PRÁTICAS DE LINGUAGEM | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (HABILIDADES) | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
---|---|---|---|
Leitura/escuta | Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. | Reconstrução das condições de produção e recepção de textos Função social de textos |
Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. Reconheça para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam |
Leitura/escuta | Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. | Estratégia de leitura Pressuposição Antecipação Inferência |
Estabelece expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas. Confirma antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas |
Leitura/escuta | Localizar informações explícitas em textos. | Estratégia de leitura Localização de Informações Antecipação |
Localiza informações explícitas em textos |
Leitura/escuta | Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos. | Estratégia de leitura Efeito de sentido Textos multissemióticos |
Identifica o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos. |
Leitura/escuta | Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões de letras, onomatopeias). | Leitura de imagens em narrativas visuais Histórias em quadrinhos |
Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões de letras, onomatopeias). |
Leitura/escuta | Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando- os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. | Formação do leitor literário Textos literários |
Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando- os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. |
Leitura/escuta | Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas. | Leitura colaborativa e autônoma Textos narrativos |
Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas. |
Leitura/escuta | Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais. | Apreciação estética/Estilo Efeitos de sentido Poemas visuais e concretos |
Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais. |
Leitura/escuta | Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos | Formação do leitor literário Leitura multissemiótica |
Relaciona texto com ilustrações e outros recursos gráficos |
Leitura/escuta | Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses. | Formação de leitor Textos que circulam em meios impressos ou digitais |
Busca, seleciona e lê, com a mediação do professor textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses. |
Leitura/escuta | Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização. | Decodificação Fluência de leitura |
Lê palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, lê globalmente, por memorização. |
Leitura/escuta | Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outrosgêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização a sua finalidade. | Compreensão em leitura Gêneros textuais do campo da vida cotidiana |
Lê e compreende, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana,considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. |
Leitura/escuta | Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização a sua finalidade. |
Compreensão em leitura Gêneros textuais do campo da vida cotidiana |
Lê e compreende, com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. |
Leitura/escuta | Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Compreensão em leitura Gêneros textuais do campo jornalístico |
Lê e compreende, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Leitura/escuta | Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Compreensão em leitura Gêneros textuais do campo publicitário |
Lê e compreende, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Leitura/escuta | Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto | Compreensão em leitura Gêneros textuais do campo investigativo | Lê e compreende, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Leitura/escuta | Reconhecer a função de textos utilizados para apresentar informações coletadas em atividades de pesquisa (enquetes, pequenas entrevistas, registros de experimentações). | Imagens analíticas em textos | Reconhece a função de textos utilizados para apresentar informações coletadas em atividades de pesquisa (enquetes, pequenas entrevistas, registros de experimentações). |
Leitura/escuta | Reconhecer a função de textos utilizados para apresentar informações coletadas em atividades de pesquisa (enquetes, pequenas entrevistas, registros de experimentações). | Imagens analíticas em textos | Reconhece a função de textos utilizados para apresentar informações coletadas em atividades de pesquisa (enquetes, pequenas entrevistas, registros de experimentações). |
Leitura/escuta | Explorar, com a mediação do professor, textos informativos de diferentes ambientes digitais de pesquisa, conhecendo suas possibilidades. |
Pesquisa Textos informativos |
Explora, com a mediação do professor, textos informativos de diferentes ambientes digitais de pesquisa, conhecendo suas possibilidades. |
Leitura/escuta | Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura. |
Formação do leitor literário Textos literários |
Lê e compreende, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura. |
Produção de textos | Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso informações necessárias à produção do texto,organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas. | Planejamento de texto |
Planeja, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando: quem escreve/para quem escreve; escrever para quê; onde o texto vai circular; qual é o portador do texto; a linguagem, organização e forma do texto e seu tema; Pesquisa em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas. |
Produção de textos | Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação. |
Revisão de textos Cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação |
Relê e revisa o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi- lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação. |
Produção de textos | Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital. | Edição de textos | Edita a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital. |
Produção de textos | Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis. | Utilização de tecnologia digital | Utiliza software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis. |
Produção de textos | Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação. |
Construção do sistema alfabético Convenções da escrita |
Utiliza, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação. |
Produção de textos | Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação. |
Construção do sistema alfabético Convenções da escrita |
Copia textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação. |
Produção de textos | Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. |
Escrita autônoma e compartilhada Gêneros textuais do campo da vida cotidiana |
Planeja e produz bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. |
Produção de textos | Planejar e produzir pequenos relatos de observação de processos, de fatos, de experiências pessoais, mantendo as características do gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. | Escrita autônoma e compartilhada | Planeja e produz pequenos relatos de observação de processos, de fatos, de experiências pessoais, mantendo as características do gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Produção de textos | Planejar e produzir pequenos relatos de observação de processos, de fatos, de experiências pessoais, mantendo as características do gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. | Escrita autônoma e compartilhada | Planeja e produz pequenos relatos de observação de processos, de fatos, de experiências pessoais, mantendo as características do gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Produção de textos | Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto. |
Escrita compartilhada Gêneros textuais do campo artístico-literário |
Planeja e produz, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto. |
Produção de textos | Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Escrita compartilhada Gêneros textuais do campo jornalístico | Escreve, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Produção de textos | Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. |
Escrita compartilhada Gêneros textuais do campo publicitário |
Escreve, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto. |
Produção de textos | Planejar e produzir cartazes e folhetos para divulgar eventos da escola ou da comunidade, utilizando linguagem persuasiva e elementos textuais e visuais (tamanho da letra, leiaute,imagens) adequados ao gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. | Escrita compartilhada |
Planeja e produz cartazes e folhetos para divulgar eventos da escola ou da comunidade; Utiliza linguagem persuasiva e elementos textuais e visuais (tamanho da letra, leiaute, imagens) adequados ao gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Produção de textos | Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, dentre outros gêneros do campo investigativo, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. |
Produção de textos Gêneros textuais do campo investigativo |
Planeja e produz, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, dentre outros gêneros do campo investigativo, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. |
Produção de textos | Planejar e produzir, com certa autonomia, pequenos registros de observação de resultados de pesquisa, coerentes com um tema investigado. |
Escrita autônoma Gêneros textuais do campo investigativo |
Planeja e produz, com certa autonomia, pequenos registros de observação de resultados de pesquisa, coerentes com um tema investigado. |
Produção de textos | Reescrever textos narrativos literários lidos pelo professor. | Escrita autônoma e compartilhada | Reescreve textos narrativos literários lidos pelo professor. |
Oralidade | Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado. | Oralidade pública/Intercâmbio conversacional em sala de aula |
Expressa-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor. Usa a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado. |
Oralidade |
Escutar, com atenção, falas de professores e colegas. Fórmula perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário. |
Escuta atenta |
Escuta, com atenção, falas de professores e colegas. Fórmula perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário. |
Oralidade | Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor. | Características da conversação espontânea |
Reconhece características da conversação espontânea presencial. Respeita os turnos de fala. Seleciona e utiliza, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor. |
Oralidade | Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz. | Aspectos não linguísticos (paralinguísticos) no ato da fala | Atribui significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz. |
Oralidade | Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.). | Relato oral/Registro formal e informal | Identifica finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.). |
Oralidade | Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor. | Contagem de histórias | Reconta oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor. |
Oralidade | Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade de texto. |
Produção de texto oral Gêneros textuais do campo da vida cotidiana |
Planeja e produz, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. |
Oralidade | Cantar cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia. | Produção de texto oral | Canta cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia. |
Oralidade | Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, notícias curtas para público infantil, para compor jornal falado que possa ser repassado oralmente ou em meio digital, em áudio ou vídeo, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto |
Produção de texto oral Gêneros textuais do campo jornalístico |
Planeja e produz, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, notícias curtas para público infantil, para compor jornal falado que possa ser repassado oralmente ou em meio digital, em áudio ou vídeo, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Oralidade | Planejar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans e peça de campanha de conscientização destinada aopúblico infantil que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. |
Produção de texto oral Gêneros textuais do campo da vida pública |
Planeja, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans e peça de campanha de conscientização destinada ao público infantil quepossam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. |
Oralidade | Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, relatos de experimentos, registros de observação, entrevistas, dentre outros gêneros do campo investigativo, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. |
Planejamento de texto oral Exposição oral Gêneros textuais do campo investigativo |
Planeja e produz, e colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, relatos de experimentos, registros de observação, entrevistas, dentre outros gênero do campo investigativo, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto. |
Análise linguística/semiótica | Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar palavras. | Construção do sistema alfabético e da ortografia |
Segmenta palavras em sílabas; Remove e substitui sílabas iniciais, mediais ou finais para criar palavras. |
Análise linguística/semiótica | Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra). | Construção do sistema alfabético e da ortografia | Lê e escreve palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra). |
Análise linguística/semiótica | Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas. | Construção do sistema alfabético e da ortografia | Lê e escreve corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas. |
Análise linguística/semiótica | Ler e escrever corretamente palavras com marcas de nasalidade (til, m, n). | Construção do sistema alfabético e da ortografia | Lê e escreve corretamente palavras com marcas de nasalidade (til, m, n). |
Análise linguística/semiótica | Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto. | Conhecimento do alfabeto do português do Brasil | Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto. |
Análise linguística/semiótica | Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva. | Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação | Escreve palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva. |
Análise linguística/semiótica | Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos. | Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas | Segmenta corretamente as palavras ao escrever frases e textos. |
Análise linguística/semiótica | Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação. | Pontuação | Usa adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação. |
Análise linguística/semiótica | Identificar sinônimos de palavras de texto lido, determinando a diferença de sentido entre eles, e formar antônimos de palavras encontradas em texto lido pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-. | Sinonímia e antonímia/Morfologia/Po ntuação |
Identifica sinônimos de palavras de texto lido, determinando a diferença de sentido entre eles. Forma antônimos de palavras encontradas em texto lido pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-. |
Análise linguística/semiótica | Formar o aumentativo e o diminutivo de palavras com os sufixos -ão e -inho/-zinho. |
Morfologia Aumentativo e diminutivo |
Forma o aumentativo e o diminutivo de palavras com os sufixos -ão e -inho/-zinho. |
Análise linguística/semiótica | Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido. | Forma de composição do texto | Identifica e (re)produz, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido. |
Análise linguística/semiótica | Identificar e reproduzir, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos (digitais) ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros. | Forma de composição do texto | Identifica e reproduz, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros. |
Análise linguística/semiótica | Identificar e reproduzir, em relatos de experiências pessoais, a sequência dos fatos, utilizando expressões que marquem a passagem do tempo (“antes”, “depois”, “ontem”, “hoje”,“amanhã”, “outro dia” “antigamente”, “há muito tempo” etc.), e o nível de informatividade necessário. | Forma de composição do texto | Identifica e reproduz, em relato de experiências pessoais, a sequência dos fatos, utilizando expressões que marquem a passagem do tempo (“antes”, “depois”, “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “outrodia”, “antigamente”, “há muito tempo” etc.), e o nível de informatividade necessário. |
Análise linguística/semiótica | Identificar e reproduzir, em fotolegendas de notícias, álbum de fotos digital noticioso, cartas de leitor (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais. | Forma de composição do texto | Identifica e reproduz, em fotolegendas de notícias, álbum de fotos digital noticioso, cartas de leitor (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais. |
Análise linguística/semiótica | Identificar a forma de composição de slogans publicitários. | Forma de composição do texto | Identifica a forma de composição de slogans publicitários. |
Análise linguística/semiótica | Identificar e reproduzir, em anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil (orais e escritos, digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive o uso de imagens. | Forma de composição do texto | Identifica e reproduz, em anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil (orais e escritos, digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive o uso de imagens. |
Análise linguística/semiótica | Identificar e reproduzir, em relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais. |
Forma de composição dos textos Adequação do texto às normas de escrita |
Identifica e reproduz, em relatos de experimentos, entrevistas, verbete, enciclopédia infantil, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais. |
Análise linguística/semiótica | Reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes. | Formas de composição de narrativas | Reconhece o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases quem caracterizam personagens e ambientes. |
Análise linguística/semiótica | Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações. | Formas de composição de textos poéticos | Reconhece, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações. |
Análise linguística/semiótica | Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais. | Formas de composição de textos poéticos visuais | Observa, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais. |