UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | HABILIDADES/OBJETIVOS | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
---|---|---|---|
MATÉRIA E ENERGIA • Luz • Som • Sistemas Sensoriais • Audição • Visão • Espelhos |
• Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno. • Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água, etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano). • Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em termos de som e luz. |
A produção do som em diferentes objetos, a diferença entre o som natural e som produzido pelo ser humano, e como o mesmo é percebido pelo ser humano • A interação da luz com espelhos, objetos transparentes, translúcidos e opacos; e, a relação da luz com a visão humana • Hábitos saudáveis relacionados à prevenção e manutenção da saúde auditiva e visual, individual e coletiva. Enfermidades mais comuns ocasionadas pela poluição sonora ou pelo excesso de exposição dos olhos à luz solar. |
• Seleciona, identifica e reconhece diferentes objetos com vistas a criar e comparar sons variados; • Compara os diferentes sons produzidos em diferentes materiais e formas. • Observam a passagem ou reflexão da luz em diferentes materiais; • Identificam entre objetos encontrados no dia a dia aqueles que são espelhos, transparentes, translúcidos e opacos; • Compreende que existem outras formas de percepção do ambiente e comunicação, além da visão e audição (Libras e Braille). • Avalia, compara e defende atitudes preventivas e de manutenção da saúde por meio de cuidados com a exposição ao som em níveis prejudiciais para a audição; • Percebe que a luminosidade excessiva ou a incidência de fontes de luz aos olhos podem causar danos à saúde; • Relaciona outras questões de saúde ao excesso de exposição sonora e à radiação solar. |
VIDA E EVOLUÇÃO • Seres Vivos • Biodiversidade • Modo de Vida • Fisiologia Animal • Morfologia Animal • Ecossistema • Biomas |
• Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam, etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo. • Descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o ser humano. • Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas, etc.). • Compreender e valorizar a biodiversidade como fator importante para o ambiente, estabelecendo relações com os ecossistemas locais. |
• Características nos modos de vida dos seres vivos (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam, etc.). • Os animais são formados por células, possuem fases de desenvolvimento e tipos de desenvolvimento embrionário (ovíparos, vivíparos e ovovivíparos) • Semelhanças e diferenças entre os animais; características que diferenciam os animais vertebrados e invertebrados, a relação destes com o homem e com o meio; características externas comuns que diferenciam os grupos de animais vertebrados • Os principais biomas catarinenses e sua biodiversidade |
• Observa e lista os animais mais comuns no ambiente próximo; • Identifica os animais que têm seu habitat aquático e terrestre; • Identifica hábitos alimentares de animais mais comuns no ambiente próximo; • Diferencia animais de acordo com o tipo de alimentação: herbívoros, carnívoros e omnívoros. • Reconhece, explica e exemplifica o processo de desenvolvimento de diferentes animais, desde seu nascimento; • Identifica o ser humano como integrante de um grupo de animais; • Compara as mudanças e transformações que ocorrem de uma fase da vida para a outra (a exemplo da metamorfose); • Diferencia animais de acordo com o tipo de reprodução em ovíparos, vivíparos e ovovivíparos. • Reconhece, compreende e classifica os grupos de animais por meio de características externas identificadas. • Reconhece os biomas catarinenses e identifica em qual deles está inserido; • Reconhece algumas espécies da fauna e da flora dos biomas catarinense. |
TERRA E UNIVERSO • Planeta Terra • Solo • Manejo |
• Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo, etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias, etc.). • Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu. • Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade, etc. • Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida. |
• O planeta Terra e suas características • Os astros (Sol, demais estrelas, Lua e planetas) que estão visíveis no céu durante o dia e durante a noite. A lua e suas fases • O solo (formação, características, propriedades e importância) • Formas de uso e manejo do solo e os impactos pelo mau uso desertificação, erosão, contaminação, desmatamento, doenças. |
• Observa e reconhece as características da Terra ilustradas em diferentes representações do planeta (mapas, globos, fotografias, etc.). • Observa e registra os aspectos do céu em diferentes momentos do dia e da noite; • Reconhece e descreve de forma sistemática, os momentos nos quais é possível visualizar o Sol, a Lua, as estrelas e os planetas no céu. • Observa e diferencia amostras de solo da região, explorando suas características e propriedades. • Compreende a importância e os diferentes usos do solo; • Identifica problemáticas que o mau uso do solo acarreta (como desertificação, erosão, contaminação, desmatamento, etc.). |