EIXO | UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (HABILIDADES) | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
---|---|---|---|---|
Oralidade |
Interação Discursiva Compreensão Produção Oral |
Interagir com o professor e colegas, procurando utilizar a língua inglesa sempre que possível; Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola, a comunidade, a rotina, etc.; Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais; Aplicar a língua inglesa para falarem de si e dos outros, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas; Representar, a partir de dramatizações, estórias diversas |
Oralidade: How do you spell it? It’s …; Do you have a pet? Yes, I do. No, I don’t; How many brothers and sisters do you have? I have one… two…; What do you like to eat? What do you like to drink? I like…, I don’t like…; How old are you? I’m …; How are you today? I’m …; What’s the day today? It’s …; My favorite… is…; How do you come to school? I come… |
Escuta professor ou áudio e associa o léxico estudado ao seu referente; Expressa-se por meio da música relacionando gestos com a letra trabalhada em sala |
Leitura |
Estratégia de leitura Práticas de leitura e de construção de repertório lexical Atitudes e disposições favoráveis do leitor |
Formular hipóteses sobre um texto em língua inglesa, com o apoio de palavras cognatas, imagens, contexto, etc; Explorar recursos visuais presentes no dia a dia e virtuais para construir repertório lexical na língua inglesa. |
Gêneros Discursivos: Os conhecimentos descritos devem ser trabalhados com base em gêneros orais e escritos. Sugere-se, a partir dos conhecimentos acima listados: músicas, clipe, vídeos, sitcom, listas, álbum de fotos, cartazes, rotina alimentar, perfil, fotolegendas, tabelas, maquetes, cartões comemorativos; dramatizações; pequenos diálogos, etc. |
Identifica textos diversos, reconhecendo as características essenciais que constituem o gênero discursivo. |
Escrita | Práticas de escrita | Reproduzir textos escritos em língua inglesa sobre si mesmo, sua família, seus amigos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar, a partir de gêneros textuais diversos. |
Gêneros Discursivos: Reproduzir textos escritos em língua inglesa para aprimorar o léxico estudado. Sugere-se, a partir dos conhecimentos acima listados: músicas, clipes, vídeos, sitcom, listas, álbum de fotos, cartazes, rotina alimentar, perfil, fotolegendas, tabelas, maquetes, cartões comemorativos; dramatizações; pequenos diálogos, etc. |
Reproduz textos escritos em língua inglesa para aprimorar o léxico estudado (a partir de um gênero discursivo), de acordo com seu nível linguístico e cognitivo. |
Conhecimentos Linguísticos | Gramática | Aplicar chunks de linguagem, de modo intuitivo, para expressar-se na língua alvo. |
Gramática: Articles: the; a/an; Demonstrative pronoun: this, these; Modal can; Possessive adjective: my, your, our; Preposition of time: on (day of the week); Question words: (what, where, when,who, which); Subject pronouns: (I, he, she, it) Verb to hav. |
Fala e compreende o léxico estudado em sala, a partir de atividades diversas como: palavras cruzadas, caça- palavras, atividades de relacionar, flashcards, entre outras Relaciona imagem com o léxico estudado. |
Dimensão Intercultural |
A língua inglesa no mundo A língua inglesa no cotidiano da sociedade brasileira/com unidade |
Explorar modos de falar nos diversos contextos em que a língua inglesa está presente. |
Dimensão intercultural: Sugere-se a inserção da literatura, música, cinema, entre outras formas de arte para desenvolver a dimensão intercultural em sala de aula. |
Identifica a presença da língua inglesa no dia a dia, relacionando com sua importância no contexto atual (embalagens, roupas, propagandas, programas de televisão, aplicativos, internet, etc). |