EIXO UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (HABILIDADES) CONHECIMENTOS ESSENCIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Oralidade Interação Discursiva

Compreensão

Produção Oral
Expressar-se oralmente na língua inglesa a partir do repertório lexical que já possui, aprimorando-o gradativamente;

Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral;

Utilizar a língua inglesa em situação real de comunicação, primeiramente a partir das instruções dadas pelo professor. Ex: Open your book!, Take your pencil!, Open the window!, etc;

Entrevistar os colegas sobre assuntos relacionados ao cotidiano, à família e à escola, e a partir das informações coletadas, reportar as respostas ao grande grupo.
Oralidade:
Where is the …? It’s near, next to, opposite…;
What are you wearing today? I’m wearing…;
What’s he/she wearing today? He/she is wearing…:
When is your birthday? It’s on …;
What time do you …? I … at 3 o´clock;
When is …? It’s on …;
What do you eat in the morning, afternoon…? I eat…;
What’s the weather like today? It’s…;
Can I have…, please?
I’ll have …;
- Me too/neither.
Reconhece informações gerais e específicas em textos orais;

Associa signo oral/escrito com o imagético.
Leitura Estratégia de leitura

Práticas de leitura e de construção de repertório lexical

Atitudes e disposições favoráveis do leitor
Formular hipóteses sobre um texto em língua inglesa, com o apoio de palavras cognatas, imagens, contexto, etc;

Explorar recursos visuais presentes no dia a dia e virtuais para construir repertório lexical na língua inglesa.
Gêneros Discursivos:
Os conhecimentos descritos devem ser trabalhados a partir de gêneros orais e escritos. Sugere-se, a partir dos conhecimentos acima listados: calendário, horário escolar, previsão do tempo, músicas, clipes, vídeos, sitcom, gêneros em circulação – mídias e práticas da cultura digital – perfil de blogs, redes sociais, websites e posts, poema, texto informativo, tíquete/ingresso, ficha de classificaçãocientífica, verbete de dicionários, árvore genealógica, etc.
Compreende textos diversos, reconhecendo as características essenciais que constituem o gênero discursivo.
Escrita Estratégias de escrita: pré-escrita e escrita
Práticas de escrita
Planejar a escrita de textos simples, em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte);

A partir de perguntas norteadoras, listar ideias para a produção de textos, considerando o tema e o assunto;

Produzir textos escritos, sobre si mesmo, sua família, seus amigos, preferências e rotinas a partir de gêneros textuais.
Gêneros Discursivos:
Produzir textos escritos em língua inglesa para aprimorar o léxico estudado. Sugere-se a partir dos conhecimentos acima listados: calendário, horário escolar, previsão do tempo, músicas, clipes, vídeos, sitcom, gêneros em circulação – mídias e práticas da cultura digital – perfil de blogs, redes sociais, websites e posts, poema, texto informativo, tíquete/ingresso, ficha de classificação científica, verbete de dicionários, árvore genealógica, etc.
Produz textos escritos em língua inglesa para aprimorar o léxico estudado (a partir de um gênero discursivo), escrevendo sobre si mesmo, sua família, seus amigos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar, de acordo com seu nível cognitivo.
Conhecimentos Linguísticos Estudo do Léxico Construir repertório lexical relativo aos conteúdos estudados;

Aplicar na fala e escrita estruturas linguísticas utilizadas em sala, de modo contextualizado e de acordo com seu nível linguístico.
Léxico:
Places in the city;
Colors and shapes;
Clothing items;
Dates: days of the week;
Months of the year;
Ordinal numbers (1st – 31st);
Time;
Daily activities;
Holidays and celebrations;
Family and people;
Food and drink;
Numbers (cardinal): 1-60;
Weather conditions;
Seasons of the year;
Environment;
- School subjects and supplies.
Fala e compreende o léxico estudado em sala conforme nível cognitivo;

Relaciona signo linguístico com o léxico estudado;

Utiliza expressões estudadas em sala de aula nos mais diversos contextos.
Conhecimentos Linguísticos Gramática Aplicar na fala e escrita estruturas linguísticas utilizadas em sala, de modo contextualizado e de acordo com seu nível linguístico. Gramática:
Articles: the, a/an;
Demonstrative pronouns: this, these, that, those;
Object pronouns: it, them;
Possessive adjective: my, your, our, his, her;
Prepositions of place: on, in, near, opposite, next to;
Prepositions of time: in, on, at;
Present Simple: interrogative,
- affirmative and negative (Short answers);
Question words;
Subject pronouns;
- Verb there to be.
Fala e compreende o léxico estudado em sala conforme nível cognitivo;

Relaciona signo linguístico com o léxico estudado;

Utiliza expressões estudadas em sala de aula nos mais diversos contextos.
Dimensão Intercultural A língua inglesa no mundo

Comunicação intercultural
Apreciar textos narrativos em língua inglesa (contos, poemas, leitura de livros de imagens, em versão original ou simplificada), como forma de valorizar a literatura universal; Dimensão intercultural:
Sugere-se a inserção da literatura, música, cinema, entre outras formas de arte para desenvolver a dimensão intercultural em sala de aula.
Dimensão Intercultural

Identifica os elementos da estória, como: personagens, características, cenário, etc;