Unidade temática e seus conceitos Objetivos/habilidades Conhecimento(s) essenciais Critério(s) de avaliação
O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO

• Identidade

• Paisagem
• Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil. • Espaço geográfico: Região, Regionalização do Brasil (econômicas, culturais e naturais); Território (Quilombolas, indígenas...) e Territorialidade;

• A cultura Indígena, Africana, Asiática e Europeia: conhecendo a formação do Brasil
• Reconhece as diversas possibilidades de formação territorial através da desconstrução dos estereótipos midiáticos e imagéticos;

• Conhece, identifica as diferentes formações a e características naturais e culturais do território brasileiro;

• Reconhece relações entre as territorialidades dos diversos povos e grupos étnicos que compõem a diversidade brasileira e seu direito à terra e à vida.
CONEXÕES E ESCALAS

• Escala Cartográfica
• Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas;

• Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas, originários das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades;

• Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras;

• Relacionar a construção do território e a organização do espaço geográfico brasileiro com o desenvolvimento do capitalismo.
• Distribuição dos grupos étnicos: indígenas, quilombolas, caiçaras, caboclos, europeus, africanos, asiáticos e ribeirinhos;

• Conceitos de: povo, nação, país, Estado, sociedade e cidadania;

• Direitos das comunidades do campo, de pescadores, de ribeirinhos, de caiçaras, de indígenas e de caboclos, remanescentes de quilombolas, entre outros grupos que compõem a diversidade brasileira;

• Conceitos de: migração, emigração e imigração;

• Conceito de Redes Geográficas.

• Espacialização das dinâmicas sociais e produtivas no espaço geográfico brasileiro;

• Processo de urbanização organização espacial dos centros urbanos (cidades, metrópoles, megalópoles e cidades globais);

• Organização econômica brasileira no espaço rural e urbano e os impactos ambientais;

• Industrialização e urbanização no Brasil e as desigualdades econômicas e sociais.
• Compreende e avalia criticamente a distribuição da população no espaço brasileiro.

• Identifica, analisa e debate os impactos socioambientais das ações dos seres humanos nas esferas da produção, circulação e consumo.

• Relaciona a produção de mercadorias com a distribuição desigual de riquezas para o consumo, nas diferentes regiões do território brasileiro.
MUNDO DO TRABALHO

• Trabalho

• Redes

• Migração

• Cidade/ Urbano

• Inter-Relação

• Campo-Cidade

• Tecnologia

• Campo / Rural
• Discutir em que medida a produção, circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares;

• Analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro;

• Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.
• Meio técnico-científico-informacional (Fluxos de informações, mercadorias, conhecimentos e valores culturais, Redes de transporte e comunicação, Inovação tecnológica da agropecuária e da indústria);

• Fases da industrialização do Brasil;

• PIB, distribuição de renda, IDH e o acesso à saúde.

• Relaciona a industrialização e a tecnologia com as mudanças socioeconômicas no país;

• Identifica e compreende a influência das redes de transporte e comunicação como transformadores do território brasileiro.
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E PENSAMENTO ESPACIAL

• Representações

• Escala de análise
• Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas);

• Identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.

• Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras.
• Linguagem cartográficas: mapas temáticos e cartogramas;

• Linguagem gráficas: histogramas, infográficos, croquis;

• Cartografia social: conceitos e representações das comunidades tradicionais extrativistas, ribeirinhos, agricultores familiares, caiçaras, castanheiros, caboclos e também os povos indígenas e remanescentes de quilombolas, entre outros.

• Espacialização e regionalização de informações demográficas e socioeconômicas do Brasil e do estado de Santa Catarina
• Elabora e interpreta diferentes gráficos e mapas temáticos aplicando suas diferentes simbologias (legenda, escala, rosa dos ventos, cores, linhas imaginárias, etc.).
NATUREZA, AMBIENTES E QUALIDADE DE VIDA

• Natureza

• Ambiente
• Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária);

• Comparar unidades de conservação existentes no Município de residência e em outras localidades brasileiras, com base na organização do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).
• Domínios morfoclimáticos;

• Patrimônios ambientais do município, estado e do Brasil ;

• Lei 9.985/2000 – SNUC.
• Identifica, compreende e qualifica os diferentes componentes físico- naturais no território nacional. Relaciona aspectos físico-naturais e sua transformação a partir das atividades econômicas desenvolvidas em distintas regiões do país;

• Conhece e diferencia as unidades de conservação do ambiente e suas consequências para as localidades de sua vivência.