UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS HABILIDADES/OBJETIVOS CONHECIMENTOS ESSENCIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
MUNDO DIGITAL Identificar e utilizar os dispositivos de hardware disponíveis e seus periféricos (teclado, mouse, pen drive, computador, etc.);

Reconhecer conceitos básicos e termos usados na informática como click, duplo click, click arrasta, área de trabalho, ícones, cursor, janelas, minimizar, maximizar, fechar, abrir, entre outros;

Reconhecer diferentes dispositivos que são considerados computadores;

Identificar as partes que compõem um computador;

Identificar tarefas que os computadores realizam;

Utilizar o computador como instrumento de aprendizagem de forma lúdica;

Reconhecer de forma lúdica o que é a internet e a comunicação que ela pode proporcionar.
Hardware de software;

Periféricos de entrada e saída (mouse, teclado, monitor);

Nomenclaturas básicas que fazem parte do universo da computação;

O computador e seu funcionamento;

Principais tarefas que um computador pode realizar;

A internet e suas diversas funções (jogos, pesquisa, imagens, vídeos e comunicação).
Difere Hardware de Software;

Reconhece e manipula os periféricos;

Reconhece nomenclaturas usadas no universo da informática;

Minimiza, maximiza, fecha e abre janelas;

Conhece e compreende para que serve o computador bem como consegue manusear alguns softwares;

Identifica a internet como um meio de comunicação.
CULTURA DIGITAL Interagir com as diferentes interfaces gráficas computacionais;

Reconhecer as diferenças entre os objetos dotados, ou não de fonte de energia;

Conhecer a história dos computadores;

Refletir sobre o uso responsável da informação e os cuidados com o computador;

Aprender e vivenciar a postura correta ao utilizar o computador.
Interfaces gráficas computacionais;

Objetos eletrônicos;

História do computador;

Responsabilidade com a informação disponível;

Ergonomia e postura correta para utilizar o computador
Reconhece e interage com algumas interfaces;

Reconhece objetos eletrônicos;

Compreende a história do computador;

Reconhece o que é informação e como utilizá-la;

Utiliza a postura correta para o uso do computador
PENSAMENTO COMPUTACIONAL Utilizar a lógica em jogos e brincadeiras;

Utilizar comandos simples nas atividades lúdicas e jogos;

Desenvolver processos e produções a partir de imagens e sons por meio de softwares;

Entender que os softwares não possuem inteligência, mas são programados para um devido fim;

Exercitar de forma lúdica a composição e decomposição de informações e problemas como atividades, rotinas, passos e instruções;

Experienciar conceitos de algoritmo por meio de sequências, passos, rotinas e verificação, entre outras;

Desenvolver atividades desplugadas para conhecimento físico e visual do computador.
Jogos lógicos de habilidades e resolução de problemas;

Sons, jogos e imagens na produção de atividades lúdicas;

O funcionamento de softwares e o seu desenvolvimento;

Composição e decomposição de informações, problemas e resolução;

Noção de algoritmos por meio de atividades práticas.
Utiliza a lógica para jogar e resolver um problema;

Realiza atividades usando sons, fotos, vídeos, etc.;

Reconhece o funcionamento de alguns softwares;

Entende como um problema pode ser composto e decomposto em problemas menores por meio de atividades que envolvam a noção de algoritmo;