UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | HABILIDADES/OBJETIVOS | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
---|---|---|---|
MATÉRIA E ENERGIA • Propriedades dos materiais • Transformação • Acidentes |
• Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro, etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais foram produzidos no passado. • Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência, etc.). • Compreender a importância de evitar o desperdício de materiais e identificar tecnologias que contribuam para minimizar os problemas ambientais. • Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza, medicamentos etc.). |
• Os materiais que constituem os objetos de uso cotidiano e sua função. Características dos objetos em diferentes tempos e espaços • Noção das propriedades específicas dos materiais como massa, volume, densidade, rigidez, maleabilidade, transparência, flexibilidade, dureza, durabilidade, etc. O uso dos materiais de acordo com suas propriedades • A transformação dos materiais (estados físicos da matéria, tipos de embalagens, coleta seletiva...) e seu uso consciente • Cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos e o conhecimento de signos e símbolos usados para identificar perigos e atenção. |
• Identifica de que materiais são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana; • Reconhece que existem diferenças na composição (materiais) dos objetos ao longo dos tempos; • Relaciona a escolha de uso de um objeto com o material de que ele é feito. • Identifica as propriedades (massa, volume, densidade, flexibilidade, dureza, transparência, etc.) de diferentes materiais, para a construção de objetos de uso cotidiano; • Investiga materiais quanto às suas propriedades e seleciona quais são mais adequadas a objetos específicos do cotidiano e explica o motivo da escolha. • Percebe como os objetos são utilizados evitando o desperdício; • Reconhece tecnologias que contribuem para minimizar os problemas ambientais . • Identifica e reconhece situações que podem expor as pessoas ao risco de morte ou lesões em determinadas situações do cotidiano; • Compreende que atitudes e comportamentos preventivos evitam que os acidentes ocorram. |
VIDA E EVOLUÇÃO • Ecossistema • Seres Vivos • Água • Luz • Solo • Fotossíntese |
• Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem, etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que vivem. • Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral. • Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos. • Compreender a relação existente entre o solo e as plantas, percebendo a importância dos nutrientes na formação das mesmas, bem como no cultivo para a alimentação humana. |
• O desenvolvimento dos seres vivos, as características e classificação dos animais em vertebrados e invertebrados e a diversidade de animais e plantas no ambiente em que vivem, principalmente nos ecossistemas e biomas regionais • Água como fonte de vida e a importância da água e da luz para o desenvolvimento das plantas • As características de uma planta, suas partes, funções, como podem ser classificadas e a relação que existe entre elas, os animais e o ambiente • A relação entre o solo, nutrientes e o desenvolvimento das plantas. A importância do cultivo e consumo de alimentos orgânicos (sem agrotóxicos e aditivos) para a saúde e o meio ambiente; |
• Seleciona e lista plantas e animais, identificando aspectos dos locais onde eles se encontram; • Observa e diferencia animais vertebrados e invertebrados; • Identifica, exemplifica e descreve características de animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem, etc.) que fazem parte do seu cotidiano; • Identifica as principais partes de uma planta. • Compreende a importância da água, dos nutrientes, do gás carbônico e da luz para a manutenção da vida das plantas; • Identifica o sol como uma fonte de energia importante para a fotossíntese (produção de nutrientes e oxigênio); • Compreende a importância do sol e da água para a manutenção da vida no planeta. • Identifica, exemplifica e descreve características de plantas (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem, etc) que fazem parte do seu cotidiano. • Relaciona as partes das plantas com as suas funções; • Compreende a inter-relação entre plantas, animais e a vida no ambiente. • Compreende a relação que existe entre o solo e as plantas; • Entende a importância que os nutrientes têm no desenvolvimento das plantas; • Percebe a importância da produção e consumo de alimentos orgânicos para a saúde e o ambiente. |
TERRA E UNIVERSO • Ambiente Aquático • Ambiente Terrestre • Movimentos • Terra • Sol • Energia • Luz • Calor • Radiação |
• Reconhecer as características (formato, presença de água, solo, etc.) do planeta Terra, percebendo que é formado por diferentes ambientes aquáticos e terrestres. • Reconhecer que o sol é fonte de luz e calor para o planeta terra e fundamental para a manutenção da vida. • Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá- las ao tamanho da sombra projetada. • Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica, etc.) |
• As características do planeta Terra: formato esférico, a presença de água, solo, entre outras • O Sol como fonte de luz e calor e sua importância para a vida no planeta • A relação entre os movimentos da Terra com a sucessão dos dias e das noites, as posições do sol e as variações do tempo • A Influência das características dos materiais na reflexão e absorção de luz |
• Reconhece as características dos ambientes do planeta terra; • Identifica, descreve e diferencia ambientes aquáticos e terrestres. • Compreende o sol como fonte de luz, calor e energia; • Reconhece que o sol é fundamental para a vida no planeta. • Observa e descreve a variação da posição do sol durante o dia; • Compara e relaciona a posição do sol em diversos horários do dia com a variação do tamanho da sombra projetada; • Compreende que a variação do tamanho da sombra projetada tem relação com o movimento de rotação da Terra. • Compreende e diferencia aquecimento de reflexão; • Identifica diferentes temperaturas em objetos do cotidiano quando expostos ao sol ou quando protegidos de seus raios; • Compara o efeito da radiação solar em diferentes tipos de superfície. |