UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | HABILIDADES/OBJETIVOS | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
---|---|---|---|
NÚMEROS • Sistema de numeração decimal até 999 • Adição e Subtração • Multiplicação (2, 3, 4 e 5) • Multiplicação/divisão: dobro/metade, triplo/terça parte |
• Conhecer a História da Matemática para melhor compreensão da sua
aplicação no cotidiano. • Ler, escrever e compreender o sistema de numeração decimal (SND) até a ordem das centenas; • Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) do sistema de numeração decimal considerando o valor posicional. • Fazer estimativas por meio de estratégias diversas relacionando a quantidade de objetos de coleções e também registrar o resultado da contagem desses objetos (até 1000 unidades). • Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais (no sentido da diferença) e quantos a menos. • Compor e decompor números naturais de até três ordens, com ou sem suporte de material manipulável, por meio de diferentes parcelas de adições. • Construir fatos básicos da adição e subtração (de até três ordens) envolvendo diferentes significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, por meio de situações problema, cálculo mental e registros escritos. • Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável. • Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro/metade, triplo/ terça parte, com ou sem suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais. |
• Resgate da história do surgimento dos números/sistema de numeração decimal • Leitura, escrita, comparação e ordenação de números de até três ordens do sistema de numeração decimal (valor posicional e papel do zero) • Contagem por estimativa e cálculo mental • Comparação e correspondência de quantidades • Composição e decomposição de números naturais (até 999) • Construção de fatos fundamentais da adição e da subtração • Problemas envolvendo adição de parcelas iguais (multiplicação) • Problemas envolvendo significados de dobro/metade, triplo/terça parte |
• Relaciona a história da criação do número e sua aplicação no cotidiano, bem como a sua relação com os demais conhecimentos. • Lê, escreve, compreende o SND; • Compara e ordena números naturais do sistema de numeração decimal. • Faz estimativas e percebe, por meio de estratégias diversas, a relação de quantidade de objetos de coleções e registra o seu resultado. • Compara quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência. • Compõem e decompõem números naturais de até três ordens. • Compreende os fatos básicos da adição e subtração sob diferentes estratégias. • Compreende a multiplicação como adição de parcelas iguais; • Resolve e elabora problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5), utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável. • Compreende e associa os conceitos de dobro/metade, triplo/terça parte; • Resolve e elabora problemas envolvendo dobro/metade, triplo/ terça parte, com ou sem suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais. |
Álgebra:• Regularidade e Sequências Algébricas |
• Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos; • Descrever os elementos ausentes em sequências repetitivas e recursivas de números naturais, objetos ou figuras. • Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos; • Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida. |
• Identificação de regularidade de sequências e determinação de elementos ausentes na sequência |
Identifica e descreve um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e recursivas, inclusive o(s) elemento(s) ausente(s). Constrói sequências de números naturais (seriação) a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida. |
GEOMETRIA:• Lateralidade e localização espacial • Sólidos geométricos • Formas geométricas (planificações) |
• Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e sentido; • Esboçar roteiros a serem seguidos ou plantas de ambientes familiares, assinalando entradas, saídas e alguns pontos de referência; • Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico. • Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou nos sólidos. |
• Localização e movimentação de pessoas e objetos no espaço, segundo pontos de referência, e indicação de mudanças de direção e sentido • Esboço de roteiros e de plantas simples • Figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera): reconhecimento e características • Figuras geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo): reconhecimento e características |
• Identifica e registra de diferentes formas os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, levando em consideração pontos de referência, direção e sentido; • Traça roteiros a serem seguidos. • Reconhece, nomeia e compara figuras geométricas espaciais, relacionando-as com objetos do mundo físico. • Identifica nos sólidos geométricos as figuras planas que os compõem; • Reconhece, compara e nomeia figuras planas em diferentes desenhos/representações. |
GRANDEZAS E MEDIDAS: • Medidas de Comprimento • Medida de capacidade e de massa • Medida de tempo (relação temporal) • Sistema monetário |
• Estimar, medir e comparar comprimentos (perímetro) de ambientes diversos e polígonos utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas com instrumentos adequados. • Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas. • Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda; • Medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e analógico registrando o horário do início e do fim do intervalo. • Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas. |
• Medida de comprimento: unidades não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) • Medida de capacidade e de massa: unidades de medida não convencionais e convencionais (litro, mililitro - noção de cm³, quilograma e grama) • Medidas de tempo: intervalo de tempo, uso do calendário, ordenação de datas, leitura de horas em relógios digitais e analógicos • Sistema monetário brasileiro: reconhecimento de cédulas e moedas e equivalência de valores |
• Utiliza diferentes modos e instrumentos de medição com unidades não padronizadas e padronizadas. • Estima, mede e compara cada grandeza (capacidade e massa) utilizando estratégias distintas. • Indica a duração de intervalos de tempo (entre duas datas) e por meio de relógio digital e analógico. • Reconhece e estabelece a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas. |
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA• Previsibilidade • Dados de pesquisa |
• Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”. • Coletar, representar e comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de gráficos pictóricos, tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima; • Realizar pesquisa em um universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples ou barras. |
• Análise da ideia de aleatório em situações do cotidiano • Coleta, classificação e representação de dados em gráficos pictóricos, tabelas simples e de dupla entrada e em gráficos de colunas ou barras |
• Classifica resultados de eventos cotidianos aleatórios. • Identifica, coleta, representa e compara informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas e gráficos; • Realiza pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis; organiza e analisa os dados coletados. |