UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | HABILIDADES/OBJETIVOS | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
---|---|---|---|
MATÉRIA E ENERGIA • Energia • Fontes Renováveis • Fontes Não Renováveis • Circuitos Elétricos |
• Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia
utilizados em residências, comunidades ou cidades. • Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpadas ou outros dispositivos e compará- los a circuitos elétricos residenciais. • Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira, etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo). • Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal. • Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável. • Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas, etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. |
• A energia, suas transformações e impactos socioambientais. • O conceito fundamental do eletromagnetismo, corrente elétrica e funcionamento de um circuito. A distribuição de energia através das linhas de transmissão. • A relação entre consumo de energia elétrica e economia. • A eficiência energética dos equipamentos eletroeletrônicos e seu impacto no consumo doméstico mensal. • A relação entre a eficiência energética e consumo responsável. • A relação entre as usinas de geração de energia elétrica e os impactos socioambientais. |
• Identifica e classifica diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades. • Compreende que a corrente elétrica é constituída por cargas elétricas em movimento ordenado; • Diferencia materiais condutores de isolantes elétricos; • Planeja e elabora circuitos a partir de diferentes materiais, do conhecimento sobre condutores e isolantes e da compreensão a respeito da corrente elétrica • Reconhece e categoriza equipamentos elétricos, de acordo com o tipo de transformação de energia necessária ao seu funcionamento; • Identifica e analisa modos de geração e distribuição de energia elétrica às residências. • Compreende que o consumo de energia elétrica de um aparelho é proporcional à potência elétrica e ao tempo médio de uso. • Analisa, discute e planeja estratégias para otimização do uso de energia elétrica na escola ou comunidade; • Avalia o consumo de energia elétrica de uma residência e, por meio dos dados obtidos e dos conhecimentos adquiridos, determina quais medidas podem ser executadas para economia. • Identifica, analisa e debate sobre os modos de geração e distribuição de energia elétrica às residências; • Avalia os aspectos favoráveis e desfavoráveis das formas de geração de energia elétrica, de acordo com os critérios de sustentabilidade e eficiência energética. |
VIDA E EVOLUÇÃO • Sistemas do Corpo • Mecanismos Reprodutivos • Sexualidade |
• Compreende que os sistemas do corpo humano trabalham de maneira integrada, a fim de garantir o funcionamento adequado do organismo. • Compreende algumas formas de reprodução assexuada e sexuada dos seres vivos; • Compara diferentes estratégias evolutivas relacionadas à reprodução de plantas e animais, considerando o sucesso reprodutivo das espécies. • Reconhece e descreve a ação dos hormônios sobre o desenvolvimento e alterações de características no organismo humano, compreendendo, entre eles, o ciclo menstrual; • Compreende o papel do sistema nervoso e das gônadas no organismo e suas implicações típicas na puberdade, com destaque para questões biológicas, emocionais, sociais e também culturais; • Compreende o ciclo menstrual e o amadurecimento sexual dos seres humanos, incluindo a gravidez. • Identifica, compreende e diferencia os métodos contraceptivos, classificando-os de acordo com sua adequação à prevenção de IST 's (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e gravidez envolvendo a responsabilidade e consciência sobre a saúde sexual. • Identifica os métodos contraceptivos, de prevenção às DSTs e ISTs; • Discute atitudes de responsabilidade compartilhada na escolha e uso desses métodos. • Reconhece, compreende e discute a sexualidade humana, considerando as suas múltiplas dimensões, além de aspectos como o cuidado e o respeito a si mesmo e ao outro; • Compreende e respeita as manifestações humanas na sua diversidade equidade igualdade. |
• Anatomofisiologia do sistema circulatório (tipagem sanguínea, doação de sangue), respiratório, digestório e excretor. • As comparações de ciclos de vida e os tipos de reprodução. • Os sistemas reprodutores: masculino e feminino e seu desenvolvimento na adolescência, puberdade e sua maturação sexual. • A ação e a eficácia de diferentes métodos contraceptivos para evitar gravidez indesejada e IST’s. • Os sintomas, formas de transmissão, tratamento e prevenção de IST 's e as Políticas de saúde públicas de apoio. • A dimensão da sexualidade e o respeito à diversidade. |
• Compreende que os sistemas do corpo humano trabalham de maneira integrada, a fim de garantir o funcionamento adequado do organismo. • Compreende algumas formas de reprodução assexuada e sexuada dos seres vivos; • Compara diferentes estratégias evolutivas relacionadas à reprodução de plantas e animais, considerando o sucesso reprodutivo das espécies. • Reconhece e descreve a ação dos hormônios sobre o desenvolvimento e alterações de características no organismo humano, compreendendo, entre eles, o ciclo menstrual; • Compreende o papel do sistema nervoso e das gônadas no organismo e suas implicações típicas na puberdade, com destaque para questões biológicas, emocionais, sociais e também culturais; • Compreende o ciclo menstrual e o amadurecimento sexual dos seres humanos, incluindo a gravidez. • Identifica, compreende e diferencia os métodos contraceptivos, classificando-os de acordo com sua adequação à prevenção de IST 's (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e gravidez envolvendo a responsabilidade e consciência sobre a saúde sexual. • Identifica os métodos contraceptivos, de prevenção às DSTs e ISTs; • Discute atitudes de responsabilidade compartilhada na escolha e uso desses métodos. • Reconhece, compreende e discute a sexualidade humana, considerando as suas múltiplas dimensões, além de aspectos como o cuidado e o respeito a si mesmo e ao outro; • Compreende e respeita as manifestações humanas na sua diversidade equidade igualdade. |
TERRA E UNIVERSO • Astronomia • Eclipses • Movimento de Rotação da Terra • Movimento de Translação da Terra • Climatologia |
• Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua. • Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais. • Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra. • Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas. • Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana. |
• A ocorrência dos eclipses e sua relação com o movimento entre o planeta Terra, a Lua e o Sol • A influência do eixo de Rotação da Terra com a ocorrência das estações do ano. • A climatologia e a influencia humana sobre os fatores climáticos. • A previsão do tempo e sua importância no âmbito local, regional e global. • As alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana. |
• Analisa a ocorrência dos eclipses solar e lunar, reconhecendo as posições entre Sol, Terra e Lua; • Identifica que o formato esférico da Terra influencia na intensidade de luz solar que incide sobre a superfície do planeta; • Reconhece que a sucessão de estações do ano resultante do movimento de translação da Terra e da inclinação do seu eixo de rotação em relação ao plano de órbita; • Compreende a relação entre os solstícios e os equinócios e a ocorrência das estações do ano na Terra. • Compreende e explica o deslocamento das massas de ar e sua relação com as diferenças de temperatura e pressão existentes na atmosfera terrestre; • Reconhece e descreve a dinâmica da temperatura nos oceanos, de modo a associar esses fenômenos à forma e ao movimento da Terra; • Identifica características do clima local, com base em dados coletados em diversos períodos e em diferentes estações do ano, relacionando aos padrões de circulação atmosférica e aos movimentos e forma da Terra. • Reconhece e seleciona, a partir da análise de dados, as variáveis que interferem na previsão do tempo, como temperatura diária, umidade, pressão e ventos; • Associa a intervenção humana às mudanças dessas variáveis, bem como para as consequências que acarretam no clima local e global. • Propõe ações para minimizar as ações antrópicas que causam desequilíbrios ambientais. |