UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | HABILIDADES/OBJETIVOS | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
---|---|---|---|
MATÉRIA E ENERGIA • Matéria • Resíduos • Sustentabilidade |
• Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente. • Desenvolver ações que contribuam com a conservação do ambiente, percebendo a importância da separação dos resíduos sólidos, da coleta seletiva e da redução da geração dos resíduos. |
• A origem da matéria, principais propriedades como forma, cor, cheiro, textura e suas transformações. Os materiais usados na construção de moradias, nos objetos do cotidiano, na escola, suas características, origens, utilidade e descarte deles • Noções de sustentabilidade: consumo e descarte dos materiais |
• Reconhece a fonte de matéria-prima para a confecção dos materiais de uso cotidiano; • Reconhece a utilidade dos objetos para a realização de atividades da vida cotidiana; • Relaciona as características dos objetos com a sua utilização. • Compara os objetos por meio da análise dos materiais de que são feitos. • Identifica formas adequadas de descarte de diferentes objetos; • Discute os riscos para a saúde e para o ambiente, do descarte inadequado de objetos; • Explica, com ilustrações e atitudes, formas adequadas de descarte dos resíduos de uso cotidiano. |
VIDA E EVOLUÇÃO • Seres vivos • Corpo humano • Hábitos alimentares • Higiene • Diversidade • Saúde • Alimentação |
• Reconhecer as principais características (respiração, nutrição, crescimento, mobilidade, etc.) dos seres vivos. • Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções. • Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas, etc.) são necessários para a manutenção da saúde. • Reconhecer e valorizar os alimentos nutritivos e sua importância para a saúde, compreendendo que uma alimentação saudável depende de uma dieta equilibrada, em termos de variedade e quantidade de nutrientes. • Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças. |
• Diferenças entre “seres vivos e não vivos” (componentes bióticos e abióticos) e o ciclo da vida • O Corpo Humano, suas partes, funções e os órgãos dos sentidos • Cuidados com o corpo • Hábitos de higiene • Doenças relacionadas à falta dos hábitos de higiene • Vacinas e prevenção de doenças • A relação que existe entre a alimentação e a saúde • A diversidade nas características físicas do corpo humano |
• Reconhece e diferencia seres vivos de não vivos; • Reconhece as principais características dos seres vivos (respiração, nutrição, crescimento, mobilidade, etc.). • Identifica, reconhece, nomeia descreve partes do corpo humano. • Descreve as funções de diferentes estruturas do corpo humano (olhos, mãos, pés); • Representa, por meio de desenhos, partes do corpo humano; • Percebe as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo são necessários para a manutenção da saúde e faz uso desses hábitos no seu dia a dia; • Discute e compreende que os hábitos de higiene relacionados a comportamentos individuais têm reflexo na saúde coletiva. • Reconhece e valoriza a importância de alimentos nutritivos para a saúde; • Compreende que uma alimentação saudável depende de uma dieta equilibrada • Compara, reconhece e respeita a diversidade de características físicas do corpo humano. |
TERRA E UNIVERSO • Movimentos do Planeta Terra • Escalas de Tempo • Sistema Solar |
• Reconhecer o sol como fonte natural de luz, relacionando sua importância para os seres vivos. • Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos. • Observar e identificar os elementos presentes no céu durante o dia e durante a noite. • Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos. |
• A importância da luz solar para os seres vivos • A relação entre as escalas do tempo e os movimentos de rotação e translação da Terra. As marcações de tempo estabelecidas pela humanidade para organizar atividades do cotidiano, como horários e calendários. Boletins meteorológicos do tempo (condições do tempo) • Os elementos presentes no céu durante o dia e durante a noite, sejam eles visíveis ou não • A relação do ser humano com o ambiente; atividades diárias dos seres vivos como se alimentar, repousar e outros hábitos comuns ao ciclo da vida; hábitos locais relacionados às escalas de tempo, exemplificadas por meio de marcações do tempo em diversas culturas |
• Reconhece o Sol como fonte natural de luz; • Relaciona a importância do sol para os seres vivos. • Identifica e nomeia os períodos diários (manhã, tarde e noite); • Identifica e nomeia a sucessão de dias, semanas, meses e anos. • Observa e identifica os elementos presentes no céu durante o dia e durante a noite; • Compreende que alguns elementos presentes no céu durante o dia e durante a noite não são visíveis o tempo todo, como é o caso das estrelas e da lua. • Compreende e exemplifica a organização das atividades diárias dos seres vivos a partir de sucessões de dias e noites. |