EIXO | UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (HABILIDADES) | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
---|---|---|---|---|
Oralidade |
Interação Discursiva Compreensão Produção Oral |
Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa; Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade; Solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas; Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares; Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas Planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola, compartilhando-a oralmente com o grupo. |
Oralidade: Apresentar-se em inglês; Expressar oralmente palavras e/ou expressões de uso do inglês no cotidiano; Falar sobre a escola e compreender/dar comandos de sala de aula; Nomear e apresentar membros da sua família; Nomear animais e utilizar adjetivos para descrevê-lo; Falar sobre os lugares de sua vizinhança; Citar ações para ajudar o planeta; Identificar e nomear os esportes; Falar sobre o que usam de tecnologias e suas preferências. |
Coleta informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade; Reconhece, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas diversos; Compreende perguntas/comand os e produz respostas oralmente conforme nível cognitivo. |
Leitura |
Estratégias de leitura Práticas de leitura e fruição Atitudes e disposições favoráveis do leitor |
Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas; Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas; Localizar informações específicas em texto. Conhecer a organização de um dicionário bilíngue (impresso e/ou on- line) para construir repertório lexical; Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para construir repertório lexical na língua inglesa; Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica. |
Gêneros Discursivos: Os conteúdos descritos devem ser trabalhados a partir de gêneros orais e escritos de acordo com o contexto regional/ local. Sugere-se, a partir dos conteúdos acima listados: apresentação pessoal, id card, traffic signs, propagandas, comerciais, rótulos, fichas informativas, horário escolar, agenda, calendário, guia de orientações, árvore genealógica, fotolegendas, HQs, fábulas, posters, mapas, maquetes, folders, regras esportivas, sites colaborativos, rede social, tutoriais, e- mail, gameplay e perfil, menus, pirâmide alimentar, músicas, filmes entre outros. |
Compreende textos diversos, reconhecendo as características essenciais que constituem o gênero discursivo. |
Escrita |
Estratégias de escrita: pré-escrita e escrita Práticas de escrita |
Listar ideias para a produção de textos, levando em conta o tema e o assunto; Organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto; Produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogues, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar. |
Gêneros Discursivos: Produzir textos escritos em língua inglesa para aprimorar o léxico estudado. Sugere-se, a partir dos conteúdos acima listados: apresentação pessoal, id card, traffic signs, propagandas, comerciais, rótulos, fichas informativas, horário escolar, agenda, calendário, guia de orientações, árvore genealógica, fotolegendas, HQs, fábulas, posters, mapas, maquetes, folders, regras esportivas, sites colaborativos, rede social, tutoriais, e-mail, gameplay e perfil, menus, pirâmide alimentar, músicas, filmes entre outros. |
Produz textos escritos em língua inglesa, considerando as características essenciais que constituem o gênero, com coesão e coerência. |
Conhecimentos Linguísticos | Estudo do Léxico |
Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula; Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros); Reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e/ou outras línguas conhecidas. |
Léxico: Greetings; Countries and Nationalities; Alphabet; Colors; Numbers from 1 to 100; Months of the year; Ordinal Numbers; School Objects; Days of the week; Time; Food; Animals; Adjectives; Parts of the house; Furniture; Places in the city; Sports; Technology; Opposites. |
Reconhece e escreve textos em língua inglesa. |
Conhecimentos Linguísticos | Gramática |
Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias; Utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso; Reconhecer o uso do imperativo em enunciados de atividades, comandos e instruções; Descrever relações por meio do uso de apóstrofo (’) + s; Empregar, de forma inteligível, os adjetivos possessivos. |
Gramática: Definite and indefinite articles; Capital letters; Verb To Be; There is/are; Subject Pronouns; Simple Present; Imperatives; Plurals; Genitive Case (‘s); Demonstrative Pronouns; Possessive Adjectives; Prepositions of places; Modal verbs (can/can’t, should/shouldn’t)Interrogative Pronouns; Present Continuous; |
Utiliza estruturas linguísticas para identificar pessoas, descrever lugares e rotinas diárias. |
Dimensão Intercultural |
A língua inglesa no mundo Comunicação intercultural |
Investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua); Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira/comunidade (palavras, expressões, suportes e esferas de circulação e consumo) e seu significado; Avaliar, problematizando elementos/produtos culturais de países de língua inglesa absorvidos pela sociedade brasileira/comunidade |
Dimensão intercultural: Sugere-se a inserção da literatura, música, cinema, entre outras formas de arte para desenvolver a dimensão intercultural em sala de aula. |
Compreende o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua); Identifica a presença da língua inglesa na sociedade brasileira/comunid ade e seu significado. |