EIXO | UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (HABILIDADES) | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
---|---|---|---|---|
Oralidade |
Interação Discursiva Compreensão Produção Oral |
Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de forma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos; Entrevistar os colegas para conhecer suas histórias de vida; Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral; Identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, entre outros; Compor, em língua inglesa, narrativas orais sobre fatos, acontecimentos e personalidades marcantes do passado. |
Oralidade: Falar sobre as informações contidas nos diferentes suportes de gêneros; Nomear as partes do corpo; Descrever sua moradia; Falar sobre aspectos culturais da Língua Inglesa; Falar sobre os diferentes tipos de relacionamentos sentimentos; Falar sobre atividades de lazer e tempo livre; Falar sobre a rotina escolar; Descrever características físicas e de vestuário. |
Entrevista os colegas para conhecer suas histórias de vida; Identifica o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, entre outros; Produz narrativas orais com mediação do professor. |
Leitura |
Estratégias de leitura Práticas de leitura e fruição Atitudes e disposições favoráveis do leitor |
Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas; Identificar a(s) informação(ões)-chave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos); Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global; Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura; Escolher, em ambientes virtuais, textos em língua inglesa, de fontes confiáveis, para estudos/pesquisas escolares; Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes. |
Gêneros Discursivos: Os conteúdos descritos devem ser trabalhados a partir de gêneros orais e escritos de acordo com o contexto regional/ local. Sugere-se, a partir dos conteúdos acima listados: quiz, entrevistas, pequenos documentários, blogs/posts/diários pessoais (online), notícias de jornais e revistas, resumos/ tópicos de notícias de jornais e revistas, enciclopédias online, podcasts, artigos de revistas, encenação (sketches), tutorial, fotolegendas, classificados, mapas, guias turísticos, cartas, mensagens instantâneas, e-mail, postcard, biografias, trechos de filmes, trechos de seriados, sinopses, trechos de poemas, romances e contos, minibiografias, biografias, timelines. |
Compreende textos diversos, reconhecendo as características essenciais que constituem o gênero discursivo. |
Escrita |
Estratégias de escrita: pré-escrita e escrita Práticas de escrita |
Planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte); Organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto: Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/timelines, biografias, verbetes de enciclopédia, blogs, entre outros). |
Gêneros Discursivos: Produzir textos escritos em língua inglesa para aprimorar o léxico estudado. Sugere-se a partir dos conteúdos acima listados: quiz, entrevistas, pequenos documentários, blogs/posts/diários pessoais (online), notícias de jornais e revistas, resumos/ tópicos de notícias de jornais e revistas, enciclopédias online, podcasts, artigos de revistas, encenação (sketches), tutorial, fotolegendas, classificados, mapas, guias turísticos, cartas, mensagens instantâneas, e-mail, postcard, biografias, trechos de filmes, trechos de seriados, sinopses, trechos de poemas, romances e contos, minibiografias, biografias, timelines, mind maps and concept maps online e físicos, calendário, agenda, horário escolar/planner, etc. |
Produz textos escritos em língua inglesa considerando as características essenciais que constituem o gênero, com coesão e coerência. |
Conhecimentos Linguísticos | Estudo do Léxico |
Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros); Reconhecer a pronúncia de verbos regulares no passado (-ed); Explorar o caráter polissêmico de palavras de acordo com o contexto de uso. |
Léxico: Words related to the internet; Means of transportation; Tourist attractions; False friends; Leisure time activities and sports; House chores; School subjects; Parts of the body; Seasons of the year; Weather; Clothes; |
Conhece, escreve e associa o léxico estudado de acordo com o contexto. |
Conhecimentos Linguísticos | Gramática |
Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade; Discriminar sujeito de objeto utilizando pronomes a eles relacionados; Empregar, de forma inteligível, o verbo modal can para descrever habilidades (no presente e no passado). |
Gramática: Verb to be in the past; Simple past; How many...?; Verb there to be; Prepositions of time; Prepositions of place; Adverbs of frequency; Past continuous; Connectors; Modal can/could; Pronouns. |
Utiliza estruturas linguísticas para identificar pessoas, descrever lugares e rotinas diárias. |
Dimensão Intercultural |
A língua inglesa no mundo Comunicação intercultural |
Analisar o alcance da língua inglesa e os seus contextos de uso no mundo globalizado; Explorar modos de falar em língua inglesa, refutando preconceitos e reconhecendo a variação linguística como fenômeno natural das línguas; - Reconhecer a variação linguística como manifestação de formas de pensar e expressar o mundo. |
Dimensão intercultural: Sugere-se a inserção da literatura, música, cinema, entre outras formas de arte para desenvolver a dimensão intercultural em sala de aula. |
Identifica a presença da língua inglesa na sociedade brasileira/comu nidade e seu significado. |