UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS HABILIDADES/OBJETIVOS CONHECIMENTOS ESSENCIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
MATÉRIA E ENERGIA

• Luz

• Som

• Sistemas Sensoriais

• Audição

• Visão

• Espelhos

• Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno.

• Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água, etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).

• Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em termos de som e luz.
A produção do som em diferentes objetos, a diferença entre o som natural e som produzido pelo ser humano, e como o mesmo é percebido pelo ser humano

• A interação da luz com espelhos, objetos transparentes, translúcidos e opacos; e, a relação da luz com a visão humana
• Hábitos saudáveis relacionados à prevenção e manutenção da saúde auditiva e visual, individual e coletiva. Enfermidades mais comuns ocasionadas pela poluição sonora ou pelo excesso de exposição dos olhos à luz solar.
• Seleciona, identifica e reconhece diferentes objetos com vistas a criar e comparar sons variados;

• Compara os diferentes sons produzidos em diferentes materiais e formas.

• Observam a passagem ou reflexão da luz em diferentes materiais;

• Identificam entre objetos encontrados no dia a dia aqueles que são espelhos, transparentes, translúcidos e opacos;

• Compreende que existem outras formas de percepção do ambiente e comunicação, além da visão e audição (Libras e Braille).

• Avalia, compara e defende atitudes preventivas e de manutenção da saúde por meio de cuidados com a exposição ao som em níveis prejudiciais para a audição;

• Percebe que a luminosidade excessiva ou a incidência de fontes de luz aos olhos podem causar danos à saúde;

• Relaciona outras questões de saúde ao excesso de exposição sonora e à radiação solar.
VIDA E EVOLUÇÃO

• Seres Vivos

• Biodiversidade

• Modo de Vida

• Fisiologia Animal

• Morfologia Animal

• Ecossistema

• Biomas
• Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam, etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

• Descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o ser humano.

• Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas, etc.).

• Compreender e valorizar a biodiversidade como fator importante para o ambiente, estabelecendo relações com os ecossistemas locais.
• Características nos modos de vida dos seres vivos (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam, etc.).

• Os animais são formados por células, possuem fases de desenvolvimento e tipos de desenvolvimento embrionário (ovíparos, vivíparos e ovovivíparos)

• Semelhanças e diferenças entre os animais; características que diferenciam os animais vertebrados e invertebrados, a relação destes com o homem e com o meio; características externas comuns que diferenciam os grupos de animais vertebrados

• Os principais biomas catarinenses e sua biodiversidade
• Observa e lista os animais mais comuns no ambiente próximo;

• Identifica os animais que têm seu habitat aquático e terrestre;

• Identifica hábitos alimentares de animais mais comuns no ambiente próximo;

• Diferencia animais de acordo com o tipo de alimentação: herbívoros, carnívoros e omnívoros.

• Reconhece, explica e exemplifica o processo de desenvolvimento de diferentes animais, desde seu nascimento;

• Identifica o ser humano como integrante de um grupo de animais;

• Compara as mudanças e transformações que ocorrem de uma fase da vida para a outra (a exemplo da metamorfose);

• Diferencia animais de acordo com o tipo de reprodução em ovíparos, vivíparos e ovovivíparos.

• Reconhece, compreende e classifica os grupos de animais por meio de características externas identificadas.

• Reconhece os biomas catarinenses e identifica em qual deles está inserido;

• Reconhece algumas espécies da fauna e da flora dos biomas catarinense.
TERRA E UNIVERSO

• Planeta Terra

• Solo

• Manejo
• Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo, etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias, etc.).

• Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.

• Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade, etc.

• Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.
• O planeta Terra e suas características

• Os astros (Sol, demais estrelas, Lua e planetas) que estão visíveis no céu durante o dia e durante a noite. A lua e suas fases

• O solo (formação, características, propriedades e importância)

• Formas de uso e manejo do solo e os impactos pelo mau uso desertificação, erosão, contaminação, desmatamento, doenças.
• Observa e reconhece as características da Terra ilustradas em diferentes representações do planeta (mapas, globos, fotografias, etc.).

• Observa e registra os aspectos do céu em diferentes momentos do dia e da noite;

• Reconhece e descreve de forma sistemática, os momentos nos quais é possível visualizar o Sol, a Lua, as estrelas e os planetas no céu.

• Observa e diferencia amostras de solo da região, explorando suas características e propriedades.

• Compreende a importância e os diferentes usos do solo;

• Identifica problemáticas que o mau uso do solo acarreta (como desertificação, erosão, contaminação, desmatamento, etc.).