UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | HABILIDADES/OBJETIVOS | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
---|---|---|---|
Mundo pessoal: meu lugar no mundo |
• Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade. • Identificar a relação entre a sua história de vida e as histórias de sua família e de sua comunidade. • Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidade relacionados à família à escola e à comunidade. • Identificar as diferenças entre o ambiente doméstico e o ambiente escolar, reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem. |
• Quem Sou Eu? - História de vida - origem e significado do nome e sobrenome • As fases da vida: registros sobre aspectos do seu crescimento (estabelecer a relação com noções de tempo e memória). • História de sua família e da comunidade • Meus Papeis e responsabilidade relacionados à família, à escola e à comunidade • A vida na comunidade: Eu e o outro na comunidade • As diferenças entre o ambiente doméstico e o ambiente escolar • Hábitos e regras |
• Identifica os diferentes aspectos de seu crescimento e acontecimentos que marcaram a sua história de vida como sujeito histórico; • Conhece e compreende a origem e significado de seu nome e sobrenome; • Estabelece a conexão entre os aspectos que marcaram sua história e constrói noções de tempo e memória. • Identifica e registra (oral e/ou escrito/graficamente) aspectos históricos da família e de sua comunidade; • Reconhece sua história e a relação com sua família; • Desenvolve sentimento de respeito em relação ao outro diferente de si. • Descreve e distingue seus papéis e responsabilidades no ambiente da família, da escola e da comunidade; • Identifica e reconhece as relações de convívio em sua comunidade; • Expressa sentimento de pertencimento no espaço familiar, escolar e comunitário. • Identifica as diferenças entre ambiente doméstico e ambiente escolar; • Identifica e descreve os diferentes hábitos e regras no ambiente doméstico e no ambiente escolar; • Desenvolve sentimento de pertencimento nos diferentes espaços de sua convivência. |
Mundo Pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo |
• Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços. • Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares. • Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar. • Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade |
• Histórias da família e da escola • O papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços • Jogos e brincadeiras. • Espaço e períodos (época) • As diferentes formas de organização familiar e as relações de amizade • Mudanças e permanências nas formas de organização familiar • Comemorações familiares e festividades escolares e comunitárias |
• Conhece e descreve as histórias de sua família e da escola?; • Identifica o papel desempenhado por diferentes sujeitos na família e na escola. • Identifica e descreve os jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas; • Reconhece mudanças e semelhanças entre jogos e brincadeiras de outras épocas no âmbito das diferenças. • Identifica diferentes formas de organização familiar na vivência com os colegas; • Compreende e reconhece as diferentes formas de organização familiar como representação das diversidades existentes nos diferentes ambientes de sua convivência; • Manifesta sentimentos ou atitudes socioemocionais ao se reportar à organização de sua família. • Reconhece o significado das manifestações culturais/religiosas nas festividades escolares e comunitárias; • Diferencia as datas festivas comemoradas na família com as da comunidade; • Compreende e respeita as diferentes formas de comemorar (ou não) datas festivas. |