UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | HABILIDADES/OBJETIVOS | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
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O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise. | • Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo. • Identificar as particularidades político- sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa. • Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de novos, produtos e culturas. • Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo. • Explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas. |
• A organização do mundo contemporâneo: e sua relação com o iluminismo e liberalismo • As revoluções inglesas e sua relação com os princípios do liberalismo e os desdobramentos posteriores • Impactos da Revolução Industrial • Processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo • Movimentos e rebeliões na América portuguesa e suas interfaces com questões ocorridos na Europa e nas Américas |
• Manifesta suas percepções sobre aspectos que caracterizam o mundo contemporâneo de maneira contextualizada; • Conceitua e identifica os principais aspectos do iluminismo e liberalismo e sua relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo. • Identifica e descreve as particularidades político- sociais da Inglaterra do século XVIII; • Descreve e analisa as revoluções inglesas e identifica sua relação com os princípios do liberalismo e os desdobramentos posteriores, ou seja, com os impactos em outras sociedades. • Caracteriza e contextualiza a Revolução Industrial como processo de produção e circulação de novos produtos e culturas e os impactos na vida das pessoas e das sociedades contemporâneas dentro e fora da Europa; • Estabelece associações entre a produção de novos produtos, serviços com a formulação de novas culturas desencadeada pela Revolução Industrial; • Identifica as principais mudanças sociais e culturais e de produção promovida pela Revolução Industrial e compara com as mudanças provocadas pelo avanço da tecnologia no contexto atual. • Identifica e relaciona o contexto social, político e econômico da França e estabelece associação com a origem da Revolução Francesa; • Discute o significado do termo “revolução” estabelecendo associação entre Revolução Industrial e Revolução Francesa e seus impactos na configuração do mundo político, econômico, cultural e socioambiental no início da fase contemporânea. • Identifica, os movimentos e rebeliões ocorridos na América Portuguesa que revelam certa ligação com os processos ocorridos na Europa e na América; • Exemplifica a configuração dos movimentos e rebeliões locais e identifica as manifestações das temáticas locais e regionais. |
Os processos de independência nas Américas |
• Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões. • Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais. • Identificar a Revolução de São Domingo como evento singular e desdobramento da Revolução Francesa e avaliar suas implicações. • Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti. |
• Conceitos de Estado, nação, território, governo e país e sua relação com entendimento sobre conflitos e tensões • Processos de independência nas Américas: aspectos populacionais e suas conformações territoriais • A revolução de São Domingo: desdobramento da Revolução Francesa • Protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti |
• Manifesta suas percepções em relação aos conceitos de Estado, nação, território, governo e país; • Define conceitos de Estado, nação, território, governo e país, com base nos processos de reconfiguração desses espaços por meio de conflitos e tensões, interno e externo. • Identifica e contextualiza as especificidades do processo de independência nas Américas; • Reconhece e analisa as especificidades no processo de independência nas Américas e seus impactos na construção das respectivas nações e aspectos populacionais. • Identifica a Revolução de São Domingo como evento singular e de desdobramento da Revolução Francesa; • Avalia os impactos e implicações da Revolução de São Domingos na configuração da nação e na vida do povo. • Identifica e explica o protagonismo e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti; • Reconhece e analisa criticamente a atuação dos diferentes grupos e interesses no processo de independência nos diferentes espaços da América. |
O Brasil no século XIX |
• Identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado. • Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado. • Relacionar as transformações territoriais, em razão de questões de fronteiras, com as tensões e conflitos durante o Império. • Identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai e discutir diferentes versões sobre o conflito. • Identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império. • Discutir o papel das culturas letradas, não letradas e artísticas na produção do imaginário e das identidades no Brasil do século XIX. |
• As disputas políticas e as forças envolvidas nas diferentes fases do império brasileiro • Diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado. • Transformações territoriais: tensões e conflitos durante o Império • Questões internas e externas no contexto da Guerra do Paraguai a atuação do Brasil na Guerra • Políticas oficiais durante o Império: relação indígena • O papel das culturas letradas, não letradas e artísticas na produção do imaginário e das identidades no Brasil do século XIX |
• Identifica e analisa as disputas políticas e as forças envolvidas nas diferentes fases do império brasileiro; • Percebe como historicamente se constroem as relações de políticas no Brasil e estabelece relação com as forças políticas na atualidade. • Identifica a diversidade política, social e regional no contexto das rebeliões durante o império; • Relaciona os movimentos contestatórios com as contradições entre o fenômeno da emancipação política do Brasil com as práticas evidenciadas no império. • Identifica as transformações territoriais, em razão de questões de fronteiras; • Identifica e relaciona as tensões e conflitos e sua relação com as disputas/fronteiras territoriais durante o império; • Analisa a situação das populações que viviam nas regiões de estabelecimento das fronteiras, a exemplo da Guerra guaranítica. • Identifica e contextualiza as questões internas e externas que desencadearam a Guerra do Paraguai; • Identifica e analisa a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai; • Conhece e interpreta as diferentes versões sobre a Guerra do Paraguai. • Identifica e analisa as políticas oficiais estabelecidas para os povos indígenas durante o império; • Avalia as políticas oficiais estabelecidas para os indígenas nesse período e relaciona com a configuração que o Brasil assume enquanto país independente. • Identifica e discute o papel das culturas letradas, não letradas e artísticas na produção do imaginário e das identidades no Brasil do século XIX; • Identifica e analisa aspectos que revelam o papel das culturas letradas e não letradas que desencadeiam a construção da identidade do Brasil no século XIX?; • Desenvolve as competências socioemocionais no sentido de se autoperceber no contexto de sua vivência e a relação com a identidade do Brasil. |
A configuração do mundo no século XIX |
• Estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia. • Reconhecer os principais produtos, utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo e analisar os impactos sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica. • Caracterizar e contextualizar aspectos das relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX. • Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia. • Identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios e discutir seus impactos entre as sociedades indígenas nas Américas. |
• A consolidação do Imperialismo europeu e a
construção de ideologias raciais e do determinismo e
seus impactos na África e Ásia • Principais produtos utilizados pelos europeus: continente africano e seus impactos • Aspectos das relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX • O protagonismo das populações locais no processo de resistência ao imperialismo na África e Ásia • Discurso civilizatórios nas América e seus impactos entre as sociedades indígenas nas Américas. |
• Identifica e contextualiza o processo de formação e consolidação do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia; • Estabelece relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia. • Reconhece os principais produtos, utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo; • Analisar os impactos desses produtos sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica. • Caracteriza e contextualiza as relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX e seus principais aspectos. • Identifica e contextualiza o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia; • Reconhece a importância e força das populações locais no enfrentamento ao domínio europeu. • Identifica as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações africanas nas Américas; • Identifica os significados dos discursos civilizatórios do século XIX, suas implicações e impactos na sociedade; • Discute o projeto de vida a partir da construção histórica da América, para pensar e propor a construção de uma sociedade mais humanizada. |