UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | HABILIDADES/OBJETIVOS | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
---|---|---|---|
Brincadeiras e Jogos:Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional |
Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas; Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem; Utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e na comunidade. |
Jogos populares da cultura brasileira presentes no contexto comunitário e regional (Jogos sensoriais, e/ou Jogos simbólicos, e/ou Jogos de salão, de mesa e tabuleiro, e/ou Jogos cooperativos, e/ou Jogos cognitivos); Brincadeiras da cultura brasileira presentes no contexto comunitário e regional (Brincadeira de roda, e/ou Brinquedos cantados, e/ou Brincadeira de faz de conta). |
Conhece e reconhece jogos e brincadeiras das diversas culturas presentes no contexto comunitário e regional; Respeita as diferenças individuais e culturais e participa ativamente dos jogos e brincadeiras; Propõe, elabora, sugere jogos e brincadeiras das diversas culturas; Explica autonomamente alguns jogos e brincadeiras simples; Reconhece gestos e movimentos das diferentes culturas, encontrando estratégias para os desafios das brincadeiras e jogos. Explora os espaços físicos como possibilidade para a realização de jogos e brincadeiras; Demonstra controle e adequação do uso do corpo nas brincadeiras e jogos da cultura popular brasileira; Produz textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-los na escola e na comunidade. |
Marca e Precisão | Experimentar e fruir, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo, a prática de esportes de marca e de precisão, identificando os elementos comuns a esses esportes; Discutir a importância da observação das normas e das regras dos esportes de marca e de precisão para assegurar a integridade própria e as dos demais participantes. |
Esportes de marca (Corridas, saltos, lançamentos e arremessos, normas e regras básicas); Esportes de precisão: fundamentos técnicos dos esportes de precisão (arco e flecha, bocha, boliche, tiro ao alvo, minigolfe, etc.), normas e regras básicas. |
Conhece, pratica e reconhece as semelhanças e diferenças entre esportes de marca e precisão; Demonstra controle e adequação do uso do corpo na execução dos movimentos básicos; Experimenta e frui de forma protagonista a prática de esportes de marca e de precisão; Compreende que na prática dos jogos há vitórias, derrotas e regras para serem respeitadas; Observa e segue as normas e as regras dos esportes de marca e de precisão. |
Ginástica |
Experimentar, fruir e identificar diferentes elementos básicos da ginástica (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais) e da ginástica geral, de forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança; Planejar e utilizar estratégias para a execução de diferentes elementos básicos da ginástica e da ginástica geral; Participar da ginástica geral, identificando as potencialidades e os limites do corpo, e respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal; Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita eaudiovisual), as características dos elementos básicos da ginástica e da ginástica geral, identificando a presença desses elementos em distintas práticas corporais. |
Elementos básicos das ginásticas: Elementos corporais e Elementos Acrobáticos com ou sem o uso de equipamentos e materiais. Ginástica Geral: Conhecimento e controle corporal, Atividades circenses. |
Experimenta e identifica os elementos básicos da ginástica e da ginástica geral; Participa das atividades propostas com desenvolvimento individual e coletivo; Reconhece progressivamente os limites e possibilidade do próprio corpo; Planeja e utiliza estratégias para a execução de diferentes elementos da ginástica; Conhece e reconhece as diferentes práticas circenses; Descreve por meio de diferentes linguagens as características e elementos básicos da ginástica. |
Dança criativa/educativa Dança da cultura popular |
Identificar os elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças do contexto comunitário e regional, valorizando e respeitando as manifestações de diferentes culturas; Experimentar e fruir diferentes danças do contexto comunitário e regional (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), e recriá-las, respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal. |
Elementos constitutivos da Dança: ritmo, espaço, gestos, imitação, mímica, identificação dos ritmos corporais; Danças do contexto comunitário e regional: dança popular e folclórica. |
Identifica os elementos da dança no contexto educacional respeitando as manifestações de diferentes culturas; Participa das atividades propostas, colocando em prática os elementos da dança; Conhece e reconhece danças das diversas culturas comunitárias e regionais; Recria diferentes possibilidades de movimentos corporais. |