Unidade temática e seus conceitos | Objetivos/habilidades | Conhecimento(s) essenciais | Critério(s) de avaliação |
---|---|---|---|
Manifestações Religiosas |
• Identificar ritos presentes no cotidiano pessoal, familiar, escolar e comunitário. • Identificar ritos e suas funções em diferentes manifestações e tradições religiosas. • Caracterizar ritos de iniciação e de passagem em diversos grupos religiosos (nascimento, casamento e morte). • Identificar diversas maneiras de expressão da espiritualidade (orações, cultos, gestos, cantos, dança, meditação) em nível pessoal e coletivo. • Identificar representações religiosas em diferentes linguagens (pinturas, arquitetura, esculturas, ícones, símbolos, música ...), reconhecendo-as como parte da identidade de diferentes culturas e tradições religiosas. |
• Ritos cotidianos. • Ritos religiosos e suas funções. • Ritos de iniciação e de passagem. • Expressões da espiritualidade. • Representações religiosas em diferentes linguagens. |
• Identifica ritos presentes no cotidiano pessoal, familiar, escolar e comunitário. • Identifica ritos e suas funções em diferentes manifestações e tradições religiosas. • Caracteriza ritos de iniciação e de passagem em diversos grupos religiosos. • Identifica maneiras de expressão da espiritualidade em nível pessoal e coletivo. • Identifica representações religiosas em diferentes linguagens; • Reconhece as representações religiosas como parte da identidade de diferentes culturas e tradições religiosas. |
Manifestações Religiosas |
• Identificar nomes, significados e representações de divindades nos contextos familiares e comunitários. • Reconhecer e respeitar as ideias de divindades em diferentes religiões |
• Ideia(s) de divindade(s) no cotidiano • Ideia(s) de divindade(s) em diferentes tradições religiosas. |
• Identifica nomes, significados e representações de divindades nos contextos familiares e comunitários. • Reconhece e respeita as ideias de divindades em diferentes religiões |