UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS HABILIDADES/OBJETIVOS CONHECIMENTOS ESSENCIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A comunidade e seus registros • Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco.

• Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes contextos e comunidades.

• Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

• Selecionar situações cotidianas que remetem à percepção de mudança, pertencimento e memória.

• Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.

• Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.
• Espaços de sociabilidade

• O eu e o outro nos diferentes espaços; o meu papel e o papel do outro

• Práticas e papéis sociais

• Diferentes contextos e comunidades

• Aspectos da vida cotidiana

• Noções de tempo: antes, durante, ao mesmo tempo e depois

• Meu cotidiano: percepção de mudança, pertencimento e memória

• Memória, mudanças, sentimentos e pertencimento

• Objetos e documentos pessoais e de grupos: função, seu uso e seu significado

• Marcadores do tempo na comunidade
• Reconhece os diferentes espaços de sua convivência, de sociabilidade;

• Identifica e descreve situações que aproximam ou separam as pessoas nos diferentes espaços de suas convivências;

• Reconhece o papel do eu e do outro nos diferentes espaços e desenvolve a prática da empatia.

• Identifica e descreve os diferentes papeis que as pessoas exercem nos espaços que conhece;

• Reconhece a importância dos diferentes papéis exercidos pelas pessoas nos diferentes contextos e espaços.

• Identifica e organiza fatos do seu cotidiano e as noções de tempo como antes, depois, ao mesmo tempo;

• Desenvolve noções de tempo por meio de situações de seu cotidiano.

• Identifica e seleciona situações de seu cotidiano que remetem à noção de mudança;

• Reconhece a importância da memória como forma de registrar a história, suas mudanças e possui sentimento de pertencimento.

• Identifica e seleciona objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio;

• Identifica função, uso e significados desses objetos e documentos;

• Identifica documentos como fontes que possibilitam interpretar sua história e do lugar em que vive.

• Identifica marcadores do tempo presente na comunidade em que vive;

• Utiliza marcadores do tempo em seu cotidiano;

• Constrói noções de tempo e espaço por meio dos marcadores do tempo de sua comunidade.
As formas de registrar as experiências da comunidade • Compilar histórias da família e/ou da comunidade registradas em diferentes fontes.

• Identificar objetos e documentos pessoais que remetem à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.
• História da família e da comunidade: fontes que permitem conhecer e registrar essas histórias

• Objetos e documentos como fontes históricas: documentos pessoais, fotos, utensílios utilizados no cotidiano, jornais (fontes materiais e imateriais)
• Consegue compilar a história da família e da comunidade registradas por meio de diferentes fontes.

• Identifica objetos e documentos pessoais que remetam a própria experiência no âmbito familiar e da comunidade;

• Compreende as razões pelas quais alguns objetos pessoais são preservados e outros descartados.
O trabalho e a sustentabilidade na comunidade • Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, seus significados, suas especificidades e importância.

• Identificar impactos no ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive.
• Conceitos e sentido do trabalho na vida das pessoas

• Diferentes formas de trabalho e sua importância. (Fazeres cotidianos e trabalho)

• Diferentes formas de trabalho e seus impactos
• Identifica as diferentes formas de trabalho na família e na comunidade;

• Compreende o sentido do trabalho na vida das pessoas e sua importância

• Identifica e reconhece as mudanças no ambiente provocadas por diferentes formas de trabalho humano;

• Identifica aspectos que promovem os cuidados para proteger o ambiente.