PRÁTICAS DE LINGUAGEM OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (HABILIDADES) CONHECIMENTOS ESSENCIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Leitura/escuta Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. Reconstrução das condições de produção e recepção de textos

Função social de textos
Identifica a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente e nas mídias impressa, de massa e digital;

Reconhece para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
Leitura/escuta Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio, etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas. Estratégia de leitura

Pressuposição

Antecipação

Inferência
Estabelece expectativas em relação ao texto que vai ler apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra;

Confirma antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
Leitura/escuta Localizar informações explícitas em textos. Estratégia de leitura

Localização de informações
Localiza informações explícitas em textos.
Leitura/escuta Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos. Estratégia de leitura

Efeito de sentido

Textos multissemióticos
Identifica o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
Leitura/escuta Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias). Leitura de imagens em narrativas visuais

Histórias em quadrinhos
Constrói o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos.
Leitura/escuta Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando- os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade Formação do leitor literário

Textos literários
Reconhece que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento;

Valoriza os textos literários em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
Leitura/escuta Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas. Leitura colaborativa e autônoma

Textos narrativos
Lê e compreende, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos e crônicas.
Leitura/escuta Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais. Apreciação estética/Estilo

Efeitos de sentido

Poemas visuais e concretos
Relaciona texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
Leitura/escuta Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos. Formação do leitor literário

Leitura multissemiótica
Relaciona texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
Leitura/escuta Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado Decodificação/Fluência de leitura Lê e compreende, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado
Leitura/escuta Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. Compreensão Identifica a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
Leitura/escuta Inferir informações implícitas nos textos lidos. Estratégia de leitura Infere informações implícitas nos textos lidos.
Leitura/escuta Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto. Estratégia de leitura Infere o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
Leitura/escuta Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto. Estratégia de leitura Recupera relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais ou pronominais que contribuem para a continuidade do texto.
Leitura/escuta Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais. Pesquisa Busca e seleciona, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais.
Leitura/escuta Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores. Formação do leitor literário

Textos literários de diferentes gêneros e extensões
Lê e compreende, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
Leitura/escuta Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto. Formação do leitor literário/ Leitura multissemiótica Percebe diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto.
Leitura/escuta Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido. Apreciação estética/Estilo

Poemas e outros textos versificados
Aprecia poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.
Leitura/escuta Identificar funções do texto dramático (escrito para ser encenado) e sua organização por meio de diálogos entre personagens e marcadores das falas das personagens e de cena. Textos dramáticos Identifica funções do texto dramático e sua organização por meio de diálogos entre personagens e marcadores das falas das personagens e de cena.
Leitura/escuta Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto. Compreensão em leitura

Narrativas ficcionais
Lê e compreende, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens;

Observa os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.
Leitura/escuta Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros. Compreensão em leitura

Textos em versos
Lê e compreende, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.
Leitura/escuta Ler e compreender, com autonomia, texto instrucional de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto. Compreensão em leitura

Gêneros textuais do campo da vida cotidiana
Lê e compreende, com autonomia, texto instrucional de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto
Leitura/escuta Ler e compreender, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto. Compreensão em leitura

Gêneros textuais do campo da vida cotidiana
Lê/assiste e compreende, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema do texto.
Leitura/escuta Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema do texto. Compreensão em leitura

Gêneros textuais do campo político-cidadão
Lê/assiste e compreende, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema do texto.
Leitura/escuta Comparar informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias e concluir sobre qual é mais confiável e por quê. Compreensão em leitura Compara informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias e conclui sobre qual é mais confiável e por quê.
Produção de textos Ler e compreender verbetes de dicionário, identificando a estrutura, as informações gramaticais (significado de abreviaturas) e as informações semânticas. Compreensão em leitura

Gênero textual verbete
Lê e compreende verbetes de dicionário, identificando a estrutura, as informações gramaticais (significado de abreviaturas) e as informações semânticas.
Produção de textos Comparar informações apresentadas em gráficos ou tabelas. Imagens analíticas em textos

Gêneros textuais do campo das práticas de estudo e pesquisa
Compara informações apresentadas em gráficos ou tabelas.
Planejamento de texto Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas. Planejamento de texto Planeja, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando: quem escreve/para quem escreve; escrever para quê; onde o texto vai circular; qual é o portador do texto; a linguagem, organização e forma do texto e seu tema;

Pesquisa em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
Produção de textos Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação. Revisão de textos Cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação Relê e revisa o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi- lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
Produção de textos Edita a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital. Edição de Textos Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.
Produção de textos Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis. Utilização de tecnologia digital Utiliza software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.
Produção de textos Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso. Construção do sistema alfabético/ Convenções da escrita Utiliza, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
Produção de textos Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso. Construção do sistema alfabético/ Convenções da escrita Utiliza, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
Produção de textos Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade. Construção do sistema alfabético/ Estabelecimento de relações anafóricas na referenciação e construção da coesão Utiliza, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.
Produção de textos Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual. Planejamento de texto/Progressão temática e paragrafação Organiza o texto em unidades de sentido, dividindo- o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
Produção de textos Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. Escrita colaborativa Argumentação Opina e defende ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade;
Utiliza registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Produção de textos Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens. Escrita autônoma e compartilhada Opina e defende ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade;
Utiliza registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Produção de textos Planejar e produzir, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e com a estrutura própria desses textos (problema, opinião, argumentos), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. Escrita colaborativa
Gêneros textuais do campo da vida cotidiana
Planeja e produz, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e com a estrutura própria desses textos (problema, opinião, argumentos), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
Produção de textos Produzir notícias sobre fatos ocorridos no universo escolar, digitais ou impressas, para o jornal da escola, noticiando os fatos e seus atores e comentando decorrências, de acordo com as convenções do gênero notícia e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. Escrita colaborativa

Gênero textual notícia
Produz notícias sobre fatos ocorridos no universo escolar, digitais ou impressas, para o jornal da escola, noticiando os fatos e seus atores e comentando decorrências, de acordo com as convenções do gênero notícia e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Produção de textos Planejar e produzir textos sobre temas de interesse, com base em resultados de observações e pesquisas em fontes de informações impressas ou eletrônicas, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. Produção de textos Planeja e produz textos sobre temas de interesse, com base em resultados de observações e pesquisas em fontes de informações impressas ou eletrônicas, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Produção de textos Planejar e produzir, com certa autonomia, verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto. Escrita autônoma

Gênero textual verbete
Planeja e produz, com certa autonomia, verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto
Oralidade Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado. Oralidade pública Intercâmbio conversacional em sala de aula Expressa-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor;

Usa a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
Oralidade Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário. Escuta atenta Escuta, com atenção, falas de professores e colegas.

Formula perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
Oralidade Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor Características da conversação espontânea Reconhece características da conversação espontânea presencial;

Respeita os turnos de fala;

Seleciona e utiliza, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.
Oralidade Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz. Aspectos não linguísticos (paralinguísticos) no ato da fala Atribui significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.
Oralidade Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências, etc.). Relato oral/Registro formal e informal Identifica finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências,etc.).
Oralidade Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor Contagem de histórias Reconta oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.
Oralidade Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicio (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate, etc.). Forma de composição de gêneros orais Identifica gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicion (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate, etc.).
Oralidade Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitando preconceitos linguísticos. Variação linguística Ouve gravações, canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala. Respeita as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitando preconceitos linguísticos.
Oralidade Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário. Escuta de textos orais OEscuta, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas por colegas;

Formula perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
Oralidade Recuperar as ideias principais em situações formais de escuta de exposições, apresentações e palestras. Compreensão de textos orais Recupera as ideias principais em situações formais de escuta de exposições, apresentações e palestras.
Oralidade Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas, etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa. Planejamento de texto oral Exposição oral Expõe trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas, etc.);

Orienta-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.
Oralidade Declamar poemas, com entonação, postura e interpretação adequadas. Declamação Declama poemas, com entonação, postura e interpretação adequadas.
Oralidade Assistir, em vídeo digital, a programa infantil com instruções de montagem, de jogos e brincadeiras e, a partir dele, planejar e produzir tutoriais em áudio ou vídeo Produção de texto oral Assiste, em vídeo digital, a programa infantil com instruções de montagem, de jogos e brincadeiras e, a partir dele, planejar e produzir tutoriais em áudio ou vídeo
Oralidade Produzir jornais radiofônicos ou televisivos e entrevistas veiculadas em rádio, TV e na internet, orientando-se por roteiro ou texto e demonstrando conhecimento dos gêneros jornal falado/televisivo e entrevista. Planejamento e produção de texto
Gêneros jornal falado/televisivo e entrevista
Produz jornais radiofônicos ou televisivos e entrevistas veiculadas em rádio, TV e na internet, orientando-se por roteiro ou texto e demonstrando conhecimento dos gêneros jornal falado/televisivo e entrevista.
Oralidade Representar cenas de textos dramáticos, reproduzindo as falas das personagens, de acordo com as rubricas de interpretação e movimento indicadas pelo autor. Performances orais

Textos dramáticos
Produz jornais radiofônicos ou televisivos e entrevistas veiculadas em rádio, TV e na internet, orientando-se por roteiro ou texto e demonstrando conhecimento dos gêneros jornal falado/televisivo e entrevista.
Oralidade Produzir jornais radiofônicos ou televisivos e entrevistas veiculadas em rádio, TV e na internet, orientando-se por roteiro ou texto e demonstrando conhecimento dos gêneros jornal falado/televisivo e entrevista. Planejamento e produção de texto

Gêneros jornal falado/televisivo e entrevista
Produz jornais radiofônicos ou televisivos e entrevistas veiculadas em rádio, TV e na internet, orientando-se por roteiro ou texto e demonstrando conhecimento dos gêneros jornal falado/televisivo e entrevista.
Oralidade Representar cenas de textos dramáticos, reproduzindo as falas das personagens, de acordo com as rubricas de interpretação e movimento indicadas pelo autor. Performances orais

Textos dramáticos
Representa cenas de textos dramáticos, reproduzindo as falas das personagens, de acordo com as rubricas de interpretação e movimento indicadas pelo autor.
Análise linguística/semiótica Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente n caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema. Construção do sistema alfabético e da ortografia

Relações irregulares fonema-grafema
Recorre ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.
Análise linguística/semiótica Memorizar a grafia de palavras de uso frequente nas quais as relações fonema-grafema são irregulares e com h inicial que não representa fonema. Construção do sistema alfabético e da ortografia

Relações irregulares fonema-grafema
Memoriza a grafia de palavras de uso frequente nas quais as relações fonema-grafema são irregulares e com h inicial que não representa fonema.
Análise linguística/semiótica Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico. Morfologia

Recurso coesivo anafórico: pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos
Identifica em textos e usa na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.
Análise linguística/semiótica Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais. Forma de composição dos textos

Gêneros textuais do campo da vida pública
Identifica e reproduz, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais
Análise linguística/semiótica Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoa. Formas de composição de narrativas Identifica, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas;

Diferencia narrativas em primeira e terceira pessoas.
Análise linguística/semiótica Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoa. Formas de composição de narrativas Identifica, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas;

Diferencia narrativas em primeira e terceira pessoas.
Análise linguística/ semiótica Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso. Discurso direto e indireto Diferencia discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação;

Explica o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.
Análise linguística/ semiótica Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas. Forma de composição de textos poéticos Identifica, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas.
Análise linguística/ semiótica Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares, contextuais e morfológicas e palavras de uso frequente com correspondências irregulares. Construção do sistema alfabético e da ortografia Grafa palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares, contextuais e morfológicas e palavras de uso frequente com correspondências irregulares.
Análise linguística/ semiótica Identificar o caráter polissêmico das palavras (uma mesma palavra com diferentes significados, de acordo com o contexto de uso), comparando o significado de determinados termos utilizados nas áreas científicas com esses mesmos termos utilizados na linguagem usual. Conhecimento do alfabeto do português do Brasil

Ordem alfabética

Polissemia
Identifica o caráter polissêmico das palavras (uma mesma palavra com diferentes significados, de acordo com o contexto de uso), comparando o significado de determinados termos utilizados nas áreas científicas com esses mesmos termos utilizados na linguagem usual.
Análise linguística/ semiótica Acentuar corretamente palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Conhecimento das diversas grafias do alfabeto

Acentuação
Acentua corretamente palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
Análise linguística/ semiótica Diferenciar, na leitura de textos, vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos e reconhecer, na leitura de textos, o efeito de sentido que decorre do uso de reticências, aspas, parênteses. Pontuação

Efeito de sentido
Diferencia, na leitura de textos, vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos;

Reconhece, na leitura de textos, o efeito de sentido que decorre do uso de reticências, aspas, parênteses.
Análise linguística/ semiótica Identificar a expressão de presente, passado e futuro em tempos verbais do modo indicativo. Morfologia

Morfossintaxe

Tempos verbais do modo indicativo
Identifica a expressão de presente, passado e futuro em tempos verbais do modo indicativo.
Análise linguística/ semiótica Flexionar, adequadamente, na escrita e na oralidade, os verbos em concordância com pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração

Identificar, em textos, o uso de conjunções e a relação que estabelecem entre partes do texto: adição, oposição, tempo, causa, condição, finalidade.
Morfologia

Conjunções
Identifica, em textos, o uso de conjunções e a relação que estabelecem entre partes do texto: adição, oposição, tempo, causa, condição, finalidade.
Análise linguística/ semiótica Diferenciar palavras primitivas, derivadas e compostas, e derivadas por adição de prefixo e de sufixo. Morfologia

Processos de formação de palavras
Diferencia palavras primitivas, derivadas e compostas, e derivadas por adição de prefixo e de sufixo.
Análise linguística/ semiótica Diferenciar palavras primitivas, derivadas e compostas, e derivadas por adição de prefixo e de sufixo. Morfologia

Processos de formação de palavras
Diferencia palavras primitivas, derivadas e compostas, e derivadas por adição de prefixo e de sufixo.
Análise linguística/ semiótica Identificar e reproduzir, em textos de resenha crítica de brinquedos ou livros de literatura infantil, a formatação própria desses textos (apresentação e avaliação do produto). Forma de composição do texto Identifica e reproduz, em textos de resenha crítica de brinquedos ou livros de literatura infantil, a formatação própria desses textos (apresentação e avaliação do produto).
Análise linguística/ semiótica Analisar a validade e força de argumentos em argumentações sobre produtos de mídia para público infantil (filmes, desenhos animados, HQs, games etc.), com base em conhecimentos sobre os mesmos. Forma de composição dos textos Analisa a validade e força de argumentos em argumentações sobre produtos de mídia para público infantil (filmes, desenhos animados, HQs, games etc.), com base em conhecimentos sobre os mesmos.
Análise linguística/ semiótica Analisar o padrão entonacional, a expressão facial e corporal e as escolhas de variedade e registro linguísticos de vloggers de vlogs opinativos ou argumentativos. Forma de composição dos textos Analisa o padrão entonacional, a expressão facial e corporal e as escolhas de variedade e registro linguísticos de vloggers de vlogs opinativos ou argumentativos.
Análise linguística/ semiótica Utilizar, ao produzir o texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras sintáticas de concordância nominal e verbal, convenções de escrita de citações, pontuação (ponto final, dois- pontos, vírgulas em enumerações) e regras ortográficas. Forma de composição dos textos

Adequação do texto às normas de escrita
Utiliza, ao produzir o texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras sintáticas de concordância nominal e verbal, convenções de escrita de citações, pontuação (ponto final, dois- pontos, vírgulas em enumerações) e regras ortográficas.
Análise linguística/ semiótica Utilizar, ao produzir o texto, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível adequado de informatividade. Forma de composição dos textos

Coesão e articuladores
Utiliza, ao produzir o texto, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível adequado de informatividade.
Análise linguística/ semiótica Observar, em ciberpoemas e minicontos infantis em mídia digital, os recursos multissemióticos presentes nesses textos digitais. Forma de composição de textos poéticos visuais Observar em ciberpoemas e minicontos infantis em mídia digital, os recursos multissemióticos presentes nesses textos digitais.