UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS HABILIDADES/OBJETIVOS CONHECIMENTOS ESSENCIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
NÚMEROS
• Contagem

• Composição e decomposição

• Adição e subtração
• Conhecer a história da criação do número e sua utilização no cotidiano.

• Organizar e ordenar objetos ou imagens familiares, por meio de atributos, tais como cor, forma, tamanho e espessura.

• Reconhecer, ler e escrever números, utilizando-se de algarismos, em ordem ascendente e descendente. • Reconhecer situações em que os números não indicam somente contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

• Reconhecer um padrão (ou regularidade) em uma sequência, além de identificar os elementos ausentes;

• Contar de maneira exata ou aproximada (estimada), utilizando diferentes estratégias;

• Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais que”, “tem menos que” ou tem a mesma quantidade.

• Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em diferentes situações.

• Utilização da reta numérica para escrever e comparar números

naturais indicando sua localização (até 100). • Utilizar estimativa e cálculo mental para introduzir os fatos básicos da adição e subtração.

• Construir fatos básicos da adição e subtração utilizando-os em

procedimentos de cálculo, inclusive mental, para resolver problemas.

• Explorar a composição e decomposição de números de até duas ordens, por meio de diferentes adições e subtrações.
• História da contagem

• Contagem de rotina

• Construção do número (ideia de quantidade, inclusão hierárquica, seriação e classificação) e sua representação (numeral)

• Contagem em sequências numéricas (ascendentes e descendentes)

• O numeral, em diferentes funções na sociedade, como código, medida, ordem e quantidade

• Quantificação de elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação

• Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros

• Leitura, escrita e comparação de números naturais (até 100) verbais e simbólicos, em diferentes situações.

• Utilização da reta numérica para escrever e comparar números naturais indicando sua localização (até 100).

• Reta numérica

• Utilizar estimativa e cálculo mental para introduzir os fatos básicos da adição e subtração.

• Cálculo mental e estimativo explorando as ideias de juntar/separar, acrescentar/tirar e comparar/completar

• Construir fatos básicos da adição e subtração utilizando-os em procedimentos de cálculo, inclusive mental, para resolver problemas.

• Construção de fatos básicos da adição e subtração

• Explorar a composição e decomposição de números de até duas ordens, por meio de diferentes adições e subtrações.

• Composição e decomposição de números naturais
• Relaciona a história da criação do número e sua utilização no cotidiano.

• Organiza e ordena objetos ou imagens familiares, por meio de atributos, tais como cor, forma, tamanho e espessura.

• Associa a quantidade numérica ao seu numeral, lendo, escrevendo e observando a sua sequência numérica.

• Reconhece os números sob diferentes representações e significados em contextos distintos.

• Conta de forma exata ou aproximada, a partir de diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos;

• Estima e compara quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência para indicar “tem mais que”, “tem menos que” ou “tem a mesma quantidade”.

• Conta a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades, apresentando resultados por registros verbais e simbólicos, em diferentes situações.

• Compara números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.

• Resolve situações com cálculo mental envolvendo diferentes estratégias.

• Elabora fatos básicos da adição e subtração, utilizando-os em procedimentos de cálculo para resolver problemas.

• Resolve e elabora problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

• Compõe e decompõe números de até duas ordens, por meio de diferentes adições contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.
Álgebra:• Regularidade e Sequências Algébricas • Reconhecer padrões figurais e numéricos de uma sequência recursiva, sejam eles formados por números naturais, figuras, objetos, cores, tamanho ou formas e esclarecer a regularidade observada, para indicar ou descrever os elementos ausentes. • Padrões e sequências • Descreve, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
GEOMETRIA:• Localização espacial

• Sólidos GeométricosFormas Geométricas (planificações)
• Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como: à direita, à esquerda, em frente, atrás; em cima, embaixodentre outros, sendo necessário explicitar-se o referencial.

• Relacionar figuras/objetos geométricos espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) familiares do mundo físico;

Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
Localização de objetos de pessoas no espaço, utilizando diversos pontos de referência e vocabulário apropriado

• Figuras geométricas espaciais: reconhecimento e relações com objetos familiares do mundo físico

• Figuras geométricas planas: reconhecimento do formato das faces de figuras geométricas espaciais
• Descreve a localização de pessoas e de objetos no espaço utilizando-se de termos como: à direita, à esquerda, em frente, atrás; em cima, embaixo, dentre outros.

• Associa/Relaciona figuras geométricas espaciais com os objetos do seu cotidiano;

• Identifica, associa e nomeia figuras planas em desenhos e contornos de faces de sólidos geométricos.
GRANDEZAS E MEDIDAS:

• Comprimento, capacidade, massa (peso)

• Medida de Tempo

• Sistema Monetário
• Identificar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos comparativos (alto, baixo, comprido, curto, grosso, fino, largo, estreito, pesado, leve, cabe mais, cabe menos, dentre outros).

• Relatar em linguagem verbal ou não verbal sequência de acontecimentos (rotina – manhã, tarde, noite) relativos a um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos (horas);

• Reconhecer e relacionar períodos do dia, dos dias da semana e dos meses do ano, recorrendo ao calendário, quando necessário;

• Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, relacionando com o dia da semana.

• Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano.
• Medidas de comprimento, massa e capacidade: comparações e unidades de medida convencionais e não convencionais

• Medidas de tempo: unidades de medida de tempo, suas relações e o uso do calendário

• Sistema monetário brasileiro: reconhecimento de cédulas e moedas
• Identifica e compara comprimentos, capacidades ou massas em diferentes objetos de uso cotidiano.

• Compreende a sequência de acontecimentos relativos a um dia;

• Utiliza o calendário para relacionar os dias da semana, meses e ano;

• Reconhece e registra uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, indicando o dia da semana.

• Identifica os valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro e a sua correspondência para resolver situações simples do cotidiano.
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA Coleta de dados: pesquisa, organização e tabulação • Classificar eventos envolvendo o acaso, tais como “acontecerá com certeza”, “talvez aconteça” e “é impossível acontecer”, em situações do cotidiano;

• Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais;

• Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.
• Noção de acaso

• Coleta e organização de informações: gráficos pictóricos, tabelas e gráficos de colunas simples
• Classifica e constata eventos envolvendo o acaso em situações do cotidiano;

• Realiza pesquisa, organiza e lê dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.