UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | HABILIDADES/OBJETIVOS | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
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MATÉRIA E ENERGIA Mecânica Termologia Termodinâmica |
Analisar a aplicação ao longo da história das máquinas simples e seu uso na realização de tarefas cotidianas. Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas. Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor e relacionar com a utilização de materiais condutores e isolantes na vida cotidiana. Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas. Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas. Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização). |
• A utilização das máquinas simples ao longo da história para reduzir o esforço realizado por humanos nas transformações tecnológicas. • A diferença entre calor, sensação térmica e temperatura. • A diferença entre materiais condutores e isolantes térmicos. As variações nas dimensões dos materiais com a variação de temperatura. • A terra como um grande sistema termodinâmico que precisa ser mantido em equilíbrio. O funcionamento e uso de equipamentos que tem por finalidade manter ou variar a temperatura. • O uso de combustíveis renováveis e não renováveis e seus efeitos socioambientais. • As mudanças socioambientais ocorridas pelo desenvolvimento tecnológico. |
• Identifica e compreende o que são máquinas simples e seu uso ao longo do tempo. • Diferencia os termos “calor”, “temperatura” e “sensação térmica”, suas particularidades e como se relacionam no ambiente. • Realiza a leitura da escala termométrica de um termômetro e identifica a temperatura em diferentes momentos do dia e do ano; • Reconhece e classifica formas de transferência de calor entre objetos (madeira, metal, plástico, etc.); • Identifica materiais condutores e isolantes térmicos e relaciona essa propriedade ao seu uso; • Aplica o conhecimento sobre propagação de calor para explicar por que determinados materiais (condutores e isolantes) são utilizados em equipamentos de uso cotidiano. • Compreende, analisa e avalia como o equilíbrio dinâmico influi na manutenção da vida, na conversão de calor em trabalho mecânico e na investigação do funcionamento de máquinas térmicas; • Entende o funcionamento máquinas térmicas e como modificam a vida humana. • Identifica o uso de combustíveis, renováveis e não renováveis, bem como o funcionamento das máquinas térmicas (convertendo calor em trabalho), compreendendo como se deu seu aprimoramento ao longo do tempo; • Avalia os impactos econômicos, sociais e ambientais do uso indiscriminado dos combustíveis fósseis; • Reconhece a importância do desenvolvimento de formas alternativas e sustentáveis de combustíveis. • Reconhece os benefícios das máquinas térmicas para o desenvolvimento social e tecnológico, bem como os impactos socioambientais atrelados à mecanização; • Compreende como o desenvolvimento científico e tecnológico interfere em aspectos econômicos, culturais e sociais do trabalho e do dia a dia; |
VIDA E EVOLUÇÃO • Ecossistemas Naturais • Fenômenos Naturais • Fenômenos Antrópicos • Saúde Pública |
• Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura, etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas. • Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração, etc. • Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica, entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde. • Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças. • Analisar historicamente o uso da tecnologia nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida. |
• Os ecossistemas terrestres e aquáticos, sua biodiversidade e os impactos da poluição para a vida no planeta. • Os impactos ambientais provocados por catástrofes naturais ou por ação humana. • Os indicadores de saúde, as doenças veiculadas pela água e pelo ar e as políticas públicas destinadas à saúde. • O efeito da vacinação em grandes populações para mitigar epidemias e erradicação de doenças. • As tecnologias que influenciam como indicadores ambientais e na qualidade de vida. |
• Identifica, descreve e compreende as características de ecossistemas como Amazônia, caatinga, cerrado, mata atlântica, pantanal, pampas, mangue, e os fatores bióticos e abióticos que os constituem; • Identifica, classifica e reconhece os ecossistemas locais; • Compara e diferencia o ecossistema local com outros ecossistemas do Brasil; • Percebe que a temperatura, a pluviosidade, o tipo de solo e a quantidade de luz estão entre as principais características dos ecossistemas brasileiros e que influenciam na fauna e na flora da região. • Reconhece no ambiente local características que evidenciam alterações causadas por catástrofes naturais; • Avalia impactos ambientais de origem antrópica e catástrofes naturais; • Percebe que os impactos causados a um ecossistema afetam suas populações, podendo provocar extinções, modificações nos hábitos e migrações; • Reconhece o fato de que o ser humano faz parte do ecossistema em que vive e é influenciado por ele e também o influencia. • Identifica e utiliza indicadores de saúde para compreender as condições de saúde em nível local, regional ou nacional; • Reconhece quais ações são propostas ou realizadas no âmbito da política pública com base nesses indicadores; • Analisa, interpreta e compara dados de uma série histórica provocadas nesses indicadores pelas ações comunitárias e governamentais. • Identifica, reconhece e compreende os micro-organismos, como parasitas, vírus e bactérias, e os mecanismos de defesa naturais e adquiridos do organismo humano, a fim de justificar a importância da vacina; • Compreende a intervenção do uso da vacinação no controle ou erradicação de doenças e na imunidade adquirida em comparação ao seu não uso, e as consequências disso para a saúde pública nas questões individuais e coletivas. • Identifica e reconhece avanços no tratamento de doenças, no controle e prevenção de pandemias, endemias, epidemias e nas medidas de prevenção e aumento da qualidade de vida das pessoas, ocasionadas pelo avanço das ciências e da tecnologia ao longo da história da humanidade, incluindo a intervenção no modo e nos hábitos de vida. |
TERRA E UNIVERSO • Ecossistemas Naturais • Fenômenos Naturais • Fenômenos Antrópicos • Saúde Pública |
• Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutindo fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição. • Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas, etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro. • Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação. • Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas. • Analisa o formato da costa brasileira e da africana e relaciona o formato à teoria da deriva continental. |
• As propriedades dos gases e seus efeitos no clima e formação da atmosfera terrestre. • A importância e a consequência do efeito estufa para a vida na Terra. • A importância da camada de Ozônio para a manutenção da vida na terra. • A influência do movimento de placas tectônicas e a relação com vulcanismo e terremotos. • A deriva continental e seu papel na divisão e formação dos continentes. |
• Reconhece que o ar atmosférico é uma mistura de gases; • Identifica e reconhece a composição do ar (oxigênio, nitrogênio, gás carbônico e outros gases) e sua proporção em diferentes altitudes; • Identifica os principais poluentes do ar, sua fonte e relaciona a qualidade do ar com a saúde humana; • Percebe as ações antrópicas e naturais na alteração da proporção da composição do ar. • Reconhece a importância do efeito estufa e da camada de ozônio na manutenção da vida na terra; • Compreende como a intervenção humana pode alterar artificialmente o efeito estufa, provocando mudanças no clima. • Compreende a importância da camada de ozônio para a vida na Terra; • Identifica os fatores que aumentam ou diminuem a presença da camada de ozônio na atmosfera; • Discute propostas individuais e coletivas para sua preservação. • Conhece e compreende fenômenos naturais como vulcões, terremotos e tsunamis; • Compreende e justifica a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil. • Relaciona a ocorrência de fenômenos naturais em função das formações geológicas; • Compara as similaridades e diferenças entre as características da crosta brasileira e do continente africano. |