Unidade temática e seus conceitos | Objetivos/habilidades | Conhecimento(s) essenciais | Critério(s) de avaliação |
---|---|---|---|
O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO • Identidade • Paisagem • Região • Fronteira |
• Compreender as dispersões da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes. |
• Conceitos de migração: emigração e imigração; • Fronteira política e administrative; • Movimentos migratórios ;intercontinentais: condicionantes históricos, físico-naturais, econômicos sociais e formações territoriais. |
• Compreende a dinâmica de ocupação e a importância da diversidade na formação territorial em relações com o lugar; • Argumenta sobre aspectos da distribuição da população mundial e seus deslocamentos em diferentes contextos e tempos históricos; • Relaciona os fatores que influenciam as migrações, estabelecendo relações entre o lugar com as dinâmicas demográficas e fluxos migratórios na América Latina. |
CONEXÕES E ESCALAS • Escala Cartográfica • População |
• Analisar aspectos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial), relacionado com fatos e situações que envolvem os fluxos migratórios na América Latina e seus desdobramentos no Brasil e nos contextos locais (levando em conta movimentos voluntários e forçados, fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região; • Problematizar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra; • Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilista e o desenvolvimento do capitalismo; • Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra, problematizando impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos. |
• Formação populacional local, estadual e nacional e sua relação com o movimento migratório mundial: características culturais e econômicas; • Dinâmica demográfica: população absoluta, natalidade, fecundidade, mortalidade, taxa de mortalidade infantil, crescimento natural, saldo migratório, crescimento efetivo, crescimento vegetativo, esperança de vida e índice de envelhecimento; • Conceitos: território, região, redes, regionalização, territorialidade, Estado, Nação, Governo, limites, fronteiras e país. • Fases do capitalismo; • Colonização da América; • América e África no contexto geopolítico mundial; • Os principais grupos étnicos da África e sua distribuição espacial no pós-guerra; • Os países do continente americano no contexto do pós-guerra; • Estados Unidos da América: aspectos geoeconômicos e geoestratégicos no contexto mundial; • Os BRICS (Brasil, África do Sul, China, Índia e Rússia) na Geopolítica mundial. |
• Realiza análises a respeito das dinâmicas demográficas, relaciona aspectos, dados e situações que envolvem os processos demográficos, fluxos, perfis populacionais em distintos contextos, como o local, o nacional e as dinâmicas que ocorrem na América; • Compreende e distingue as corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial; • Analisa criticamente os efeitos da ascensão dos EUA no mundo e na relação com o Brasil e a China; • Identifica e compreende a produção, distribuição e comercialização entre os BRICS e os Estados Unidos; • Compreende a formação e a importância dos blocos econômicos para o continente Americano e Africano, e sua atuação no contexto atual; • Analisa fatos representativos ocorridos nas fases do capitalismo; • Elabora questionamentos sobre o cenário geopolítico e geoeconômico entre os países da América Latina e da África reconhecendo suas dinâmicas ao longo do tempo; • Compreende conceitos que envolvem situações geopolíticas do Continente Americano e Africano e analisa essas dinâmicas por meio de textos, mapas e outros recursos. |
MUNDO DO TRABALHO • Trabalho • Redes • Migração • Cidade/ Urbano • Inter-RelaçãoCampo-Cidade • Tecnologia • Campo / Rural |
• Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África; • Analisar os processos de desconcentração, descentralização e re-centralização das atividades econômicas a partir do capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo, com destaque para o Brasil; • Estudar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul); • Compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano e africano (Mercosul, OEA, OEI, Nafta, Unasul, Alba, Comunidade Andina, Aladi, SADC, CEEAC, União Africana, entre outros.); • Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas; • Analisar a segregação socioespacial em ambientes urbanos da América Latina (atenção especial ao estudo de favelas, alagados e zona de riscos) atentando à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho; • Distinguir e analisar conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros, no campo e na cidade em relações com tensões nas regiões de fronteira do continente latino- americano e o papel de organismos internacionais e regionais de cooperação nesses cenários. |
• Globalização meio técnico-científico- informacional; • As novas configurações de empregos em tempos flexíveis; • Desenvolvimento científico e tecnológico e o mundo do trabalho no campo e na cidade, na América e na África; • Rotas comerciais mundiais: espacialização, produção, distribuição e intercâmbio de produtos agrícolas e industrializados; • Brasil: produção na Nova ordem Mundial • Produção industrial mundial: China, Índia, Estados Unidos; • Função dos organismos internacionais e regionais de cooperação nas regiões de conflitos no continente latino-americano; • Organismos mundiais no contexto americano e africano (ONU, OMC, Otan, FAO, FMI, Banco Mundial, OIT e OCDE); • Blocos econômicos: Mercosul, OEA, OEI, Nafta, Unasul, Alba, Comunidade Andina, Aladi, ALCA; • Uso e cooperação dessas produções entre os países do Mercosul; • Associações de ajuda humanitárias e suporte aos imigrantes e refugiados; • Processo de colonização e urbanização dos países latino-americanos; • Redes e Hierarquia urbana na América Latina (aspectos econômicos e populacionais; • Formas de segregação urbana; • Ordenamento territorial (urbano e rural) da África e da América; • Fluxos de desconcentração, descentralização e re-centralização (redes, as interdependências e as ligações); • Condições de trabalho e moradia no campo e na cidade; • Características dos movimentos sociais no Brasil e na América Latina. |
• Reconhece, as características do mundo do trabalho e as dinâmicas que configuram os processos produtivos em distintos países e regiões; • Reconhece e discute as relações entre globalização e sua força na configuração dos lugares, com transformações sociais e espaciais que geram processos excludentes; • Compreende as dinâmicas decorrentes das relações entre grupos internacionais com base nas relações de cooperação, comerciais e/ou alianças firmadas; • Compreende e avalia criticamente conflitos e tensões, com destaque para a realidade americana e africana, e reflete sobre as desigualdades enfrentadas por estes povos; • Compreende os fluxos, as redes e interações em distintas escalas, os espaços interligados e a ocorrência de segregação socioespacial; • Analisa, discute e avalia criticamente as ações e a atuação dos movimentos sociais no Brasil. |
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E PENSAMENTO ESPACIAL • Escala cartográfica • Escalas de análise geográfica (local /regional/ nacional/global) |
• Interpretar e elaborar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis), anamorfoses geográficas, mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais (modo de vida) e econômicos (uso e ocupação de solos) na África e América. |
• Mapas temáticos com informações geográficas, estatísticas e índices econômicos e socioambientais e culturais; • Cartogramas (produção, comercialização, importações e exportações) e Anamorfoses (população urbana e rural na América e na África). |
• Compreende, através da linguagem cartográfica, as dinâmicas urbanas e rurais em diferentes contextos nos continentes Americano e Africano; • Argumenta sobre diferentes tipos de mapas (cartogramas, anamorfoses) da América e África. |
NATUREZA, AMBIENTES E QUALIDADE DE VIDA • Natureza • Ambiente |
• Identificar paisagens da América Latina e associá-las, por meio da cartografia, aos diferentes povos da região, com base em aspectos da geomorfologia, da biogeografia e da climatologia; • Debater aspectos que envolvem as relações entre as populações e as pressões sobre a natureza e suas riquezas, o que resulta na espoliação desses povos; • Analisar as potencialidades naturais dos países da América Latina (uso e relevância nos países do Mercosul), relacionando com os complexos hídricos da América Latina e discutindo os desafios relacionados à gestão e comercialização da água; • Principais mananciais de água da América Latina; • Estudar o papel ambiental e territorial da Antártica no contexto geopolítico, sua relevância para os países da América do Sul e seu valor como área destinada à pesquisa e à compreensão do ambiente global. |
• Aspectos populacionais e físicos da América e da África: Relevo, Clima, hidrografia, vegetação, colonização, ocupação, divisões regionais, economia, entre outros; • Produção agropecuária, extração vegetal, animal e mineral; • ODS: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Agenda 2030; • Produção de energia: hidrelétrica, solar, eólica, geotérmica, maremotriz e biocombustíveis e os cuidados com o ambiente; • A água na América Latina e na África: indústrias, residências; abastecimento, poluição; conflitos no uso, gestão e comercialização da água; • Antártica: fonte de pesquisa, relevância ambiental, geopolítica no contexto global. |
• Identifica as paisagens e relaciona com a cartografia e povoamento dos diferentes povos; • Analisa os processos de produção agropecuária, extrativista e mineral na América e na África, considerando as transformações do espaço geográfico e das paisagens, considerando as dinâmicas ambientais que ocasionam; • Compreende a importância dos complexos hídricos e as potencialidades naturais tanto na América quanto na África, problematizando as transformações ambientais e a influência à vida humana; • Reconhece a importância do continente Antártico no contexto geopolítico e ambiental. |