Unidade temática e seus conceitos | Objetivos/habilidades | Conhecimento(s) essenciais | Critério(s) de avaliação |
---|---|---|---|
Identidade e alteridade |
• Reconhecer diferentes espaços de convivência. • Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em variados espaços de convivência. • Identificar diferentes formas de registro das memórias pessoais, familiares e escolares (fotos, músicas, narrativas, símbolos, álbuns...). • Identificar símbolos presentes nos variados espaços de convivência. • Conhecer significados de diferentes símbolos presentes nos espaços de convivência. • Identifica e respeita práticas celebrativas de diferentes tradições religiosas. • Caracteriza as práticas celebrativas como elementos das manifestações religiosas. • Reconhece as indumentárias utilizadas em diferentes manifestações e tradições religiosas. • Caracteriza as indumentárias como elementos integrantes das identidades religiosas. |
• Espaços de convivências. • Costumes, crenças e modos de vida • Símbolos familiares, escolares comunitários. • Símbolos do cotidiano • Símbolos e seus significados |
• Reconhece diferentes espaços convivência. • Identifica costumes, crenças e formas diversas de viver em variados espaços de convivência. • Identifica diferentes formas de registro das memórias pessoais, familiares e escolares. • Identifica símbolos presentes variados espaços de convivência. • Reconhece e diferencia significados de diferentes símbolos presentes nos espaços de convivência. |
Manifestações Religiosas |
• Identificar semelhanças e diferenças entre símbolos religiosos e não- religiosos. • Identificar e respeitar símbolos sagrados de distintas tradições religiosas. • Identificar alimentos considerados sagrados por diferentes culturas, tradições e expressões religiosas. • Reconhecer significados atribuídos aos alimentos em diferentes tradições religiosas. |
• Símbolos religiosos e não-religiosos. • Símbolos religiosos • Alimentos sagrados • Alimentos sagrados e seus significados |
• Identifica semelhanças e diferenças entre símbolos religiosos e não- religiosos. • Identifica e respeita símbolos sagrados de distintas tradições religiosas. • Identifica alimentos considerados sagrados por diferentes culturas, tradições e expressões religiosas. • Reconhece significados atribuídos a alimentos em diferentes manifestações e tradições religiosas. |