EIXO | UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (HABILIDADES) | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
---|---|---|---|---|
Oralidade |
Interação Discursiva Compreensão Produção Oral |
Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação; Compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas;Analisar posicionamentos defendidos e refutados em textos orais sobre temas de interesse e coletivo; Expor resultados de pesquisa ou estudo com o apoio de recursos, tais como notas, gráficos, tabelas, entre outros, adequando as estratégias de construção do texto oral aos objetivos de comunicação e ao contexto. |
Oralidade: Nomear os meios de comunicação; Falar sobre os principais problemas ambientais da sociedade; Nomear e definir objetos da internet; Falar sobre aspectos multiculturais; Falar sobre os efeitos de sentido de propagandas; Expressar-se em diálogos relacionados a experiências de compra e venda; Participar de uma experiência de entrevista de emprego. |
Constrói o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes. |
Leitura |
Estratégias de leitura Práticas de leitura e fruição Atitudes e disposições favoráveis do leitor |
Identificar recursos de persuasão (escolha e jogo de palavras, uso de cores e imagens, tamanho de letras), utilizados nos textos publicitários e de propaganda, como elementos de convencimento; Distinguir fatos de opiniões em textos argumentativos da esfera jornalística; Identificar argumentos principais e as evidências/exemplos que os sustentam; Explorar ambientes virtuais de informação e socialização, analisando a qualidade e a validade das informações veiculadas; Compartilhar, com os colegas, a leitura dos textos escritos pelo grupo, valorizando os diferentes pontos de vista defendidos, com ética e respeito. |
Gêneros Discursivos: Os conteúdos descritos devem ser trabalhados a partir de gêneros orais e escritos de acordo com o contexto regional/ local. Sugere-se a partir dos conteúdos acima listados: listas, artigos de revistas e jornais online, entrevistas, infográficos, programação de festivais/shows, contos, listas de compras, receitas, história em quadrinhos, jingles formulários, carta/ e-mail de solicitação ou reclamação, carta/ e-mail de leitor, editorial, crônica argumentativa, resenha crítica, publicidades/ propagandas impressas e em suportes midiáticos, tweets etc. |
Infere informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos; Avalia a própria produção escrita e a de colegas, com base no contexto de comunicação (finalidade e adequação ao público, conteúdo a ser comunicado, organização textual, legibilidade,estrutura de frases). |
Escrita |
Estratégias de escrita: pré-escrita e escrita Práticas de escrita |
Propor potenciais argumentos para expor e defender ponto de vista em texto escrito, refletindo sobre o tema proposto e pesquisando dados, evidências e exemplos para sustentar os argumentos, organizando-os em sequência lógica; Utilizar recursos verbais e não verbais para construção da persuasão em textos da esfera publicitária, de forma adequada ao contexto de circulação (produção e compreensão); Produzir textos (infográficos, fóruns de discussão on-line, fotorreportagens, campanhas publicitárias, memes, entre outros) sobre temas de interesse coletivo local ou global, que revelem posicionamento crítico. |
Gêneros Discursivos: Produzir textos escritos em língua inglesa para aprimorar o léxico estudado. Sugere-se a partir dos conteúdos acima listados: listas, artigos de revistas e jornais online, entrevistas, infográficos, programação de festivais/shows, contos, listas de compras, receitas, história em quadrinhos, jingles, formulários, carta/ e- mail de solicitação ou reclamação, carta/ e-mail de leitor, editorial, crônica argumentativa, resenha crítica, publicidades/ propagandas impressas e em suportes midiáticos, tweets, etc. |
Produzir textos escritos em língua inglesa para aprimorar o léxico estudado. Sugere-se a partir dos conteúdos acima listados: contos em versões originais ou simplificados, romances em versões originais ou simplificados, poemas em versões originais ou simplificados, linha do tempo, sinopses de filmes, pesquisa, biografia, formulário online, blogs, poster, receita, guias, relatórios, entrevistas, convite de aniversário, artigos de revistas e jornais, contos de fadas, reportagens de suportes físicos ou online, etc. |
Conhecimentos Linguísticos | Estudo do Léxico |
Reconhecer, nos novos gêneros digitais (blogs, mensagens instantâneas, tweets, entre outros), novas formas de escrita (abreviação de palavras, palavras com combinação de letras e números, pictogramas, símbolos gráficos, entre outros) na constituição das mensagens; Utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva. |
Léxico: Environment; Internet Terms; Countries and culture; Nationalities; Languages; Entertainment; Food; Packages; Words related to languages and advertisement; Professions; |
Reconhece, nos novos gêneros digitais, as novas formas de escrita; Utiliza conectores como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva. |
Conhecimentos Linguísticos | Gramática | Empregar, de modo inteligível, as formas verbais em orações condicionais dos tipos 1 e 2 (If- clauses).Empregar, de modo inteligível, os verbos should, must, have to, may e might para indicar recomendação, necessidade ou obrigação e probabilidade. |
Gramática: Word formation: prefixes and sufixes; Linking words; Present Perfect; Modal Verbs; Indefinite pronouns; If-clauses (tipos 1 e 2) Countable and uncountable nouns; Compative adjectives; Superlative adjectives; Passive Voice; Phrasal Verbs; |
Emprega, de modo inteligível, formas verbais estudadas para narrar, opinar, argumentar na escrita e na fala. |
Dimensão Intercultural |
A língua inglesa no mundo Comunicaçã o intercultural |
Debater sobre a expansão da língua inglesa pelo mundo, em função do processo de colonização nas Américas, África, Ásia e Oceania; Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial Discutir a comunicação intercultural por meio da língua inglesa como mecanismo de valorização pessoal e de construção de identidades no mundo globalizado. |
Léxico: Comparatives; Superlatives; Relative pronouns; Modal verbs; Phrasal verbs; Countable and uncountable nouns; Verb there to be (present and past) Used to Interrogative pronouns; Going to; Simple future; Present Perfect. |
Nomeia, reconhece e utiliza o léxicoem produções orais e escritas relativos ao repertório lexical construído. |
Dimensão Intercultural |
Manifestaçõ es culturais Comunicaçã o intercultural |
Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas; Investigar de que forma expressões, gestos e comportamentos são interpretados em função de aspectos culturais; Examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa. |
Dimensão intercultural: Sugere-se a inserção da literatura, música, cinema, entre outras formas de arte para desenvolver a dimensão intercultural em sala de aula. |
Compreende a função e a expansão da língua inglesa naconstrução de identidades no mundo globalizado. |