UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | HABILIDADES/OBJETIVOS | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
---|---|---|---|
ARTES VISUAIS
Criticidade: (ludicidade, criação e imaginação) Composição Sensibilidade Contexto Elementos Visuais Gêneros Artísticos Tempo/espaço Criticidade Cultura Pesquisa Tecnologia Expressão Representação Comunicação Comunicação Fruição Apreciação Estética e Reflexão Movimento |
Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético; Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento, etc.); Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais; Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais; Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade; Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais; Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias, instituições, artistas, artesãos, curadores, etc.). |
Elementos da linguagem visual/técnicas: Desenho, pintura, esculturas, gravuras, fotografia, modelagem, (composições, quadrinhos, colagem, recorte, linhas, formas, planos, textura, cor, tom, volume, contraste); vídeo instalação, performance, intervenção; Obras de arte e artistas; Movimentos artísticos e sua contribuição para/com a história da humanidade; Gêneros: Paisagens natural/cultural, retrato, autorretrato, natureza morta; Arte e Cultura nos contextos locais, regionais e estadual, levando em conta as relações com a arte brasileira e estrangeira (indígena, africano, oriental e ocidental); Tradições de família; brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias; História das Artes Visuais, local, regional e nacional, internacional; A Arte como meio de comunicação e suas diferenças culturais;Patrimônio material e imaterial; Estética do cotidiano e seus tempos históricos (Juízo de gosto/senso estético); Pré-história e Arte indígena: Pré-colombiana (Incas, Maias e Astecas); Arte indígena brasileira; Arte, artesanato, artefato; Arte e meio ambiente; Imersão em espaços não formais de ensino como: museus, galerias, instituições culturais e outros através da virtualidade; Artistas contemporâneos locais, regionais, nacionais e internacionais, espaços histórico/cultural, comunidades; Multimeios, diário digital, portfolio digital, arte postal, instalação, videoarte e outros. |
Identifica e aprecia formas distintas de artes visuais; Cultiva a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético a partir da apreciação de formas distintas de artes visuais; Explora e reconhece elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento, etc.). Reconhece e analisa a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais em manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais; Experimenta diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, etc.); Faz uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais a partir da experimentação de diferentes formas de expressão artística;Experimenta a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo; Reconhece algumas categorias do sistema de artes visuais (museus, galerias, instituições, artistas, artesãos, curadores, etc.); A partir da experimentação em artes visuais, dialoga sobre suas criações e as dos colegas para alcançar sentidos plurais. |
Música
Criatividade e Criação Imaginação e Técnica Cultura, contexto e sensibilidade Pesquisa Tecnologia e Comunicação Ludicidade e Expressão Representação Autoconhecimento Musicalização Apreciação e Reflexão Movimento Tempo e Espaço Elementos musicais: som, ruído e silêncio Gêneros Artísticos |
Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana; Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo, etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical; Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados; Explorar diferentes formas de registro musical não convencional (representação gráfica de sons, partituras criativas, etc.), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual. |
Musicalização local, regional e nacional, para identificar os diferentes gêneros musicais, Elementos do som (sons agudos e graves), duração (longos e curtos), intensidade (fortes e fracos), timbres (a voz do instrumento ou pessoa); Elementos da música: Ritmo, melodia e harmoni;. Ritmo através da musicalização; Registro musical; Fruição estética; Pesquisa musical com o propósito de reconhecer a notação musical convencional; Tecnologia vinculada a musicalização; O corpo enquanto fonte sonora; Possibilidades cotidianas de extrair a sonorização; Musicalização a partir de brincadeiras, canções e práticas diversas; Músicas locais e regionais, da cultura popular brasileira infantil, brinquedos cantados e parlendas; Improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não. |
Identifica e aprecia criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical. Reconhece e analisa os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana; Percebe e explora os elementos constitutivos da música, a partir de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical;Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo, na natureza e em objetos cotidianos; Reconhece os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados a partir da exploração de fontes sonoras diversas;Explora diferentes formas de registro musical não convencional representação gráfica de sons; Experimenta improvisações, composições e sonorização de histórias, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais. |
DANÇA
Criatividade, criação e imaginação Composição e Representação Sensibilidade e Estética Cultura e Contexto Ludicidade e Expressão Pesquisa Tecnologia e Comunicação Autoconhecimento Fruição e Apreciação Criticidade e Reflexão Técnica, tempo e espaço Movimentos e Ritmos Gêneros Artísticos |
Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado; Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos, etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado; Criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e colaborativo, considerando os aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos dos elementos constitutivos do movimento, com base nos códigos de dança; Discutir, com respeito e sem preconceito, as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola, como fonte de construção. |
Danças folclóricas e populares: Tradições e cultura local: tradicionalismo, danças indígenas, capoeira...; Espaços de dança local e/ou regional, grupos de dança, assistir a espetáculos presencialmente ou por meio de canais de comunicação, para ampliar o repertório de movimento corporal, manifestações culturais; Consciência corporal: relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal; Tempo: duração temporal. Espaço: deslocamento de um ponto a outro, direção.; Orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos, etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido); Fluência: movimento liberado ou contido; Modalidades da dança: salão, danças urbanas, dança contemporânea, danças clássicas, danças étnicas, entre outras; Gêneros de danças típicos ou mais populares em cada parte do país, a influência da cultura afro-brasileira e indígena na dança. |
Experimenta e aprecia formas distintas de manifestações da dança, presentes em diferentes contextos; Cultiva a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar o repertório corporal a partir de suas experimentações e apreciações sobre diferentes manifestações da dança; Estabelece relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançando; Experimenta diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos, etc.); Experimenta diferentes ritmos de movimento na dança; Cria e improvisa movimentos dançados de modo individual, coletivo e colaborativo; Considera, ao criar e improvisar danças, os aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos dos elementos constitutivos do movimento, com base nos códigos de dança; Discute, com respeito e sem preconceito, as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola. |
TEATRO
Criatividade, criação e imaginação Cultura, contexto e sensibilidade Ludicidade, expressão e representação Pesquisa Tecnologia e Comunicação Autoconhecimento Fruição e apreciação Técnica Teatral Tempo, espaço e movimento Elementos Cênicos e Composição Estética e reflexão Gêneros Artísticos |
Reconhecer e apreciar formas distintas de manifestações do teatro presentes em diferentes contextos, aprendendo a ver e a ouvir histórias dramatizadas e cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório ficcional; Descobrir teatralidades na vida cotidiana, identificando elementos teatrais (variadas entonações de voz, diferentes fisicalidades, diversidade de personagens e narrativas, etc.); Experimentar o trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos criativos em teatro, explorando desde a teatralidade dos gestos e das ações do cotidiano até elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais; Experimentar possibilidades criativas de movimento e de voz na criação de um personagem teatral, discutindo estereótipos. |
História das primeiras manifestações cênicas, nacionais e internacionais; Texto teatral (literatura, ações cotidianas); Representação cênica de textos, músicas, histórias, acontecimentos, conteúdos; Criação de personagens (figurino, maquiagem e acessórios de cena); Tensão e relaxamento; Brincadeiras e improvisação; Pesquisa e criação de cenário, iluminação e sonoplastia (textos, direção, roteiro, espaço cênico e outros); Representação teatral e Mídia; Comédia, tragédia, drama, épico, teatro de rua, clown, etc; Jogos teatrais: brincadeiras, improvisação, ações cotidianas, imitação e o faz de conta; teatro humano e/ou de bonecos (dedoches, marionetes, fantoches, vara, sombra, etc; Jogos teatrais integração grupal, expressão vocal, expressão corporal, teatro direto, teatro indireto (manipulação, bonecos, sombras, entre outros); Monólogos. |
Reconhece e aprecia formas distintas de manifestações do teatro presentes em diferentes contextos; Identifica teatralidades na vida cotidiana, destacando elementos teatrais (variadas entonações de voz, diferentes fisicalidades, diversidade de personagens e narrativas, etc.); Experimenta o trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos criativos em teatro; Exercita a imitação e o faz de conta, ressignificando objetos e fatos e experimentando-se no lugar do outro; Experimenta possibilidades criativas de movimentos e de voz na criação de um personagem teatral; Discute estereótipos ao criar histórias e personagens teatrais. |
ARTES INTEGRADAS
Criatividade, criação, imaginação e ludicidade Arte e sensibilidade Criticidade e apreciação Estética e reflexão Expressão, representação e comunicação Cultura, contexto e fruição Tempo e espaço Gêneros Artísticos Articulação e interculturalidade Pesquisa Movimento Tecnologia Autoconhecimento Técnica e composição |
Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas; Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais; Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas; Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares, etc.) nos processos de criação artística. |
Obras/peças de artistas internacionais e brasileiros; Matrizes estéticas e culturais relacionado com as artes integradas; As linguagens integradas e a articulação entre os saberes artísticos, a partir da criação, leitura, produção, construção; A Arte a partir de contextos contemporâneos local, regional, nacional e internacional; Patrimônio cultural, material e imaterial; Diversidade cultural incluindo a indígena, africana e europeias, aproximando com a realidade local; Vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens das Artes integradas e contexto local, regional, nacional e internacional; A expressão e a representação das Artes Integradas na contemporaneidade; Processos artísticos culturais e suas relações com o ser humano; Produtores de Arte e suas relações com o contexto vivido/vivenciado; A diversidade nas Artes Integradas nas comunidades; A espacialidade e o pertencimento através das Artes Integradas; Movimentos culturais do país e seu contexto histórico, social e político, tendo como referência as produções artísticas das linguagens artísticas, bem como seu desenvolvimento no município, dentro das comunidades; Diferentes formatos tecnológicos para pesquisas e reconhecimentos das diversas linguagens artísticas e suas transformações na contemporaneidade; Diferentes tecnologias para acessar, produzir e registrar as mais diversas práticas artísticas, com autonomia, para compartilhamentos entre alunos e com a comunidade |
Reconhece projetos temáticos e as relações processuais entre diversas linguagens artísticas; Experimenta em diversos projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas; Caracteriza brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais; Experimenta brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais; Conhece e valoriza o patrimônio cultural, material e imaterial de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas; Explora diferentes tecnologias e recursos digitais nos processos de criação artística. |