UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS HABILIDADES/OBJETIVOS CONHECIMENTOS ESSENCIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
MUNDO DIGITAL Identificar e utilizar os dispositivos de hardware disponíveis e seus periféricos (teclado, mouse, pen drive, computador etc.),

Reconhecer periféricos de entrada, saída e armazenamento.

Manusear mouse e teclado;

Reconhecer conceitos básicos e termos usados na informática como click, duplo click, click arrasta, área de trabalho, ícones, cursor, janelas, minimizar, maximizar, fechar, abrir, entre outros;

Reconhecer diferentes dispositivos que são considerados computadores e as partes que o compõem;

Identificar tarefas que os computadores realizam;

Reconhecer de forma lúdica o que é a internet e a comunicação que ela pode proporcionar;

Identificar o que são navegadores de internet, bem como sua utilização (ícones, endereços de páginas de internet e conteúdos midiáticos);
Hardware e software;

Periféricos de entrada, saída e armazenamento;

Nomenclaturas básicas que fazem parte do universo da computação;

O computador e seu funcionamento;

Navegadores de internet;

Palavras e frases em meio digital.
Difere Hardware de Software;

Reconhece e manipula os periféricos;

Reconhece nomenclaturas usadas no universo da informática;

Reconhece para que serve o computador e consegue manusear alguns softwares;

Utiliza e manipula navegadores de internet, acessando páginas e conteúdos por meio desse tipo de software;

Elabora palavras e frases em meio digital.
CULTURA DIGITAL Elaborar palavras e frases em meio digital.

Interagir com as diferentes interfaces gráficas computacionais;

Conhecer a história dos computadores;

Reconhecer o processo evolutivo das ferramentas de cálculo inventadas pelo homem (Ábaco) e os computadores mecânicos;

Reconhecer de forma lúdica os computadores eletrônicos, as cinco gerações e a evolução dos componentes que marcou cada uma dessas gerações;

Vislumbrar o futuro do computador e compreender a importância do computador para homem e sociedade;

Refletir sobre o uso responsável da informação, desenvolver noções de navegação com segurança na rede, boas práticas, uso consciente da internet e os perigos do Cyberbullying;

Aprender e vivenciar a postura correta ao utilizar o computador.
Principais interfaces gráficas computacionais;

História dos computadores mecânicos e eletrônicos;

Evolução dos computadores eletrônicos;

Responsabilidade com a informação disponível;

Ergonomia e postura correta para utilizar o computador.
Reconhece e interage com interfaces gráficas computacionais;

Compreende a história do computador;

Conhece algumas ferramentas de cálculo inventadas pelo homem, a diferença entre computadores mecânicos e eletrônicos;

Sabe o que é informação e como utilizá-la, observando a segurança, as boas práticas e os perigos do Cyberbullying;

Utiliza a postura correta para o uso do computador
PENSAMENTO COMPUTACIONAL Utilizar lógica em jogos e brincadeiras.

Conhecer comandos simples nas atividades lúdicas e jogos;

Desenvolver processos e produções a partir de imagens e sons;

Entender que os softwares não possuem inteligência, mas são programados para um devido fim;

Compreender o uso de repetições com números fixos de interações.

Exercitar de forma lúdica a composição e a decomposição de problemas em problemas menores como atividades, rotinas, passos e instruções;

Exercitar conceitos de algoritmo através de sequências, passos, rotinas, verificação entre outras;

Utilizar motores de busca (Google, Bing, Yahoo) para encontrar informações e fazer pesquisas.
Jogos lógicos e resolução problemas;

Sons, jogos e imagens na produção de atividades lúdicas;

O funcionamento de softwares e o seu desenvolvimento;

Desenvolver a noção de algoritmos por meio de atividades que envolvam sequências, passos, rotinas, verificação entre outras;

Composição e decomposição de informações, problemas e resolução;

Motores de busca.
Utiliza lógica para jogar e resolver um problema;

Conhece e realiza atividades usando sons, fotos, vídeos e etc.;

Compreende o funcionamento de alguns softwares; Compreende como funcionam as repetições. Entende como um problema pode ser composto e decomposto em problemas menores por meio de atividades que envolvam sequências, passos, rotinas, verificação entre outras; Realiza pesquisa por meio de motores de busca