UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS HABILIDADES/OBJETIVOS CONHECIMENTOS ESSENCIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
MATÉRIA E ENERGIA

• Matéria

• Resíduos

• Sustentabilidade
• Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.

• Desenvolver ações que contribuam com a conservação do ambiente, percebendo a importância da separação dos resíduos sólidos, da coleta seletiva e da redução da geração dos resíduos.
• A origem da matéria, principais propriedades como forma, cor, cheiro, textura e suas transformações. Os materiais usados na construção de moradias, nos objetos do cotidiano, na escola, suas características, origens, utilidade e descarte deles

• Noções de sustentabilidade: consumo e descarte dos materiais

• Reconhece a fonte de matéria-prima para a confecção dos materiais de uso cotidiano;

• Reconhece a utilidade dos objetos para a realização de atividades da vida cotidiana;

• Relaciona as características dos objetos com a sua utilização.

• Compara os objetos por meio da análise dos materiais de que são feitos.

• Identifica formas adequadas de descarte de diferentes objetos;

• Discute os riscos para a saúde e para o ambiente, do descarte inadequado de objetos;

• Explica, com ilustrações e atitudes, formas adequadas de descarte dos resíduos de uso cotidiano.
VIDA E EVOLUÇÃO

• Seres vivos

• Corpo humano

• Hábitos alimentares

• Higiene

• Diversidade

• Saúde

• Alimentação
• Reconhecer as principais características (respiração, nutrição, crescimento, mobilidade, etc.) dos seres vivos.

• Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.

• Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas, etc.) são necessários para a manutenção da saúde.

• Reconhecer e valorizar os alimentos nutritivos e sua importância para a saúde, compreendendo que uma alimentação saudável depende de uma dieta equilibrada, em termos de variedade e quantidade de nutrientes.

• Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.
• Diferenças entre “seres vivos e não vivos” (componentes bióticos e abióticos) e o ciclo da vida

• O Corpo Humano, suas partes, funções e os órgãos dos sentidos

• Cuidados com o corpo

• Hábitos de higiene

• Doenças relacionadas à falta dos hábitos de higiene

• Vacinas e prevenção de doenças

• A relação que existe entre a alimentação e a saúde

• A diversidade nas características físicas do corpo humano
• Reconhece e diferencia seres vivos de não vivos;

• Reconhece as principais características dos seres vivos (respiração, nutrição, crescimento, mobilidade, etc.).

• Identifica, reconhece, nomeia descreve partes do corpo humano.

• Descreve as funções de diferentes estruturas do corpo humano (olhos, mãos, pés);

• Representa, por meio de desenhos, partes do corpo humano;

• Percebe as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo são necessários para a manutenção da saúde e faz uso desses hábitos no seu dia a dia;

• Discute e compreende que os hábitos de higiene relacionados a comportamentos individuais têm reflexo na saúde coletiva.

• Reconhece e valoriza a importância de alimentos nutritivos para a saúde;

• Compreende que uma alimentação saudável depende de uma dieta equilibrada

• Compara, reconhece e respeita a diversidade de características físicas do corpo humano.
TERRA E UNIVERSO

• Movimentos do Planeta Terra • Escalas de Tempo • Sistema Solar
• Reconhecer o sol como fonte natural de luz, relacionando sua importância para os seres vivos.

• Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.

• Observar e identificar os elementos presentes no céu durante o dia e durante a noite.

• Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.
• A importância da luz solar para os seres vivos

• A relação entre as escalas do tempo e os movimentos de rotação e translação da Terra. As marcações de tempo estabelecidas pela humanidade para organizar atividades do cotidiano, como horários e calendários. Boletins meteorológicos do tempo (condições do tempo)

• Os elementos presentes no céu durante o dia e durante a noite, sejam eles visíveis ou não

• A relação do ser humano com o ambiente; atividades diárias dos seres vivos como se alimentar, repousar e outros hábitos comuns ao ciclo da vida; hábitos locais relacionados às escalas de tempo, exemplificadas por meio de marcações do tempo em diversas culturas
• Reconhece o Sol como fonte natural de luz;

• Relaciona a importância do sol para os seres vivos.

• Identifica e nomeia os períodos diários (manhã, tarde e noite);

• Identifica e nomeia a sucessão de dias, semanas, meses e anos.

• Observa e identifica os elementos presentes no céu durante o dia e durante a noite;

• Compreende que alguns elementos presentes no céu durante o dia e durante a noite não são visíveis o tempo todo, como é o caso das estrelas e da lua.

• Compreende e exemplifica a organização das atividades diárias dos seres vivos a partir de sucessões de dias e noites.