UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS HABILIDADES/OBJETIVOS CONHECIMENTOS ESSENCIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Brincadeiras e Jogos:Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural;

Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os alunos em brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana;

Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico-cultural na preservação das diferentes culturas;

Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários.
Jogos populares da cultura popular brasileira e do mundo (Jogos sensoriais, e/ou Jogos simbólicos, e/ou Jogos de salão, de mesa e tabuleiro; e/ou Jogos cooperativos; e/ou Jogos cognitivos; e/ou iniciação ao jogo competitivo);

Brincadeiras da cultura popular brasileira e do mundo (Brincadeira de roda; e/ou Brinquedos cantados, e/ou Brincadeira de faz de conta);

Jogos africanos e afro-brasileiros;

Jogos de Matriz Indígena.
Conhece e reconhece jogos e brincadeiras enquanto patrimônio histórico-cultural;

Experimenta, participa e recria brincadeiras e jogos populares diversas culturas;

Demonstra controle e adequação do uso do corpo nas brincadeiras e jogos;

Planeja e utiliza estratégias de participação segura em brincadeiras e jogos populares;

Descreve, por meio de múltiplas linguagens, as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância;

Propõe, elabora, sugere jogos e brincadeiras populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana.
Esportes:Esportes de Campo e Taco

Esportes com rede divisória e parede de rebote

Esportes de Invasão
Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e de taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo;

Diferenciar os conceitos de jogo e esporte, identificando as características que os constituem na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer).
Esporte de Campo e taco: brincadeiras, grandes jogos e jogos pré-desportivos que envolvam habilidades e fundamentos relacionados ao: baseball, cricket, softball, tacobol (bete ombro), etc.;

Vôlei e vôlei de praia, Tênis de Mesa, Tênis de Campo, Badminton, Punhobol, Pelota basca, Raquetebol, Squash e/ou Peteca: jogos pré- desportivos, fundamentos básicos (postura corporal, toque, manchete, saque adaptado);

Jogos pré-desportivos de basquetebol, futebol, futsal e/ou, handebol

Introdução as regras e fundamentos dos esportes)
Experimenta e participa de diferentes tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias;

, respeita e faz uso das principais regras dos diferentes tipos de esportes;

Compreende que na prática dos esportes há vitórias, derrotas e regras para serem respeitadas;

Conhece e reconhece as semelhanças e diferenças nos esportes;

Identifica as principais características das modalidades esportivas.
Ginástica:Ginástica de competição Experimentar e fruir, de forma coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano;

Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios na execução de elementos básicos de apresentações coletivas de ginástica geral,reconhecendo as potencialidades e os limites do corpo e adotando procedimentos de segurança.
Ginástica Rítmica: Fundamentos históricos da modalidade, movimentos básicos da modalidade, exploração de aparelhos como corda, arco, bola, maças e fita, e processo de composições coreográficas com e sem aparelhos;

Ginástica Artística: Fundamentos históricos da modalidade;

Movimentos básicos da ginástica e solo, exploração dos aparelhos: trave de equilíbrio, barra fixa, mesa de salto, paralelas simétricas (podem ser utilizados aparelhos alternativos como bancos, mesas, plintos, galhos, etc.);Ginástica Acrobática: Fundamentos históricos da modalidade; Exercícios de equilíbrio corporal: equilíbrio dinâmico e estático; Exercícios individuais de solo; quedas.
Experimenta e participa, de forma coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral, propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano;

Explora formas de deslocamento no espaço combinando movimentos e seguindo orientações;

Desenvolve progressivamente habilidades manuais, adquirindo controle durante a execução de movimentos combinados;

Planeja e utiliza estratégias para resolver desafios na execução deelementos básicos de apresentações coletivas de ginástica geral;

Reconhece as potencialidades e os limites do corpo e adota procedimentos de segurança.
Danças:Dança educativa/Dança criativa

Dança da cultura popular/folclórica
Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem;

Comparar e identificar os elementos constitutivos comuns e diferentes (ritmo, espaço, gestos) em danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana;

Formular e utilizar estratégias para a execução de elementos constitutivos das danças populares do Brasil e do mundo, e das danças de matriz indígena e africana;

Identificar situações de injustiça e preconceito geradas e/ou presentes no contexto das danças e demais práticas corporais e discutir alternativas para superá-las.
Danças coletivas, danças de improvisação (individual, dupla, trios, grupos) - movimento, espaço e tempo, instrumentos musicais e vestimentas;

Construção musical: exploração de instrumentos não tradicionais (latas, panelas, tambores, etc.), percussão corporal;

Danças de matriz indígena (guachiré - dança da alegria; Guahú) e africana: samba de roda, jongo, maracatu, maculelê, etc.;

Danças do Brasil e do mundo: frevo, baião, boi de mamão, xaxado, pau-de-fita, samba de roda, fandango, vaneirão, quadrilha, polca, etc.
Experimenta, recria e frui danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana;

Valoriza e respeita os diferentes sentidos e significados das danças em suas culturas de origem;

Compara e identifica os elementos constitutivos comuns e diferentes em danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana;

Dança com diferentes expressões faciais e posturas corporais ao som de diferentes gêneros;

Fórmula e utiliza estratégias para a execução de elementos constitutivos das diferentes danças;

Identifica e compreende situações de injustiça e preconceito geradas e/ou presentes no contexto das danças e demais práticas corporais.
Lutas:Lutas de distância mista

Lutas de curta distância
Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas presentes no contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana.

Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana experimentadas, respeitando o colega como oponente e as normas de segurança;

Identificar as características das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana, reconhecendo as diferenças entre lutas e brigas e entre lutas e as demais práticas corporais.
Lutas de matriz africana (Capoeira, maculelê). Histórico, movimentos corporais básicos (ginga e esquivas); Movimentos acrobáticos elementares, a música e as cantigas, a dinâmica da roda de capoeira;

Lutas de matriz indígena (huka-huka, luta marajoara, derruba toco, briga de galo). Histórico, movimentos corporais básicos, posicionamentos - base, equilíbrio e desequilíbrio e agarramentos, regras.
Experimenta, participa e recria diferentes lutas presentes no contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana;

Identifica as características de cada estilo de luta;

Compreende a luta de forma educativa, agregando valores;

Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas, respeitando o colega como oponente e as normas de segurança;

Diferencia lutas e brigas, utilizando- se do conhecimento das mesmas, nas diversas culturas;

Reconhece os limites e possibilidades do próprio corpo.
Práticas corporais de aventura Experimentar e fruir diferentes práticas corporais de aventura, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais;

Identificar os riscos durante a realização de práticas corporais de aventura e superar.
Características, habilidades e fundamentos das práticas corporais de aventura: parkour, slackline, freestyle, BMX, paintballl, escalada indoor, carrinho de rolimã, etc. Histórico das modalidades, locais de prática, vestimentas, equipamentos e acessórios. Participa das práticas corporais e valoriza seus elementos;

Identifica e planeja estratégias para a realização das práticas corporais;

Conhece e identifica os principais espaços para as práticas corporais de aventura;