Unidade temática e seus conceitos Objetivos/habilidades Conhecimento(s) essenciais Critério(s) de avaliação
Crenças religiosas e filosofias de vida • Analisar princípios e orientações para o cuidado da vida nas diversas tradições religiosas e filosofias de vida;

• Discutir as diferentes expressões de valorização e de desrespeito à vida, por meio da análise de matérias nas diferentes mídias.

• Identificar sentidos do viver e do morrer em diferentes tradições religiosas, através do estudo de mitos fundantes;

• Identificar concepções de vida e morte em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida, por meio da análise de diferentes ritos fúnebres;

• Analisar as diferentes ideias de imortalidade elaboradas pelas tradições religiosas (ancestralidade, reencarnação, transmigração e ressurreição).

• Reconhecer a coexistência como uma atitude ética de respeito à vida e à dignidade humana;

• Identificar princípios éticos (familiares, religiosos e culturais) que possam alicerçar a construção de projetos de vida;

• Construir projetos de vida assentados em princípios e valores éticos.
• Imanência e transcendência

• Vida e morte

• Princípios e valores éticos
• Identifica, reconhece e analisa princípios e orientações para o cuidado da vida nas diversas tradições religiosas e filosofias de vida;

• Analisa criticamente matérias de diferentes mídias acerca da valorização ou desrespeito à vida;

• Argumenta em favor da valorização e de desrespeito à vida.

• Identifica sentidos do viver e do morrer em diferentes tradições religiosas;

• Reconhece o papel dos mitos fundantes na configuração dos sentidos atribuídos à vida e morte;

• Identifica concepções de vida e morte em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida;

• Reconhece o papel dos ritos fúnebres enquanto expressão das concepções de vida e morte;

• Compreende, compara e analisa as diferentes ideias de imortalidade elaboradas pelas tradições religiosas.

• Reconhece o princípio da coexistência como atitude ética de respeito à vida e à dignidade humana;

• Identifica princípios éticos na família e na sociedade que possam alicerçar a construção de seu projeto de vida;

• Identifica e expressa princípios e valores éticos necessários ao seu projeto pessoal de vida.