Unidade temática e seus conceitos Objetivos/habilidades Conhecimento(s) essenciais Critério(s) de avaliação
O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO

• Lugar

• Paisagem
• Descrever características das paisagens observadas e que são marcantes em seus lugares de vivência (moradia, escola);

• Conhecer, descrever e comparar diferentes tipos de moradia, considerando materiais e técnicas utilizadas para sua produção.
• Eu e os meus lugares (casa e escola e suas relações)

• Os lugares próximos e distantes, conhecidos presencialmente ou não

• As características das moradias (madeira, alvenaria, gelo, palha, tamanhos, formatos, etc.)
• Observa e descreve características dos lugares vividos;

• Percebe ser um sujeito que convive em diferentes ambientes;

• Identifica as diferenças entre os sujeitos e a forma dos lugares, escola e casa.
PENSAMENTO E REPRESENTAÇÃO GEOGRÁFICA

• Orientação espacial

• Representações geográficas
• Desenvolver relações espaciais topológicas elementares: dentro, fora, ao lado, frente e atrás, direita e esquerda, entre outros. • Representação e organização de espaços de vivência: casa e escola

• Mapeamento do corpo – escala real

• Proximidades, distâncias e movimentos em relações com o tipo e o local dos objetos espaciai
• Utiliza corretamente noções de lateralidade;

• Elabora desenhos e representações (imagéticas: fotografias, desenhos, esculturas, etc.) paisagens e/ou lugares;

• Percebe a diferença na forma e localização dos objetos espaciais (prédios, casas, praças, ruas pavimentadas/não pavimentaas, etc.);

• Identifica semelhanças e diferenças entre paisagens de lugares diferentes, (foco no espaço de moradia, na comunidade, no caminho da casa para a escola e no espaço da escola).
CONEXÕES E ESCALAS

• Paisagem

• Lugar

• Cotidiano
• Relacionar a realidade dos lugares com as noções de dias e noites, e espaços e tempos de organização em casa e na comunidade;

• Identificar e relatar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e distintos lugares.
• A duração e a característica dos tempos e espaços de organização em casa e na escola (tempo/espaço de dormir, se alimentar, etc.)

• As brincadeiras e jogos de outros lugares e tempos e da atualidade
• Entende a importância e a especificidade dos locais e suas características e tempos de duração;

• Diferencia as brincadeiras e jogos e os diferentes lugares nos quais ocorrem/ocorreram.
MUNDO DO TRABALHO

• Cotidiano

• Cultura

• Trabalho
• Descrever e relacionar as atividades de trabalho relacionadas com o cotidiano de seu lugar de vivência;

• Conhecer, discutir e elaborar coletivamente, regras de convívio considerando a existência de diferentes espaços vividos (em casa, na escola, na sala de aula, nas praças e parques, nos espaços religiosos, entre outros).
• O trabalho e seus diferentes tipos no seu cotidiano e da comunidade. Eu e os meus lugares (casa e escola e suas relações);

• Condições de vida nos lugares de vivência.
• Percebe as singularidades das formas nas diferentes profissões (vestimenta, atividade);

• Entende, descreve e relaciona diferentes tipos de moradias;

• Entende a importância da organização coletiva.
NATUREZA, AMBIENTES E QUALIDADE DE VIDA

• Natureza

• Paisagem

• Lugar
• Identificar singularidades e relações entre campo e cidade;

• Descrever características de seus lugares de vivência relacionados aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor, frio, entre outros) e sua influência nos hábitos (alimentares, de trabalho, de lazer, entre outros) e nas vestimentas ao longo do ano.
• Paisagens do campo/cidade e suas especificidades;

• As relações entre os elementos humanos e os não humanos (culturais e naturais) e suas relações entre si, criando paisagens dos/nos lugares;

• A vida diária em relações com os acontecimentos da natureza e sua influência com os hábitos diários;

• A Terra, dias e noites e as estações do ano e suas influências nas dinâmicas sociais nos lugares e cotidianos.
• Identifica as singularidades expressas nas paisagens dos diferentes lugares (centro, bairro, campo, cidade);

• Entende a interrelação entre a vida diária e os eventos da natureza;

• Descreve ritmos naturais e seus desdobramentos à rotina de seus lugares de convivência com base em conhecimentos relacionados com os dias e noites (rotação) e as estações do ano (translação).