UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | HABILIDADES/OBJETIVOS | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
---|---|---|---|
Brincadeiras e Jogos:Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana |
Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá- los, valorizando a importância desse patrimônio histórico-cultural; Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os alunos em brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana; Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico-cultural na preservação das diferentes culturas; Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo,incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis. |
Jogos populares da cultura popular brasileira e do mundo (Jogos sensoriais, e/ou Jogos simbólicos, e/ou Jogos de salão, de mesa e tabuleiro; e/ou Jogos cooperativos; e/ou Jogos cognitivos; e/ou iniciação ao jogo competitivo); Brincadeiras da cultura popular brasileira e do mundo (Brincadeira de roda; e/ou Brinquedos cantados, e/ou Brincadeira de faz de conta); Jogos africanos e afro-brasileiros; Jogos de Matriz Indígena. |
Conhece e reconhece jogos e brincadeiras enquanto patrimônio histórico-cultural; Experimenta, participa e recria brincadeiras e jogos populares diversas culturas; Demonstra controle e adequação do uso do corpo nas brincadeiras e jogos; Planeja e utiliza estratégias de participação segura em brincadeiras e jogos populares; Descreve, por meio de múltiplas linguagens, as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância; Propõe, elabora, sugere jogos e brincadeiras populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana. |
Esportes:Esportes de Campo e Taco Esportes com rede divisória e parede de rebote Esportes de Invasão |
Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e de taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo; Diferenciar os conceitos de jogo e esporte, identificando as características que os constituem na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer). |
Esporte de Campo e taco: brincadeiras, grandes jogos e jogos pré-desportivos que envolvam habilidades e fundamentos relacionados ao: baseball, cricket, softball, tacobol (bete ombro), etc.; Vôlei e vôlei de praia, Tênis de Mesa, Tênis de Campo, Badminton, Punhobol, Pelota basca, Raquetebol, Squash e/ou Peteca: jogos pré- desportivos, fundamentos básicos (postura corporal, toque, manchete, saque adaptado); Jogos pré-desportivos de basquetebol, futebol, futsal e/ou, handebol Introdução as regras e fundamentos dos esportes) |
Experimenta e participa de diferentes tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias; , respeita e faz uso das principais regras dos diferentes tipos de esportes; Compreende que na prática dos esportes há vitórias, derrotas e regras para serem respeitadas; Conhece e reconhece as semelhanças e diferenças nos esportes; Identifica as principais características das modalidades esportivas. |
Ginástica:Ginástica de competição |
Experimentar e fruir, de forma coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano; Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios na execução de elementos básicos de apresentações coletivas de ginástica geral,reconhecendo as potencialidades e os limites do corpo e adotando procedimentos de segurança. |
Ginástica Rítmica: Fundamentos históricos da modalidade, movimentos básicos da modalidade, exploração de aparelhos como corda, arco, bola, maças e fita, e processo de composições coreográficas com e sem aparelhos; Ginástica Artística: Fundamentos históricos da modalidade; Movimentos básicos da ginástica e solo, exploração dos aparelhos: trave de equilíbrio, barra fixa, mesa de salto, paralelas simétricas (podem ser utilizados aparelhos alternativos como bancos, mesas, plintos, galhos, etc.);Ginástica Acrobática: Fundamentos históricos da modalidade; Exercícios de equilíbrio corporal: equilíbrio dinâmico e estático; Exercícios individuais de solo; quedas. |
Experimenta e participa, de forma coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral, propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano; Explora formas de deslocamento no espaço combinando movimentos e seguindo orientações; Desenvolve progressivamente habilidades manuais, adquirindo controle durante a execução de movimentos combinados; Planeja e utiliza estratégias para resolver desafios na execução deelementos básicos de apresentações coletivas de ginástica geral; Reconhece as potencialidades e os limites do corpo e adota procedimentos de segurança. |
Danças:Dança educativa/Dança criativa Dança da cultura popular/folclórica |
Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem; Comparar e identificar os elementos constitutivos comuns e diferentes (ritmo, espaço, gestos) em danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana; Formular e utilizar estratégias para a execução de elementos constitutivos das danças populares do Brasil e do mundo, e das danças de matriz indígena e africana; Identificar situações de injustiça e preconceito geradas e/ou presentes no contexto das danças e demais práticas corporais e discutir alternativas para superá-las. |
Danças coletivas, danças de improvisação (individual, dupla, trios, grupos) - movimento, espaço e tempo, instrumentos musicais e vestimentas; Construção musical: exploração de instrumentos não tradicionais (latas, panelas, tambores, etc.), percussão corporal; Danças de matriz indígena (guachiré - dança da alegria; Guahú) e africana: samba de roda, jongo, maracatu, maculelê, etc.; Danças do Brasil e do mundo: frevo, baião, boi de mamão, xaxado, pau-de-fita, samba de roda, fandango, vaneirão, quadrilha, polca, etc. |
Experimenta, recria e frui danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana; Valoriza e respeita os diferentes sentidos e significados das danças em suas culturas de origem; Compara e identifica os elementos constitutivos comuns e diferentes em danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana; Dança com diferentes expressões faciais e posturas corporais ao som de diferentes gêneros; Fórmula e utiliza estratégias para a execução de elementos constitutivos das diferentes danças; Identifica e compreende situações de injustiça e preconceito geradas e/ou presentes no contexto das danças e demais práticas corporais. |
Lutas:Lutas de distância mista Lutas de curta distância |
Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas presentes no contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana. Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana experimentadas, respeitando o colega como oponente e as normas de segurança; Identificar as características das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana, reconhecendo as diferenças entre lutas e brigas e entre lutas e as demais práticas corporais. |
Lutas de matriz africana (Capoeira, maculelê). Histórico, movimentos corporais básicos (ginga e esquivas); Movimentos acrobáticos elementares, a música e as cantigas, a dinâmica da roda de capoeira; Lutas de matriz indígena (huka-huka, luta marajoara, derruba toco, briga de galo). Histórico, movimentos corporais básicos, posicionamentos - base, equilíbrio e desequilíbrio e agarramentos, regras. |
Experimenta, participa e recria diferentes lutas presentes no contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana; Identifica as características de cada estilo de luta; Compreende a luta de forma educativa, agregando valores; Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas, respeitando o colega como oponente e as normas de segurança; Diferencia lutas e brigas, utilizando- se do conhecimento das mesmas, nas diversas culturas; Reconhece os limites e possibilidades do próprio corpo. |