pesquisa e análise do mundo a sua volta, observar a presença do inglês na comunidade (palavras presentes em propagandas, programas televisivos e da internet). Dimensão intercultural: Sugere-se a inserção da literatura, música, cinema, entre outras formas de arte para desenvolver a dimensão intercultural em sala de aula. Identifica a presença da língua inglesa no dia a dia relacionando com sua importância no contexto atual (embalagens, roupas, propagandas, programas de televisão, aplicativos, internet, etc.).