UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS HABILIDADES/OBJETIVOS CONHECIMENTOS ESSENCIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
MATÉRIA E ENERGIA

• Estrutura da Matéria

• Transformações Químicas

• Luz e Som
• Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.

• Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.

• Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.

• Planejar e executar experimentos que evidenciam que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.

• Investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana.

• Classificar as radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e aplicações, discutindo e avaliando as implicações de seu uso em controle remoto, telefone celular, raio X, forno de micro- ondas, fotocélulas, etc.

• Discutir o papel do avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica (raio X, ultrassom, ressonância nuclear magnética) e no tratamento de doenças (radioterapia, cirurgia óptica a laser, infravermelho, ultravioleta, etc.).
• A interferência da temperatura nas mudanças de estado físico da matéria. A disposição do átomo nos diferentes estados físicos da matéria.

• A relação/proporção entre reagente e produto numa transformação química.

• O desenvolvimento dos modelos atômicos e do universo para a compreensão do átomo e estrutura do universo.

• A diferença entre ondas mecânicas e eletromagnéticas e a composição das cores no espectro visível da luz.

• O sistema de comunicação humana via ondas.

• A análise do espectro eletromagnético percebendo suas divisões e aplicações.

• O uso das radiações na medicina diagnóstica e em telecomunicações.
• Identifica as propriedades da matéria em relação ao comportamento de suas partículas.

• Reconhece a existência de espaços vazios entre as partículas, bem como da agitação ou alterações provocadas pela temperatura.

• Identifica, relaciona e estabelece as proporções da quantidade de substâncias utilizadas e produzidas nas transformações químicas com base em sua massa.

• Identifica e representa substâncias simples e compostas.

• Conhece e compreende modelos de constituição da matéria.

• Identifica as características de algumas partículas subatômicas como prótons, elétrons e nêutrons.

• Diferencia escalas do mundo macroscópico e do submicroscópico.

• Entende as definições modernas de elemento químico, isótopos e íons.

• Observa, testa e compreende fenômenos relacionados à decomposição da luz.

• Investiga, no espectro eletromagnético, a luz visível e a sua relação com a mistura de cores da luz e de pigmentações na formação de cores.

• Identifica, analisa, categoriza e explica os processos de transmissão e recepção de imagem e som;

• Relaciona os processos de transmissão e recepção de imagem e som às radiações eletromagnéticas e ondas mecânicas.

• Reconhece, compreende e categoriza as radiações eletromagnéticas de acordo com suas diferentes características (frequência e fontes).

• Relaciona as ondas eletromagnéticas ao seu uso em diferentes tecnologias;

• Identifica, compara e relata o impacto do desenvolvimento tecnológico na aplicação das radiações eletromagnéticas na área da saúde.
VIDA E EVOLUÇÃO

• Hereditariedade

• Evolucionismo

• Preservação e Biodiversidade
• Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.

• Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica.

• Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.

• Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.

• Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem- sucedidas.
• A importância da formação de gametas e sua relação com hereditariedade.

• Os conceitos básicos de genética e hereditariedade.

• As ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos.

• As diferenças entre as teorias evolutivas de Lamarck e de Darwin para as espécies.

• A importância da conservação e preservação ambiental a partir de UCs, Parques ecológicos, APPs, APAs, etc.

• Os problemas ambientais, a sustentabilidade e consumo consciente.
• Reconhece os princípios da hereditariedade;

• Compreende o papel dos gametas na transmissão de informações genéticas (genes dominantes e recessivos);

• Reconhece as características como hereditárias, congênitas, adquiridas ou genéticas, para estabelecer relações entre ancestrais e descendentes;

• Identifica, reconhece, seleciona e constrói argumentos a respeito das leis de Mendel sobre o monoibridismo (aplicadas a indivíduos híbridos sobre apenas uma característica);

• Identifica, reconhece, seleciona e constrói argumentos a respeito das leis de Mendel sobre o diibridismo (relacionadas a duas características, considerando diferentes gerações como geração parental, geração híbrida, segunda geração e assim sucessivamente).

• Identifica, nas ideias de Darwin, princípios como a variabilidade da seleção natural e a adaptação;

• Identifica, nas ideias de Lamarck, princípios como a lei de uso e desuso e a progressão evolutiva;

• Reconhece aspectos convergentes e divergentes entre essas ideias, no que se refere à explicação do grau de variação da vida;

• Seleciona e explica informações relevantes sobre a variação de seres vivos, os genes, as populações e a interação entre espécies, que expliquem a variabilidade genética resultante da seleção natural.

• Identifica os principais fatores que atuam no conjunto gênico de uma população.

• Diferencia aqueles que aumentam a variabilidade, como a mutação, e aqueles que atuam sobre a variabilidade genética já constituída, como a seleção natural.

• Seleciona e explica informações relevantes sobre a variação de seres vivos, os genes, as populações e a interação entre espécies, que expliquem a variabilidade genética resultante da seleção natural.

• Seleciona informações e dados sobre parques, reservas e florestas nacionais, interpreta e compreende a função desses espaços na preservação do patrimônio biológico. • Compreende e explica as diferenças entre Unidade de Proteção Integral, como estação ecológica, reserva biológica e parques, e de uso sustentável, como Área de Proteção Ambiental — APA e Reservas de Particular do Patrimônio Natural — RPPN, entre outras.

• Cria, projeta e constrói formas de interação das comunidades humanas no ambiente, para resolução de problemas ambientais, como, por exemplo, o uso consciente da água e da energia, o aproveitamento de alimentos, a melhoria na mobilidade, a reutilização e redução de uso de equipamentos e objetos, a reciclagem, etc.

• Identifica, a partir de exemplos, soluções e modelos que possam ser replicados nos âmbitos individual e coletivo.

• Reconhece a importância dos povos indígenas e quilombolas na preservação ambiental e cultural desses povos.
TERRA E UNIVERSO

• Universo • Grandeza Astronômica • Evolução Estelar
• A análise da formação do sistema solar, sua composição e estrutura.

• As diferentes formas de interpretações para a origem dos astros.

• A exploração do espaço cósmico pelo homem e a vida fora da Terra.

• As fases do ciclo de vida das estrelas.
• A análise da formação do sistema solar, sua composição e estrutura.

• As diferentes formas de interpretações para a origem dos astros.

• A exploração do espaço cósmico pelo homem e a vida fora da Terra.

• As fases do ciclo de vida das estrelas.
• Conhece algumas interpretações do céu feitas por povos do passado.

• Identifica os componentes do sistema solar e os relaciona no universo.

• Identifica e reconhece a influência e o uso de referências a partir do céu em diferentes culturas para responder a necessidades distintas.

• Identifica os elementos essenciais para a vida no planeta Terra e compara com informações obtidas em outros astros. • Identifica e descreve as fases do ciclo de vida das estrelas, como o sol.

• Compreende e descreve as consequências desse ciclo para o planeta Terra.

• Caracteriza o Sistema Solar e os astros que o compõem.

• Entende que o planeta é um astro que gira em torno de uma estrela e não emite luz, mas a reflete.

• Compreende e descreve a evolução estelar, caracterizando o ciclo solar.

• Argumenta sobre as condições para que haja vida como a conhecemos fora da Terra.