UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS HABILIDADES/OBJETIVOS CONHECIMENTOS ESSENCIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
MUNDO DIGITAL Identificar e utilizar os dispositivos de hardwares disponíveis e seus periféricos (teclado, mouse, pen drive, impressoras, scanner etc.);

Conhecer e se localizar na divisão do teclado, bem como as teclas especiais e de segunda função;

Compreender e diferenciar o que são periféricos de entrada, saída, híbridos e de armazenamento;

Reconhecer conceitos básicos e termos usados na informática e treinar habilidades como click, duplo click, click arrasta, área de trabalho, ícones, cursor, janelas, minimizar, maximizar, fechar, abrir, entre outros;

Identificar as quatro principais partes do gabinete (placa mãe, memória RAM e ROM, processador);

Reconhecer as unidades de grandezas de informação.

Identificar o que são navegadores de internet, bem como sua utilização (ícones, endereços de páginas, conteúdos midiáticos, buscadores e downloads);

Reconhecer conceitos básicos e principais funções dos sistemas operacionais mais usados na atualidade;

Reconhecer, diferenciar e criar pastas e arquivos;

Usar softwares de desenhos e montagem de edição de imagem;

Conhecer a estrutura de um editor de texto e suas ferramentas;

Elaborar textos (com textos e imagens) em editores de texto;

Treinar e praticar a digitação de forma correta, usando softwares específicos;

Elaborar tabelas em planilhas eletrônicas, bem como conhecer e utilizar fórmulas básicas de cálculo.
Hardware e software;

Teclado;

Periféricos;

Nomenclaturas básicas que fazem parte do universo da computação;

Unidades de grandezas de informação (bit, byte, kilobyte, megabyte, gigabyte e terabyte);

Navegadores de internet (jogos, conteúdos, histórias, imagens e vídeos, funções, formas de navegação, conteúdos midiáticos, buscadores e downloads);

Gerenciador de arquivos (Windows Explorer, Nautilus por exemplo); Pastas e arquivos;

Diferentes formatos e extensões de arquivos;

Editores de imagem (Tux paint, Paint, por exemplo);

Programas de digitação de texto (Klavaro e HJ dátilo, por exemplo);

Editores de planilhas eletrônicas (Microsoft Excel ou Libre Office Calc).
Difere Hardware de Software;

Compreende as funções básicas do teclado;

Reconhece e manipula corretamente os periféricos;

Reconhece a maioria das nomenclaturas usadas no universo da informática;

Reconhece as quatro principais partes do gabinete;

Reconhece as unidades de grandezas de informação;

Utiliza e manipula navegadores de internet, acessando páginas e conteúdos por meio desse tipo de software;

Reconhece e utiliza gerenciadores de arquivos;

Reconhece e diferencia pastas e arquivos;

Reconhece diferentes formatos e extensões de arquivos;

Conhece caminhos para salvar e abrir arquivos e pastas; Utiliza programas de edição de imagens;

Elabora e manipula textos em meio digital;

Elabora e manipula tabelas e fórmulas básicas em planilhas eletrônicas;

Reconhece e utiliza programas de digitação de textos.
CULTURA DIGITAL Investigar e experimentar novos formatos de leitura e realidade;

Relacionar e refletir sobre o uso do computador e da tecnologia na sociedade (realidade local e regional);

Refletir sobre o uso responsável da informação, desenvolver noções de navegação com segurança na rede, boas práticas, uso consciente da internet e os perigos do Cyberbullying;

Diferenciar jogos educacionais de outros jogos digitais;
Diferentes formatos para leitura e realidades do universo digital;

Computador e tecnologia na sociedade (realidade local, incluindo família, escola, trabalho e sua relação com a tecnologia);

Responsabilidade com a informação disponível;

Jogos educacionais. Jogos digitais;

Programas digitais para a elaboração de histórias;

O que são Hipertextos;

Ergonomia e postura correta para utilizar o computador.
Reconhece a importância do computador para a sociedade contemporânea;

Reconhece o contexto local e seus problemas, identificando possíveis soluções com a tecnologia;

Sabe o que é informação e como utilizá-la, observando a segurança, as boas práticas e os perigos do Cyberbullying;

Diferencia jogos educacionais de outros jogos digitais;

Reconhece programas digitais que produzem histórias, histórias em quadrinhos, histórias animadas;

Identifica e utiliza hipertextos;

Utiliza a postura correta ao utilizar o computador
PENSAMENTO COMPUTACIONAL Utilizar lógica em jogos e brincadeiras.

Conhecer comandos simples nas atividades lúdicas e jogos;

Desenvolver o raciocínio lógico;

Desenvolver processos e produções a partir de imagens e sons, textos, jogos, histórias, vídeos e etc;

Exercitar a composição e decomposição de problemas em problemas menores como atividades, rotias, passos e instruções;

Utilizar jogos ou programas que usam programação com sinais e blocos para desenvolver algoritmos básicos de repetição e sequência;

Compreender que o computador utiliza números binários (notação binária) para representar todos os dados processados e apresentados;

Investigar a ideia de realidade aumentada a partir de atividades lúdicas ou concretas.
Jogos lógicos e resolução problemas;

Sons, jogos e imagens na produção de atividades lúdicas;

Raciocínio lógico;

Mídias digitais na produção de atividades escritas e orais;

Composição e decomposição de informações, problemas e resolução;

Softwares ou jogos que fazem uso de sinais ou blocos para escrever algoritmos básicos (Lightbot, por exemplo).

Representações de números e letras por meio de números binários.

Realidade aumentada a partir de jogos lúdicos (Cubo merge).
Utiliza lógica para jogar e resolver um problema;

Conhece e realiza atividades usando sons, fotos, vídeos e etc.;

Realiza atividades usando diferentes tipos de mídias digitais;

Elabora de forma lúdica uma sequência com repetição de ações em forma de algoritmos;

Desenvolve algoritmos básicos de sequência e repetições para realizar uma tarefa;

Representa um caractere em número binário;

Reconhece a ideia de realidade aumentada.