PRÁTICAS DE LINGUAGEM | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (HABILIDADES) | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO | |
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Leitura/escuta | Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. | Reconstrução das condições de produção e recepção de textos Função social de textos |
Identifica a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente e nas mídias impressa, de massa e digital; Reconhece para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam |
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Leitura/escuta | Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas. | Estratégia de leitura Pressuposição Antecipação Inferência |
Estabelece expectativas em relação ao texto que vai ler apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra; Confirma antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas. |
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Leitura/escuta | Localizar informações explícitas em textos. | Estratégia de leitura Localização de informações |
Localiza informações explícitas em textos. | |
Leitura/escuta | Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos. | Estratégia de leitura Efeito de sentido Textos multissemióticos |
Identifica o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos. | |
Leitura/escuta | Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias). | Leitura de imagens em narrativas visuais Histórias em quadrinhos |
Constrói o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos | |
Leitura/escuta | Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. | Formação do leitor literário Textos literários |
Reconhece que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento; Valoriza os textos literários em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. |
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Leitura/escuta | Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos e crônicas. | Leitura colaborativa e autônoma Textos narrativos |
Lê e compreende, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos e crônicas. | |
Leitura/escuta | Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais. | Apreciação estética Efeitos de sentido Poemas visuais e concretos Textos narrativos |
Aprecia poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais. | |
Leitura/escuta | Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos. | Formação do leitor Leitura multissemiótica |
Relaciona texto com ilustrações e outros recursos gráficos. | |
Leitura/escuta | Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página | Protocolos de leitura | Reconhece que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página | |
Leitura/escuta | Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização. | Decodificação Fluência de leitura |
Lê palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente; Lê globalmente, por memorização. |
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Leitura/escuta | Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade | Compreensão em leitura Gêneros textuais do campo da vida cotidiana |
Lê e compreende, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade | |
Leitura/escuta | Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. | Compreensão em leitura Gêneros textuais do campo da vida cotidiana |
Lê e compreende, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade | |
Leitura/escuta | Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. | Compreensão em leitura Gêneros textuais do campo da vida cotidiana |
Lê e compreende, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade | |
Leitura/escuta | Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. | Compreensão em leitura Gêneros textuais do campo jornalístico |
Lê e compreende, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. | |
Leitura/escuta | Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. | Compreensão em leitura Gêneros textuais do campo da vida cotidiana |
Lê e compreende, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade | |
Leitura/escuta | Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. | Compreensão em leitura Gêneros textuais do campo publicitário |
Lê e compreende, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto | |
Leitura/escuta | Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. | Compreensão em leitura Gêneros textuais do campo da atuação cidadã |
Lê e compreende, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. | |
Leitura/escuta | Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. | Compreensão em leitura Gêneros textuais do campo investigativo |
Lê e compreende, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. | |
Leitura/escuta | Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição. | Apreciação estética/Estilo Poemas e outros textos versificados |
Aprecia poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição. | |
Produção de textos | Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas. | Planejamento de texto | Planeja, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando: quem escreve/para quem escreve; escrever para quê; onde o texto vai circular; qual é o portador do texto; a linguagem, organização e forma do texto e seu tema; Pesquisa em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas. |
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Produção de textos | Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação. | Revisão de textos Cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação |
Relê e revisa o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigilo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação. | |
Produção de textos | Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital. | Edição de textos | Edita a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital. | |
Produção de textos | Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis | Utilização de tecnologia digital | Utiliza software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis | |
Produção de textos | Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas. | Correspondência fonema-grafema | Escreve, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas. | |
Produção de textos | Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas. | Correspondência fonema-grafema | Escreve, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas. | |
Produção de textos | Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças. | Construção do sistema alfabético Convenções da escrita |
Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças. | |
Produção de textos | Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação |
Construção do sistema alfabético Convenções da escrita |
Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação | |
Produção de textos | Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. |
Escrita autônoma e compartilhada Gêneros textuais do campo da vida cotidiana |
Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. | |
Produção de textos | Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. |
Escrita autônoma e compartilhada Gêneros textuais do campo da vida cotidiana |
Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. | |
Produção de textos | Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto. |
Escrita compartilhada Gêneros textuais do campo artístico-literário |
Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto. | |
Produção de textos | Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Escrita compartilhada Gêneros textuais do campo jornalístico |
Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. | |
Produção de textos | Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. |
Escrita compartilhada Gêneros textuais do campo publicitário |
Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas de regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. | |
Produção de textos | Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, diagramas, entrevistas, curiosidades, dentre outros gêneros do campo investigativo, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. |
Produção de textos Gêneros textuais do campo investigativo |
Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, diagramas, entrevistas, curiosidades, dentre outros gêneros do campo investigativo, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. | |
Produção de textos | Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço). |
Escrita autônoma e compartilhada Textos narrativos |
Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço). | |
Oralidade | Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado. | Oralidade pública/Intercâmbio conversacional em sala de aula |
Expressa-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor; Usa a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado. | |
Oralidade | Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário. | Escuta atenta |
Escuta, com atenção, falas de professores e colegas; Formula perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário. | |
Oralidade | Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor. | Características da conversação espontânea |
Reconhece características da conversação espontânea presencial; Respeita os turnos de fala; Seleciona e utiliza, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor. | |
Oralidade | Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz. | Aspectos não linguísticos (paralinguísticos) no ato da fala | Atribui significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz. | |
Oralidade | Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.). | Relato oral/Registro formal e informal | Identifica finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.). | |
Oralidade | Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor. | Contagem de histórias | Reconta oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor. | |
Oralidade | Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. |
Produção de texto oral Gêneros textuais do campo da vida cotidiana |
Planeja e produz, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. | |
Oralidade | Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, entrevistas, curiosidades, dentre outros gêneros do campo investigativo, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. |
Planejamento de texto oral Exposição oral Gêneros textuais do campo investigativo |
Planeja e produz, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. | |
Análise linguística/semiótica | Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. | Conhecimento do alfabeto do português do Brasil | Distingue as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. | |
Análise linguística/semiótica | Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala. | Construção do sistema alfabético | Reconhece o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala. | |
Análise linguística/semiótica | Segmentar oralmente palavras em sílabas. | Construção do sistema alfabético e da ortografia | Segmenta oralmente palavras em sílabas. | |
Análise linguística/semiótica | Identificar fonemas e sua representação por letras. | Construção do sistema alfabético e da ortografia | Identifica fonemas e sua representação por letras. | |
Análise linguística/semiótica | Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita. | Construção do sistema alfabético e da ortografia | Relaciona elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita. | |
Análise linguística/semiótica | Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita. | Construção do sistema alfabético e da ortografia | Relaciona elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita. | |
Análise linguística/semiótica | Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita. | Construção do sistema alfabético e da ortografia | Relaciona elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita. | |
Análise linguística/semiótica | Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais. | Construção do sistema alfabético e da ortografia | Compara palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais. | |
Análise linguística/semiótica | Identificar outros sinais no texto além das letras, como pontos finais, de interrogação e exclamação e seus efeitos na entonação. | Pontuação | Identifica outros sinais no texto além das letras, como pontos finais, de interrogação e exclamação e seus efeitos na entonação. | |
Análise linguística/semiótica | Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido. | Forma de composição do texto | Identifica e (re)produz, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido. | |
Análise linguística/semiótica | Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros. | Forma de composição do texto | Identifica e reproduz, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros. | |
Análise linguística/semiótica | Identificar e reproduzir, em fotolegendas de notícias, álbum de fotos digital noticioso, cartas de leitor (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais. | Forma de composição do texto | Identificar e reproduzir, em fotolegendas de notícias, álbum de fotos digital noticioso, cartas de leitor (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais. | |
Análise linguística/semiótica | Identifica a forma de composição de slogans publicitários. | Forma de composição do texto | Identifica a forma de composição de slogans publicitários. | |
Análise linguística/semiótica | Identificar e reproduzir, em anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil (orais e escritos, digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive o uso de imagens. | Forma de composição do texto | Identificar e reproduzir, em anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil (orais e escritos, digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive o uso de imagens. | |
Análise linguística/semiótica | Identificar e reproduzir, em enunciados de tarefas escolares, diagramas, entrevistas, curiosidades, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em versões orais. |
Forma de composição do texto Adequação do texto às normas de escrita |
Identificar e reproduzir, em enunciados de tarefas escolares, diagramas, entrevistas, curiosidades, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em versões orais. | |
Análise linguística/semiótica | Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço. | Formas de composição de narrativas | Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço. | |
Análise linguística/semiótica | Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações. | Formas de composição de narrativas | Reconhece, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações. |