Unidade temática e seus conceitos | Objetivos/habilidades | Conhecimento(s) essenciais | Critério(s) de avaliação |
---|---|---|---|
Crenças religiosas e filosofias de vida |
• Analisar princípios e orientações para o cuidado da vida nas diversas tradições religiosas e filosofias de vida; • Discutir as diferentes expressões de valorização e de desrespeito à vida, por meio da análise de matérias nas diferentes mídias. • Identificar sentidos do viver e do morrer em diferentes tradições religiosas, através do estudo de mitos fundantes; • Identificar concepções de vida e morte em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida, por meio da análise de diferentes ritos fúnebres; • Analisar as diferentes ideias de imortalidade elaboradas pelas tradições religiosas (ancestralidade, reencarnação, transmigração e ressurreição). • Reconhecer a coexistência como uma atitude ética de respeito à vida e à dignidade humana; • Identificar princípios éticos (familiares, religiosos e culturais) que possam alicerçar a construção de projetos de vida; • Construir projetos de vida assentados em princípios e valores éticos. |
• Imanência e transcendência • Vida e morte • Princípios e valores éticos |
• Identifica, reconhece e analisa princípios e orientações para o cuidado da vida nas diversas tradições religiosas e filosofias de vida; • Analisa criticamente matérias de diferentes mídias acerca da valorização ou desrespeito à vida; • Argumenta em favor da valorização e de desrespeito à vida. • Identifica sentidos do viver e do morrer em diferentes tradições religiosas; • Reconhece o papel dos mitos fundantes na configuração dos sentidos atribuídos à vida e morte; • Identifica concepções de vida e morte em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida; • Reconhece o papel dos ritos fúnebres enquanto expressão das concepções de vida e morte; • Compreende, compara e analisa as diferentes ideias de imortalidade elaboradas pelas tradições religiosas. • Reconhece o princípio da coexistência como atitude ética de respeito à vida e à dignidade humana; • Identifica princípios éticos na família e na sociedade que possam alicerçar a construção de seu projeto de vida; • Identifica e expressa princípios e valores éticos necessários ao seu projeto pessoal de vida. |