Unidade temática e seus conceitos | Objetivos/habilidades | Conhecimento(s) essenciais | Critério(s) de avaliação |
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Crenças religiosas e filosofias de vida |
• Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e atitudes pessoais e coletivas; • Conhecer os marcos normativos que asseguram o respeito à diversidade religiosa e a liberdade de crença e convicção; • Analisar os princípios éticos de filosofias de vida e tradições religiosas. • Reconhecer a coexistência como atitude ética de respeito à vida e à dignidade humana. • Analisar doutrinas das diferentes tradições religiosas e suas concepções de mundo, vida e morte. • Discutir como filosofias de vida, tradições e instituições religiosas podem influenciar diferentes campos da esfera pública (política, saúde, educação, economia); • Debater sobre as possibilidades e os limites da interferência das tradições religiosas na esfera pública; • Analisar práticas, projetos e políticas públicas que contribuem para a promoção da liberdade de pensamento, crenças e convicções. • Analisar as formas de uso das mídias e tecnologias pelas diferentes denominações religiosas. |
• Crenças, convicções e atitudes. • Coexistência e sinais de interculturalidade. • Doutrinas religiosas. • Crenças, filosofias de vida e esfera pública. • Tradições religiosas, mídias e tecnologias. |
• Argumenta sobre o papel das crenças e convicções nas escolhas e atitudes pessoais e coletivas; • Reconhece e utiliza os marcos normativos que asseguram o respeito à diversidade religiosa e a liberdade de crença e convicção; • Analisa princípios éticos, filosofias de vida, manifestações e tradições religiosas destacando seus próprios movimentos. • Reconhece a coexistência como atitude ética de respeito à vida e à dignidade humana. • Analisar doutrinas das diferentes tradições religiosas e suas concepções de mundo, vida e morte. • Argumenta acerca de como as filosofias de vida, tradições e instituições religiosas podem influenciar diferentes campos da esfera pública; • Argumenta criticamente sobre as possibilidades e limites da interferência das tradições religiosas na esfera pública; • Analisa e compara práticas, projetos e políticas públicas que contribuem para a promoção da liberdade de pensamento, crenças e convicções • Analisa criticamente as formas de uso das mídias e tecnologias pelas diferentes denominações religiosas. |