UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS HABILIDADES/OBJETIVOS CONHECIMENTOS ESSENCIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
MATÉRIA E ENERGIA

• Propriedades dos materiais

• Transformação

• Acidentes
• Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro, etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais foram produzidos no passado.

• Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência, etc.).

• Compreender a importância de evitar o desperdício de materiais e identificar tecnologias que contribuam para minimizar os problemas ambientais.

• Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza, medicamentos etc.).
• Os materiais que constituem os objetos de uso cotidiano e sua função. Características dos objetos em diferentes tempos e espaços

• Noção das propriedades específicas dos materiais como massa, volume, densidade, rigidez, maleabilidade, transparência, flexibilidade, dureza, durabilidade, etc. O uso dos materiais de acordo com suas propriedades

• A transformação dos materiais (estados físicos da matéria, tipos de embalagens, coleta seletiva...) e seu uso consciente

• Cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos e o conhecimento de signos e símbolos usados para identificar perigos e atenção.
• Identifica de que materiais são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana;

• Reconhece que existem diferenças na composição (materiais) dos objetos ao longo dos tempos;

• Relaciona a escolha de uso de um objeto com o material de que ele é feito.

• Identifica as propriedades (massa, volume, densidade, flexibilidade, dureza, transparência, etc.) de diferentes materiais, para a construção de objetos de uso cotidiano;

• Investiga materiais quanto às suas propriedades e seleciona quais são mais adequadas a objetos específicos do cotidiano e explica o motivo da escolha.

• Percebe como os objetos são utilizados evitando o desperdício;

• Reconhece tecnologias que contribuem para minimizar os problemas ambientais

. • Identifica e reconhece situações que podem expor as pessoas ao risco de morte ou lesões em determinadas situações do cotidiano;

• Compreende que atitudes e comportamentos preventivos evitam que os acidentes ocorram.
VIDA E EVOLUÇÃO

• Ecossistema • Seres Vivos • Água • Luz • Solo • Fotossíntese
• Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem, etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que vivem.

• Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral.

• Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.

• Compreender a relação existente entre o solo e as plantas, percebendo a importância dos nutrientes na formação das mesmas, bem como no cultivo para a alimentação humana.
• O desenvolvimento dos seres vivos, as características e classificação dos animais em vertebrados e invertebrados e a diversidade de animais e plantas no ambiente em que vivem, principalmente nos ecossistemas e biomas regionais

• Água como fonte de vida e a importância da água e da luz para o desenvolvimento das plantas

• As características de uma planta, suas partes, funções, como podem ser classificadas e a relação que existe entre elas, os animais e o ambiente

• A relação entre o solo, nutrientes e o desenvolvimento das plantas. A importância do cultivo e consumo de alimentos orgânicos (sem agrotóxicos e aditivos) para a saúde e o meio ambiente;
• Seleciona e lista plantas e animais, identificando aspectos dos locais onde eles se encontram;

• Observa e diferencia animais vertebrados e invertebrados;

• Identifica, exemplifica e descreve características de animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem, etc.) que fazem parte do seu cotidiano;

• Identifica as principais partes de uma planta.

• Compreende a importância da água, dos nutrientes, do gás carbônico e da luz para a manutenção da vida das plantas;

• Identifica o sol como uma fonte de energia importante para a fotossíntese (produção de nutrientes e oxigênio);

• Compreende a importância do sol e da água para a manutenção da vida no planeta.

• Identifica, exemplifica e descreve características de plantas (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem, etc) que fazem parte do seu cotidiano.

• Relaciona as partes das plantas com as suas funções;

• Compreende a inter-relação entre plantas, animais e a vida no ambiente.

• Compreende a relação que existe entre o solo e as plantas;

• Entende a importância que os nutrientes têm no desenvolvimento das plantas;

• Percebe a importância da produção e consumo de alimentos orgânicos para a saúde e o ambiente.
TERRA E UNIVERSO

• Ambiente Aquático

• Ambiente Terrestre

• Movimentos

• Terra

• Sol

• Energia

• Luz

• Calor

• Radiação
• Reconhecer as características (formato, presença de água, solo, etc.) do planeta Terra, percebendo que é formado por diferentes ambientes aquáticos e terrestres.

• Reconhecer que o sol é fonte de luz e calor para o planeta terra e fundamental para a manutenção da vida.

• Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá- las ao tamanho da sombra projetada.

• Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica, etc.)
• As características do planeta Terra: formato esférico, a presença de água, solo, entre outras

• O Sol como fonte de luz e calor e sua importância para a vida no planeta

• A relação entre os movimentos da Terra com a sucessão dos dias e das noites, as posições do sol e as variações do tempo

• A Influência das características dos materiais na reflexão e absorção de luz
• Reconhece as características dos ambientes do planeta terra;

• Identifica, descreve e diferencia ambientes aquáticos e terrestres.

• Compreende o sol como fonte de luz, calor e energia;

• Reconhece que o sol é fundamental para a vida no planeta.

• Observa e descreve a variação da posição do sol durante o dia;

• Compara e relaciona a posição do sol em diversos horários do dia com a variação do tamanho da sombra projetada;

• Compreende que a variação do tamanho da sombra projetada tem relação com o movimento de rotação da Terra.

• Compreende e diferencia aquecimento de reflexão;

• Identifica diferentes temperaturas em objetos do cotidiano quando expostos ao sol ou quando protegidos de seus raios;

• Compara o efeito da radiação solar em diferentes tipos de superfície.